China e Rússia têm reunião ministerial e discutem relação com EUA e guerra na Ucrânia

Os ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e da Rússia, Sergey Lavrov, discutiram as relações dos países com os Estados Unidos e a situação da guerra na Ucrânia em reunião neste domingo, 13, segundo comunicados divulgados por ambos os ministérios.

Os ministros discutiram formas de resolver a guerra a Ucrânia de acordo com os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua "completa totalidade", afirmou o governo da Rússia, em nota.

Outros tópicos incluíram o conflito entre Irã e Israel e a situação na Península Coreana. Ambos confirmaram o apoio mútuo em assuntos que afetem os seus "interesses fundamentais", incluindo a proteção da soberania e integridade territorial.

Os ministros classificaram como "positiva" a cooperação sino-russa em agenda bilateral e a coordenação de ambos em "arena internacional", como o Conselho de Segurança da ONU, Brics, G20 e Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Lavrov demonstrou ainda disposição da Rússia em ampliar cooperação com a China em "vários níveis", segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês. Ambos concordaram em advogar pelo multilateralismo e solidariedade com o Sul Global.

O encontro aconteceu após Wang receber seu homólogo russo para a reunião da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).