Embraer mira o Marrocos como nova fronteira da indústria aeroespacial
Parceria com o governo marroquino abre caminho para expansão industrial da Embraer em setores como defesa, mobilidade urbana e aviação comercial.
Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, fala sobre a estratégia de expansão da empresa pelo mundo. (Foto: Divulgação)
Em busca de novos polos de inovação aeroespacial, a Embraer aposta no Marrocos como elo estratégico para sua expansão industrial. A partir de uma parceria com o governo marroquino, a empresa brasileira avalia a cadeia de suprimentos local para potencial instalação de projetos voltados à aviação comercial, mobilidade urbana e defesa. A iniciativa integra a estratégia em ampliar sua presença em mercados com crescente capacidade tecnológica, conectando competências industriais à demanda por soluções avançadas em transporte aéreo.
No final de abril, uma delegação da companhia esteve no Marrocos para aprofundar as tratativas iniciadas com o Memorando de Entendimento (MoU) firmado entre as partes. A Embraer identificou oportunidades para colaboração empresarial e industrial, com foco em áreas que incluem aviação civil, sistemas de defesa e novos formatos de mobilidade aérea urbana.
“O Marrocos está pronto para ser um parceiro relevante para a Embraer Defesa & Segurança. Estamos preparados para colaborar com a Força Aérea Real Marroquina, apresentando o C-390 como uma opção para sua capacidade de transporte aéreo tático. Nossa proposta inclui apoio em treinamento, manutenção e logística da frota", afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Expansão de mercado
Em junho, a Embraer também firmou contrato com a Força Aérea Real Holandesa para fornecimento de um Sistema de Evacuação Aeromédica para a frota de aeronaves C-390 Millennium. O módulo roll-on/roll-off funciona como unidade de atendimento médico em voo, com capacidade para suporte vital e transporte de pacientes em condição de isolamento. O sistema amplia o escopo operacional da aeronave, adotada por países como Brasil, Portugal e Hungria.
Desde 2019, o C-390 está em operação pela Força Aérea Brasileira. A frota internacional registrou, até 2024, uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão superiores a 99%, desempenho considerado de referência entre aeronaves de transporte militar de médio porte.
Produção e entregas
Com 55 anos de trajetória, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, um avião da marca decola a cada 10 segundos em algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros. A empresa lidera o segmento global de jatos comerciais com até 150 assentos e está entre as maiores exportadoras brasileiras de bens com alto conteúdo tecnológico.
No primeiro trimestre de 2025, foram entregues 30 aeronaves — um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2024. A carteira de pedidos firmes atingiu US$ 26,4 bilhões, novo recorde trimestral. Para este ano, a expectativa da empresa é entregar entre 77 e 85 aeronaves na aviação comercial e entre 145 e 155 na aviação executiva.
Estratégia na Ásia
Em maio, a Embraer anunciou a criação de uma subsidiária na Índia, com sede em AeroCity, Nova Delhi. A decisão reforça o plano de longo prazo da companhia para atuar de forma mais direta em setores como defesa, aviação comercial, executiva e mobilidade urbana. A iniciativa se alinha à política industrial “Make in India” e à expansão da base aeroespacial do país.
“A Índia é um mercado de interesse para a Embraer, e essa nova etapa reforça nosso compromisso com o país”, afirmou Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Identificamos possibilidades de cooperação com o ecossistema industrial indiano nos setores em que temos presença consolidada, com ênfase em defesa e mobilidade aérea”, completou.
Atualmente, cerca de 50 aeronaves da Embraer operam no mercado indiano, distribuídas em 11 modelos distintos, com suporte garantido por meio de uma rede local de serviços e manutenção.
55 anos de inovação nos céus do mundo
Empresa brasileira celebra trajetória marcada por avanços tecnológicos, liderança global em aviação regional e impacto estratégico para o país
Há 55 anos, nascia no interior de São Paulo uma das maiores histórias da indústria aeronáutica mundial. Fundada em 19 de agosto de 1969, a Embraer consolidou-se como símbolo de inovação brasileira, transformando ciência e engenharia em voos cada vez mais altos. De fabricante do icônico Bandeirante à referência global em jatos comerciais, executivos e de defesa, a companhia não apenas elevou o Brasil ao seleto grupo de países com indústria aeroespacial, como também se tornou motor de desenvolvimento, gerando empregos qualificados, tecnologia de ponta e reconhecimento internacional.
Hoje, ao completar mais de meio século de conquistas, a Embraer celebra seu passado com olhos firmes em novos mercados e no futuro da mobilidade aérea sustentável e inteligente. Neste sentido, no final de abril, uma delegação da Embraer concluiu uma visita oficial ao Marrocos para avaliar a cadeia de suprimentos aeroespacial do país. A iniciativa segue um Memorando de Entendimento (MoU) assinado recentemente entre o Governo do Marrocos e a Embraer para explorar potenciais projetos conjuntos.
