'Biocombustíveis e energia limpa são a maior vocação do Mato Grosso', afirma Otaviano Pivetta

Vice-governador Otaviano Pivetta apresenta números da produção agrícola e energética do estado e convida investidores árabes a conhecerem as oportunidades no coração do Brasil.

Com 30% da produção agrícola nacional, 60% do território preservado e a maior produção de etanol de milho do Brasil, o estado do Mato Grosso quer ampliar sua presença internacional como referência em sustentabilidade, inovação e energia limpa. A proposta foi apresentada por Otaviano Pivetta, vice-governador do estado, nesta segunda-feira (14), durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai.

“Biocombustíveis e energia limpa são a maior vocação do Mato Grosso”, afirmou. Segundo ele, o estado já produz cerca de 5 bilhões de litros de etanol de milho por ano e deverá dobrar essa capacidade nos próximos dez anos. “Temos usinas em operação, seis em construção e um plano para moer 30 milhões de toneladas de milho por ano até 2035.”

O crescimento vem acompanhado de uma aposta em infraestrutura: 6 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, a primeira ferrovia estadual do Brasil em construção e projetos de concessões com investimento direto do governo estadual. “Transformamos pastagens degradadas em áreas agrícolas com tecnologia — e ainda temos outros 12 milhões de hectares disponíveis para expansão sem desmatamento.”

Além do etanol, o estado tem investido em biodiesel e energia de base limpa, com caminhões rodando 100% com biodiesel. “Queremos propor aos nossos irmãos árabes a criação de uma filial da OPEP em Cuiabá, para desenvolver juntos o mercado global de biocombustíveis.”

Mato Grosso também desponta na produção de milho, soja, algodão e carne bovina, sendo hoje o maior exportador de algodão do Brasil e superando os Estados Unidos nas vendas externas pela primeira vez. “Nosso rebanho é de 33 milhões de cabeças. Produzimos mais de 90 milhões de toneladas de alimentos por ano — o mesmo que todo o Brasil produzia há 25 anos.”

Ao final de sua apresentação, Pivetta reforçou o convite a empresários e autoridades do Oriente Médio: “O Mato Grosso é a maior indústria a céu aberto do Brasil. Estamos prontos para receber investidores que queiram transformar matérias-primas em produtos de valor agregado para o mundo inteiro.”


A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.