Unilever Food Solutions lança Menus de Baixo Desperdício para cozinhas profissionais no país

74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de Menus de Baixo Desperdício relevante.

wooden-board-empty-table-top-blurred-background74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de Menus de Baixo Desperdício relevante. (Foto: Freepik)

A Unilever Food Solutions (UFS) lançou nesta semana a campanha de Menus de Baixo Desperdício, uma iniciativa que visa ajudar restaurantes, padarias e lanchonetes a reduzir significativamente o desperdício de alimentos. Este projeto se alinha com as tendências atuais do mercado e os princípios de sustentabilidade, oferecendo soluções práticas e criativas para a gastronomia brasileira.

De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos de 2021 do World Resources Institute, um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, com o Brasil ocupando a 10ª posição global em desperdício, gerando cerca de 41 mil toneladas por ano. No setor de food service, estima-se que 15% desse desperdício ocorra antes que os alimentos cheguem aos pratos dos clientes.

Oportunidades no mercado

Estudos recentes da UFS mostram que 74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de Menus de Baixo Desperdício muito relevante. Além disso, 79% já oferecem pelo menos um prato que adota práticas sustentáveis, demonstrando um crescente interesse por soluções que minimizam o desperdício e melhoram a eficiência operacional.

Os principais motivadores para a adoção de Menus de Baixo Desperdício incluem:

* Sustentabilidade: 57% dos operadores desejam ter um foco maior em práticas sustentáveis.
* Lucratividade: 51% buscam melhorar as margens de lucro.
* Eficiência: 40% querem se tornar mais eficientes na cozinha.
* Atração de Clientes: 46% pretendem atrair novos consumidores com pratos inovadores e sustentáveis.

Cursos gratuitos para menus de baixo desperdício

A plataforma Academia UFSraz novos cursos sobre menus de baixo desperdício e o máximo de sabores no prato, por meio do uso consciente dos ingredientes e, de quebra, otimizando os custos. Os cursos são comandados pelo especialista no assunto, o chef Christian Weij.

Parceria com gastronomia periférica

A campanha conta com a colaboração da Gastronomia Periférica, uma organização que promove a valorização da culinária e ingredientes locais, além de práticas de redução de desperdício em comunidades. Essa parceria fortalecerá a abordagem comunitária da campanha, trazendo insights valiosos sobre como pequenas mudanças podem gerar um grande impacto no combate ao desperdício alimentar.

Reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência

O desperdício de alimentos em cozinhas profissionais pode chegar a 30-40% do total comprado, com as principais causas sendo compras excessivas, erros na preparação e porcionamento inadequado. No Brasil, um estudo do SEBRAE revela que entre 15% e 20% dos alimentos adquiridos acabam sendo desperdiçados.

Implementando Menus de Baixo Desperdício, os estabelecimentos podem não apenas contribuir para um ambiente mais sustentável, mas também aumentar sua eficiência e lucratividade. Restaurantes que gerenciam melhor seus resíduos podem reduzir custos em até 15%.

Iniciativas e resultados esperados

A campanha da Unilever Food Solutions se estenderá até dezembro de 2024, oferecendo dicas, ebooks, aulas gratuitas e recursos práticos sobre como implementar Menus de Baixo Desperdício. Os operadores de restaurantes terão acesso a diversos materiais, como:

* Ebook gratuito com Menus de Baixo Desperdício;
* Aula gratuita com a Chef Thaís Gimenez para mediar um bate-papo com os Chefs Igor Mochizuki e Vitor Tsuru, sobre a importância em adotar medidas sustentáveis no seu estabelecimento;
* Curso online gratuito sobre os Menus de Baixo desperdício na Academia UFS.

Com a crescente de preços, é de suma importância utilizar completamente as partes comestíveis dos alimentos, sem desperdiçar nada: essa é a filosofia principal do Chef Executivo da UFS América do Norte, Brandon Collins. “Tudo que não vai para o lixo se transforma em lucro nos seus pratos”, ele explica. “Utilizar o que seria desperdiçado exercita a criatividade dos chefs, trazendo resultados criativos e excitantes para os consumidores.” “Uma das primeiras experiências que eu tive com o uso do que seria descartado foi pensando sobre coisas que eu sabia que eram comestíveis”, compartilha o chef. “Caules de couve-flor ou brócolis, coisas comuns e que geralmente descartamos poderiam ser utilizadas em sopas e caldos. Ou talvez poderíamos cortá-las em fatias e fazer conservas.” Brandon também acrescenta: “Também é possível aproveitar cascas de banana, cortando em cubinhos bem pequenos, misturando com vinagre e pimenta jalapeño, e servir como molho para ostras, um tipo divertido de molho mignonette [vinagrete francês]. Simples, mas traz todo o sabor da banana para o preparo.”