A Embraer identificou oportunidades significativas para colaboração empresarial e industrial, visto que tanto o Brasil quanto o Reino do Marrocos estão empenhados em aprofundar a cooperação e o nível de investimentos entre os países. Essas oportunidades incluem os segmentos de aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana. “O Marrocos está pronto para ser um grande parceiro para a Embraer Defesa & Segurança, e estamos comprometidos em colaborar estreitamente com a Força Aérea Real Marroquina para posicionar o C-390 como a principal escolha para seus futuros recursos de Transporte Aéreo Tático. Nosso apoio incluiria treinamento abrangente, manutenção e logística para sua frota", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Novos voos
Ainda no campo da expansão de mercado, em junho, a Embraer celebrou um contrato histórico para fornecer um Sistema de Evacuação Aeromédica de ponta para a frota de aeronaves C-390 Millennium da Força Aérea Real Holandesa. No centro do sistema aeromédico é um módulo roll-on/roll-off – uma unidade autônoma, transportável por via aérea – que funciona como um mini-hospital. Ele apoia o tratamento e transporte de pacientes, incluindo aqueles que são notáveis de suporte vital completo. Seu projeto também permite o transporte de pacientes infectados, protegendo a equipe médica e a tripulação.
“A integração deste sistema aeromédico representa um grande passo na evolução do C-390 Millennium”, afirmou Bosco Da Costa. "Temos orgulho de apoiar a Holanda no fortalecimento de suas capacidades de resposta aeromédica com esta solução inovadora para o cumprimento desse tipo de missão. Este sistema médico modular, que permite salvar muitas vidas ao longo da vida operacional da aeronave, é um poderoso exemplo do notável potencial de evolução do C-390", conclui.
Desde que iniciou a operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação prevê uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
Cada vez mais alto
Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano. A Embraer também é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre deste ano. O resultado foi 20% superior ao registrado no primeiro trimestre do ano passado (1T24), quando 25 aviões foram entregues. A empresa finalizou o período com uma carteira de pedidos firme — somando US$?26,4 bilhões em pedidos, superando o recorde do trimestre anterior. Este valor reflete forte demanda global, especialmente por aeronaves de aviação comercial e executiva. As estimativas da empresa preveem entre 77 e 85 entregas na Aviação Comercial em 2025, e 145 a 155 na Aviação Executiva.
Rotas do crescimento
No final de maio, a Embraer anunciou um reforço significativo de seu compromisso com a Índia, por meio do estabelecimento de uma subsidiária no país que terá como sede um escritório corporativo em AeroCity, Nova Delhi. Essa decisão estratégica ressalta a visão de longo prazo da Embraer para o crescimento e a potencial colaboração com o cenário aeroespacial e de defesa da Índia, que está em rápida evolução. A criação de subsidiária na Índia pretende fortalecer suas frentes de atuação em defesa, aviação comercial, executiva, serviços & suporte e no crescente setor de mobilidade aérea urbana.
“A Índia é um mercado-chave para a Embraer, e essa expansão demonstra nosso compromisso inabalável com o país”, diz Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Estamos entusiasmados em poder aprofundar nossa colaboração com a indústria aeroespacial e de defesa indiana, aproveitando nossa expertise e tecnologia para contribuir com o crescimento da nação e as ambições da iniciativa 'Make in India'. Vislumbramos oportunidades significativas em defesa, aviação comercial, executiva, serviços & suporte e no emergente setor de mobilidade aérea urbana”, completa;
A Embraer está reforçando significativamente seu engajamento na Índia e já possui uma presença relevante no país, com aproximadamente 50 aeronaves e 11 modelos diferentes em operação nos segmentos de aviação comercial, defesa e executiva — todos apoiados por sua rede local de serviços e suporte.
Expansão global
A Embraer teve presença destacada no Paris Air Show, onde apresentou seu moderno portfólio de produtos para os mercados de aviação comercial, defesa, serviços e suporte e Mobilidade Aérea Urbana, impulsionada pelo forte ritmo de vendas em todos os negócios. A feira bienal, que este ano aconteceu de 16 a 22 de junho, no aeroporto de Paris-Le Bourget, teve entre seus destaques na exposição estática o E195-E2, avião de corredor únido (narrowbody) mais eficiente e silencioso do mundo, o KC-390 Millennium, aeronave de transporte militar tático e reabastecedor multimissão, e o A-29 Super Tucano, aeronave de ataque leve e treinador avançado. Durante o Paris Air Show, a Eve, a subsidiária da Embraer, também apresentou atualizações sobre o projeto da aeronave eVTOL e o desenvolvimento de seu abrangente portfólio de serviços e soluções de operações para o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana.
“Nossa sólida presença na Europa demonstra o nosso compromisso em desenvolver uma forte colaboração no continente e o Paris Air Show é o evento ideal para reforçar isso”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Estamos prontos para contribuir ainda mais com nossos parceiros europeus no campo da aviação civil e das capacidades de defesa, assim como nas áreas de indústria, desenvolvimento tecnológico e inovação”, concluiu.