“O Reino Unido vê o Brasil como um parceiro essencial na América do Sul”, afirma Lord Evans Of Sealand no LIDE Brazil Reino Unido Fórum
Durante a abertura do evento em Londres, o diretor-geral do Reino Unido para o Brasil destacou o alinhamento entre os dois países em setores estratégicos como energia limpa, tecnologia digital, ciências da vida e serviços financeiros, reforçando o compromisso britânico com o crescimento sustentável e o fortalecimento das relações bilaterais.
O diretor-geral do Reino Unido para o Brasil, Lord Evans Of Sealand, afirmou nesta sexta-feira (31), durante a abertura do LIDE Brazil Reino Unido Fórum, em Londres, que o Brasil é considerado um parceiro essencial para os britânicos na América do Sul. Ele destacou que o fortalecimento das relações comerciais e a cooperação em áreas estratégicas são prioridades para os dois países, especialmente em energia limpa, tecnologia, ciências da vida e serviços financeiros.
Segundo o representante britânico, a nova estratégia industrial e comercial do Reino Unido — voltada para o crescimento em áreas nas quais o país já é líder global — tem plena sintonia com as ambições e capacidades do Brasil. “Estamos focados em energia limpa, tecnologia digital, ciências da vida e serviços financeiros, e esses setores são de benefício mútuo”, afirmou.
Evans ressaltou ainda o dinamismo da relação entre investidores dos dois países.
“Fiquei impressionado com o papel de vanguarda que os investidores brasileiros vêm exercendo em diversos mercados no Reino Unido, mostrando como a inovação britânica e o empreendedorismo brasileiro podem se complementar”, disse.
O diplomata também destacou o apoio britânico às metas de sustentabilidade do Brasil, especialmente no contexto da COP30, que será sediada em Belém. Ele lembrou que o fundo britânico de reflorestamento multiplicou por dez o volume de investimentos, permitindo o plantio de mais de 15 milhões de árvores. “Isso demonstra que as florestas podem ser ativos lucrativos e gerar receitas expressivas aos países”, pontuou.
Diretor-geral do Reino Unido para o Brasil, Lord Evans Of Sealand. (Foto: Felipe Gonçalves/LIDE)
Outra iniciativa citada foi o UK Pact – Parceria para Florestas, que promove cadeias produtivas sustentáveis e protege comunidades locais. Evans destacou que o fórum representa uma oportunidade para superar barreiras e alinhar o crescimento do Brasil às fortalezas industriais do Reino Unido.
“O Reino Unido não está apenas aberto a negócios”, afirmou. “Estamos construindo o futuro junto com o Brasil e prontos para fazer ainda mais.”
O LIDE Brazil Reino Unido Fórum tem patrocínio de Itaú, Banco BRB, Vale, NSI, Shell, Governo do Rio de Janeiro, Loterj e X-VIA; e apoio de Acciona, Ambipar, Warde Advogados e Grupo FS. Os mídia partners são Jovem Pan News, Correio da Manhã, LIDE.com.br, Revista LIDE e TV LIDE. A British Airways é a transportadora oficial, o The Savoy Hotel é o hotel oficial, e a Maringá Turismo é a operadora oficial do evento.