Antonio Patriota defende avanço de acordo de livre comércio entre Brasil e Reino Unido

Em Londres, o embaixador do Brasil no Reino Unido afirmou que é “incoerente” que duas das dez maiores economias do mundo mantenham baixa intensidade comercial e defendeu o início de negociações para um acordo bilateral de livre comércio.

O embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, defendeu nesta sexta-feira (31), durante a abertura do LIDE Brazil Reino Unido Fórum, em Londres, o avanço de um acordo de livre comércio entre os dois países, destacando que é “incoerente” que Brasil e Reino Unido — ambas entre as dez maiores economias do mundo — ainda ocupem posições modestas como parceiros comerciais, sendo o 25º e o 26º colocados, respectivamente.

Segundo o diplomata, a conclusão dos acordos do Mercosul com a União Europeia e com a EFTA (que reúne Suíça, Noruega e Islândia) deixará o Reino Unido como o único grande país europeu fora de um regime de livre comércio com o bloco sul-americano. “É importante que comecemos a lidar com seriedade com esse tema”, afirmou Patriota, ressaltando o entusiasmo do governo britânico para discutir o assunto.

O embaixador lembrou que o Brasil e o Reino Unido celebram 200 anos de relações diplomáticas em 2025 e que está em fase final a elaboração da Parceria Estratégica 2025–2030, que servirá como um novo marco de cooperação em áreas como comércio, ciência, direitos humanos, defesa e cultura. “Esse documento será o mapa de rota para elevar o nível de ambição da agenda bilateral”, explicou.

FER_2494Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota. (Foto: Felipe Gonçalves/LIDE)

Patriota destacou ainda que, desde o início do governo Lula, o Brasil retomou coerência e consistência na política externa, guiada por três princípios: democracia, sustentabilidade e paz. “Houve uma rápida recuperação da capacidade de articulação internacional do Brasil, com base nesses valores”, disse.

O embaixador também chamou atenção para o papel crescente de Londres na agenda climática global. Ele citou a London Climate Action Week, que neste ano teve forte presença brasileira, com a ministra Marina Silva, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara e o embaixador André Corrêa do Lago, que assumirá a presidência da COP30, em Belém (PA).

Patriota revelou que o primeiro-ministro britânico deverá comparecer à COP30 e assinar a nova parceria estratégica durante o evento. Também confirmou que o príncipe William anunciará no Rio de Janeiro os vencedores do prêmio Earthshot, que tem entre os finalistas o projeto brasileiro Tropical Forest Forever Facility, voltado à preservação das florestas tropicais.

“O Reino Unido e o Brasil compartilham valores como paz, democracia e sustentabilidade. Estamos em um momento de fortalecimento das relações bilaterais e de ampliação das oportunidades econômicas e ambientais para ambos os países”, concluiu o embaixador.


O LIDE Brazil Reino Unido Fórum tem patrocínio de Itaú, Banco BRB, Vale, NSI, Shell, Governo do Rio de Janeiro, Loterj e X-VIA; e apoio de Acciona, Ambipar, Warde Advogados e Grupo FS. Os mídia partners são Jovem Pan News, Correio da Manhã, LIDE.com.br, Revista LIDE e TV LIDE. A British Airways é a transportadora oficial, o The Savoy Hotel é o hotel oficial, e a Maringá Turismo é a operadora oficial do evento.