São Paulo garante R$ 900 milhões do BID para projetos ferroviários
Empréstimo em reais elimina risco cambial e apoia modernização da malha de transportes.
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, anunciou durante o LIDE Brazil Development Forum, em Washington, que o estado contratou um empréstimo de R$ 900 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar projetos ferroviários e de modernização administrativa.
Segundo ele, o recurso será destinado ao avanço do trem intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, além de apoiar a implementação de VLTs em Campinas e Sorocaba.
“O empréstimo em reais elimina o risco cambial, já que nossa arrecadação também é em reais, garantindo previsibilidade ao planejamento do Estado”, afirmou.
Ramuth destacou que a escolha de crédito em moeda local é estratégica para reduzir exposição às oscilações do dólar e reforçou que o estado mantém parceria próxima com o BID para estruturar novos investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura.
O LIDE Brazil Development Forum tem patrocínio de Attend Ambiental, Banco BRB, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Febraban Tech, Itaminas, Caesb, Governo do Distrito Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento conta ainda com apoio de Acciona, CEB Participações, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Natural One. Os mídia partners são Jovem Pan, Líder.Inc, Revista LIDE e TV LIDE. O fórum também recebe apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID Invest e Milken Institute. A United Airlines atua como transportadora oficial, enquanto a Maringá Turismo é a operadora oficial.