Porto de Abu Dhabi mira América Latina e busca parcerias com empresas brasileiras

Diretor Ilson Hulle apresenta estrutura logística integrada dos Emirados e afirma que o grupo está aberto a investimentos e projetos conjuntos com o Brasil nos setores de alimentos, mineração e indústria.

O Porto de Abu Dhabi, um dos maiores operadores logísticos do Oriente Médio, quer estreitar relações comerciais com a América Latina e abrir espaço para empresas brasileiras em sua rede de portos, frotas, zonas econômicas e soluções digitais. A sinalização foi feita pelo diretor Ilson Hulle durante sua participação na Brazil Emirates Conference, realizada nesta segunda-feira (14) pelo LIDE em Dubai.

“Estamos abertos aos brasileiros. Seja no setor automotivo, alimentício, mineração ou qualquer outro. Quem quiser se posicionar nesta região vai, inevitavelmente, contar com os nossos serviços”, afirmou.

Fundado em 2006, o Porto de Abu Dhabi se transformou em uma holding global de logística, com cinco unidades de negócios: operação portuária, navegação, zonas econômicas, logística terrestre e digital. Atualmente, está presente em mais de 34 terminais ao redor do mundo e opera uma frota de 250 navios conectando o Oriente Médio à África, Europa e Ásia.

A infraestrutura inclui o Khalifa Port, principal ativo do grupo, onde operam os três maiores armadores globais: MSC, CMA CGM e COSCO. A estrutura é complementada por 500 km² de zonas econômicas com espaço para indústrias, armazenagem e distribuição.

“Nossa localização estratégica permite conectar mercados da China, Europa, América do Norte e África a partir de um só ponto logístico”, destacou Hulle.

Entre os exemplos de integração com o Brasil, Hulle citou a parceria com a Vale, que instalou nos Emirados um mega hub industrial para descarbonização do aço, e com a BRF (Sadia), que mantém uma planta de produção em Abu Dhabi desde 2014, usando a estrutura local para distribuição de alimentos em todo o Oriente Médio e Europa.

“Esses são dois casos de sucesso que mostram o potencial de atuação conjunta. O Porto de Abu Dhabi quer replicar esse modelo com outros setores brasileiros”, afirmou.

O diretor também anunciou que o grupo estará presente na Feira Intermodal, em São Paulo, para prospectar novas oportunidades e fortalecer a relação com empresas brasileiras. Ele destacou que o interesse da região está alinhado ao crescimento recente na África e Europa, e agora volta-se à América Latina como próxima fronteira estratégica.

“Temos capital, estrutura, apetite e conectividade. Agora, queremos construir as pontes com o Brasil.”


A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE. A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.