Tânger-Med vira ponte global para exportações brasileiras
Porto marroquino desponta como hub para redistribuição de cargas rumo à África, Europa e Oriente Médio, impulsionado por integração com Paranaguá e incentivos logísticos.
Porto de Tânger-Med é o maior complexo portuário da África e um dos maiores do mundo em volume de contêineres. (Foto: Reprodução)
Marrocos vem ganhando relevância estratégica nas rotas comerciais brasileiras, em um cenário marcado pela busca por alternativas logísticas mais eficientes. O Porto de Tânger-Med, situado no Estreito de Gibraltar e a apenas 14 quilômetros da costa da Espanha, tem se destacado como plataforma de conexão com mercados da África, Europa e Oriente Médio. Reconhecido como o maior complexo portuário da África e um dos maiores do mundo em volume de contêineres, o porto integra infraestrutura moderna a uma política ativa de incentivos ao comércio internacional.
Com um superávit de US$ 13,5 bilhões na balança comercial entre Brasil e Marrocos — crescimento de 55,4% em relação ao ano anterior —, o país norte-africano assume papel não apenas como comprador de commodities brasileiras, mas como plataforma de redistribuição de mercadorias para outras regiões. O modelo de triangulação logística permite que produtos brasileiros sejam exportados ao Marrocos e, a partir de Tânger-Med, direcionados a destinos como norte da África, sul da Europa e países do Golfo, com redução de prazos, custos e ganho de competitividade.
Segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), empresas dos setores de frutas frescas, carnes, grãos, café e cosméticos já avaliam a viabilidade de estabelecer operações de exportação com base em Tânger-Med. A estrutura do porto conta com sistema aduaneiro digitalizado, zonas francas industriais e conexão com parques logísticos, permitindo integração com cadeias regionais de suprimento e regimes fiscais diferenciados.
Oportunidade logística para o Brasil
A partir da perspectiva brasileira, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) consolidou-se como principal ponto de saída nacional para o corredor comercial com o Marrocos. Entre 2023 e 2024, o TCP registrou crescimento de 92% no volume movimentado entre os dois países, número superior à média regional de 40%. A projeção para 2025 segue em expansão, impulsionada por aberturas de mercado, como a autorização para exportação de miúdos bovinos e concessão de cotas com benefícios fiscais.
De acordo com Giovanni Guidolim, head de Logística e Atendimento da TCP, o terminal detém 64% de market share nas operações Brasil–Marrocos. A infraestrutura inclui 5.268 tomadas para contêineres refrigerados — a maior capacidade da América do Sul — e a oferta de free time de armazenagem para cargas importadas, um diferencial relevante para operadores logísticos.
A integração entre o porto paranaense e o hub de Tânger-Med representa um movimento estratégico de diversificação das rotas comerciais brasileiras, com foco em eficiência, escala e ampliação de mercados.