Sandra Chayo: 'Queremos que os produtos estejam em cada vez mais lugares para chegarmos a um crescimento de 18% neste ano'
Sócia-diretora do Grupo HOPE atua para fortalecer umas das marcas mais inovadoras do Brasil.
Sandra Chayo, sócia-diretora do Grupo HOPE. (Foto: Divulgação)
O Grupo HOPE, referência em moda íntima, beachwear e fitness, aprovou para este ano, um investimento de R$ 20 milhões em diversas frentes dentro da companhia. A maior parte do aporte será destinado à implementação de um projeto que tem como objetivo aumentar o público endereçável da marca HOPE e a realização de testes de novos formatos de lojas que unem um mix de produtos HOPE e HOPE Resort, designado, até então, à cidades com menos de 200 mil habitantes.
“Toda essa reformulação de rota para ampliarmos nosso público endereçável será possível com a otimização de processos produtivos sem prejudicar a qualidade. Queremos que os produtos estejam em cada vez mais lugares e impactando o maior número de pessoas possível, para chegarmos a um crescimento de 18% neste ano. Além disso, esperamos aumentar nosso market share em 6 pontos percentuais em 5 anos, ou seja, com a estratégia implementada e rodando 100%”, explica Sandra Chayo, sócia-diretora do Grupo HOPE.
Liderança
Sandra iniciou sua carreira como empresária aos 20 anos e, desde então, mantém uma trajetória de pioneirismo e inovação à frente dos negócios. Sob a gestão da executiva, a HOPE ganhou, em 2015, o WGSN Global Fashion Awards, premiação anual de tendências, sendo a única representante brasileira na ocasião.
A empresária conquistou presença em espaços importantes como no Business of Fashion (BOF) e no Prêmio LVMH para mulheres empreendedoras. Sandra também foi uma das juradas da 7ª temporada do programa Shark Tank Brasil em 2022. Além disso, a executiva é amante de yoga, corrida e musculação, e acredita que os esportes a auxiliam no bom desempenho de suas atividades profissionais, exercitando sua flexibilidade, física e mental, superação e resiliência – cruciais para a condução dos negócios. Para ajudar no dia a dia profissional, cultiva o hábito da leitura e seus livros de cabeceira são sempre sobre biografias, desenvolvimento pessoal ou gestão de negócios.
Você esteve à frente de muitas inovações da companhia, como você procura se manter alinhada com todas as tendências de mercado e tecnologias?
Para me manter informada e atualizada com o que acontece no mercado, costumo estudar diversos cases reais de empreendedorismo, tanto nacionais quanto internacionais, por meio de viagens, leitura, biografias e podcasts, que sou ouvinte assídua. Acredito que além de procurar fora, também valorizo trocar ideias com minha equipe direta e com outros líderes da HOPE, o que enriquece nossas estratégias. Além de participar de encontros e mentorias com outros empreendedores, explorando novas perspectivas, também sigo de perto o trabalho de grandes nomes do mercado, lendo artigos e acompanhando suas redes sociais para entender tendências. Procuro me manter curiosa e sempre promover a criatividade do meu time, estimulando a trazerem suas ideias e testar inovações em todas as áreas.
Quais os desafios do mercado da moda para o futuro e quais os próximos passos do grupo?
Não tem como falar do futuro da moda sem falar sobre sustentabilidade. A temática de ESG faz parte da cultura do Grupo HOPE. Estamos comprometidos com o futuro e preocupados com a sociedade e a forma como nossos produtos se relacionam com o meio ambiente. Nossas peças são feitas para durar por bons anos, para que elas também possam ser úteis para outras pessoas depois com a doação dessas peças íntimas. A marca Hope, foi a primeira empresa de moda íntima a investir em economia circular.
No Grupo HOPE, temos o domínio da cadeia como um todo. Desde a criação, estilo, ateliê de desenvolvimento de produtos, passando pela indústria própria e centro de distribuição, até a rede de varejo com mais de 290 lojas monomarca, 3 mil multimarcas e os canais digitais, garantem a qualidade dos produtos e processos.
Como próximos passos, temos como intenção aumentar a nossa rede de distribuição, nossa rede de franquias e aumentar a capilaridade.
Hope Resort, nossa marca de beachwear e fitness, passou por um crescimento significativo e enxergamos uma oportunidade para consolidá-la e expandi-la. Revisamos a estratégia de marca, com ênfase na incorporação das categorias e estratégias de merchandising, e diante disso, foram traçadas mudanças e criada uma nova identidade de marca a fim de buscar clareza de posicionamento para reconhecimento e expansão. Queremos expandir a presença com lojas físicas, além de consolidar nossa marca no mercado, criando desejo e promovendo um crescimento sólido.
