Lucas Tuffi: 'A maior agtech será brasileira, pois somos a fazenda do mundo'
Como uma empresa nativa digital impulsiona e transforma a agricultura no Brasil.
Lucas Tuffi, diretor de estratégia da Agrotools, no Brasil. (Foto: Agrotools/Microsoft)
Na metade da faculdade, Lucas Tuffi teve uma startup que não deu certo e acabou fechando. Apesar do gosto amargo, ele aprendeu muito com essa experiência e começou a trabalhar com o pai em uma empresa de embalagens flexíveis, em 2014. Foi então que uma crise financeira começou a atingir a economia brasileira, e ele decidiu procurar maneiras diferentes de trazer dinheiro para casa. Seu sonho na época: trabalhar em uma instituição financeira.
Em busca de um lugar onde pudesse desenvolver seu sonho, ele se deparou com o site de uma empresa chamada Agrotools, fundada por Sergio Rocha, importante empresario do ramo de commodities ligado ao mercado financeiro. Foi aí que algo chamou sua atenção. Nessa empresa, já trabalhavam com um banco, algo que era próximo do seu sonho. Resolveu procurar uma oportunidade por lá e, agora, após 10 anos, é sócio e Chief Strategy Officer da Agrotools com passagens bem sucedidas nos cargos de Chief Commercial Officer e Chief Marketing Officer.
Empresas nativas digitais impulsionam a agricultura com tecnologia
O mundo precisará aumentar a produção global de alimentos em 50% a 70% até 2050. Apenas 28% da superfície do planeta é arável e a falta de conectividade rural, o uso da água, o aumento das emissões de gases de efeito estufa e o impacto das mudanças climáticas representam grandes desafios, que já levaram a uma redução de pelo menos 21% da produção global de alimentos. Em paralelo vivemos, hoje, uma explosão do uso de IA como nunca tínhamos visto, estamos sendo protagonistas de uma mudança de era e estamos vivendo uma revolução no uso de dados, que está nos levando a uma fase conversacional que muda tudo.
Neste contexto, no Brasil, cresce e aumenta a democratização do acesso à tecnologia para diferentes tipos de empresas, como a Agrotools, uma empresa nativa digital que nasceu há 16 anos com o objetivo de promover a agricultura por meio da geotecnologia e da inteligência de dados. Focada em indústrias que compram matérias-primas agropecuárias, empresas que vendem de insumos, ou ainda instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito para agricultura, entre outras, a empresa possui um ecossistema completo de ferramentas digitais, aplicativos, APIs (Application Programming Interface), dashboards e outras soluções prontas para uso, que permitem que essas empresas façam as coisas de forma mais rápida, tenham melhor gerenciamento de riscos e possam atender aos aspectos regulatórios.
A Agrotools mudou a forma como as empresas trabalham por meio de suas soluções. (Foto: Agrotools/Microsoft)
No início, essa empresa brasileira focava mais no apoio às instituições financeiras, mas vendo que o maior risco na época era voltado para desafios socioambientais, especialmente para frigoríficos e varejistas, eles encontraram uma oportunidade de aumentar seu negócio e desenvolver seu primeiro produto pronto para uso, orientado para o compliance. Com o tempo, a empresa evoluiu e criou centenas de produtos para todos os elos do agronegócio corporativo, atualmente com 200 clientes em 5 países.