EUA: Pulte diz que está encorajado por relatos de suposta intenção de renúncia de Powell

O presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês), William Pulte, manifestou apoio a uma possível renúncia do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, dizendo estar "encorajado pelas notícias de que Powell está considerando renunciar".

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 11, Pulte, que também é líder dos conselhos da Fannie Mae e da Freddie Mac, acrescenta que "acho que essa será a decisão certa para os Estados Unidos, e a economia vai decolar". Ele, no entanto, não apresentou nenhum detalhe sobre as notícias citadas por ele de que Powell pretende renunciar ao cargo de presidente do BC americano.

A fala ecoa o discurso persistente do presidente americano, Donald Trump, contra o chefe do Fed. Anteriormente nesta semana, o republicano disse que "Powell deveria renunciar imediatamente".

Pulte, por sua vez, no início deste mês, havia pedido que o Congresso investigasse Powell por demonstrações de "viés político" e por supostamente ter prestado "testemunho enganoso" ao Senado, o que, segundo o presidente do conselho da FHFA, seria "motivo suficiente para sua destituição por justa causa".

Ainda no cerco organizado contra Powell por integrantes do governo Trump, o conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, repetiu a fala sobre um possível partidarismo e "viés político" do chefe do Fed. "Todos são partidários e Powell também é um. Temos um Fed partidário com ele. Powell é advogado, não economista", declarou.