Hoje temos 3 modelos de franquias com as 2 marcas que são soluções para empresários que querem empreender com segurança, marcas sólidas e comprovadamente rentáveis. Dentre os modelos nós temos lojas monomarcas (de ambas as marcas) de shopping, lojas de rua e lojas de rua que unem as duas marcas DUO.
Iniciamos e concentramos nossa expansão em shoppings centers, fomos enxergando outras oportunidades com foco em pontos comerciais de rua, em cidades pequenas e médias, de até 200 mil habitantes em lojas maiores que unem as duas marcas do Grupo. Com o sucesso deste modelo, agora estamos testando este modelo em cidades grandes, acima de 200 mil habitantes, para iniciar essa expansão nas maiores cidades do país.
Quais características ou habilidades você considera essenciais como líder?
Para mim, é essencial que um líder tenha visão de futuro e esteja sempre atento às tendências de comportamento, mesmo em outros segmentos. O líder oferece caminhos e diretrizes, inova procurando sempre se manter fora da zona de conforto, propõe novas soluções para temas conhecidos, questiona o que já existe, desenvolve outros líderes para a empresa, sociedade, comunidade ou família, tem atitude e é exemplo.
A capacidade de adaptação, resolução de conflitos, e uma comunicação clara e objetiva - são fatores cruciais para uma boa liderança.
Como a Hope tem atuado por meio dos pilares ESG?
A temática de ESG faz parte da cultura do Grupo HOPE desde a criação da companhia. Além da preocupação com a qualidade e durabilidade dos produtos e cuidados no processo, hoje, 50% de tudo o que produzimos é feito com materiais sustentáveis. Sejam tecidos biodegradáveis que se desintegram no meio ambiente em até 3 anos (ao invés dos 50 anos que poderiam levar para se decompor), seja tecidos de fontes naturais e renováveis. Além disso, 100% da energia utilizada na fábrica vir de fontes renováveis.
A marca Hope, foi a primeira empresa de moda íntima a investir em economia circular. Lançamos o Projeto Doe Esperança, que não só estimula, como cuida de todas as etapas da doação de peças íntimas para reutilização após triagem e lavagem industrial. As peças são entregues à ONGs e instituições que fazem a distribuição de peças íntimas para pessoas em vulnerabilidade social. Esse é um projeto onde estimulamos toda a nossa rede de franqueados a contribuir localmente com a causa. Precisamos romper as barreiras culturais e o preconceito em relação a doação de peças íntimas porque assim ajudamos pessoas que precisam ter acesso a este item de necessidade básica.
No pilar de compromisso social, o Grupo HOPE tem o programa Costurando Sonhos em parceria com a Prefeitura de Maranguape, onde oferecemos cursos para incentivar as pessoas da região a aprimorarem suas habilidades no corte e costura, gerando empregos, não necessariamente dentro da HOPE mas para que essas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, e transformando realidades. Ao longo de três anos, formamos 145 talentosas costureiras em 8 turmas, produzindo juntas 2.376 sutiãs e 5.928 calcinhas que foram 100% doadas para a comunidade. Além disso, inauguramos recentemente a nossa Oficina de Talentos, um projeto desenvolvido 100% pela nossa empresa, uma iniciativa que tem o objetivo capacitar novas costureiras e potencializar os talentos na nossa fábrica.
Como surgiu essa vontade de criar um Podcast e porque resolveu chamá-lo de Papo Íntimo?
Sempre gostei de participar e de assistir podcasts que, diferente de outras redes sociais, são espaços em que podemos trazer profundidade para diversos assuntos. Para mim, essa é a oportunidade ideal para usar a minha história como fonte de inspiração para outras pessoas, e isso me motiva. É gratificante poder lançar o meu próprio podcast e trazer convidados que eu admiro para contar a suas histórias e inspirar os ouvintes.
Resolvi chamá-lo de Papo Íntimo justamente porque ele é gravado na intimidade da minha casa e também é um trocadilho com ‘moda íntima’, que é algo que faço há 25 anos, ou seja, de intimidade eu entendo! Meus convidados são pessoas que eu conheço e admiro, e o objetivo é sempre uma conversa descontraída, quero entender as suas mais íntimas motivações, explorar suas jornadas e o que levou essas pessoas a chegarem onde estão e causarem impacto na sociedade. São histórias reais, valores pessoais e cases que trazem reflexões para inspirar e transformar a jornada dos ouvintes. Verdadeiras aulas gratuitas que são a maneira que eu encontrei de devolver para a sociedade o privilégio do acesso que tenho.