Le Meurice apresenta jantar colaborativo entre Quique Dacosta e Amaury Bouhours inspirado por Dom Pérignon
Uma experiência única que une dois grandes chefs da alta gastronomia em torno da arte, textura e elegância dos champanhes Dom Pérignon.
Uma experiência única que une dois grandes chefs da alta gastronomia em torno da arte, textura e elegância dos champanhes Dom Pérignon.
Nos dias 13 e 14 de novembro, o restaurante Le Meurice Alain Ducasse, da Dorchester Collection, receberá um jantar especial colaborativo entre Quique Dacosta, chef do restaurante três estrelas Michelin em Dénia, Espanha, e Amaury Bouhours, chef executivo do Le Meurice em Paris.
Um menu degustação de seis etapas
O evento reúne dois membros da Dom Pérignon Society – uma comunidade internacional com mais de 130 chefs e sommeliers, reunidos pelo Cellar Master Vincent Chaperon – para uma colaboração culinária. Através de um menu degustação de seis etapas, os chefs irão harmonizar seus pratos com a sensação e textura dos vinhos Dom Pérignon.
O menu incluirá uma criação conjunta com lagosta, um ingrediente favorito de ambos os chefs. O jantar será harmonizado com Dom Pérignon Vintage 2015, Dom Pérignon Rosé Vintage 2009 e Dom Pérignon Vintage 2006 – Plénitude 2, escolhidos pela profundidade e textura.

Duas perspectivas culinárias
Fundado em 1988, o restaurante homônimo de Quique Dacosta em Dénia foi premiado com três estrelas Michelin e é reconhecido como um dos principais destinos gastronômicos do mundo. Sua cozinha combina originalidade e experimentação, inspirando-se no Mediterrâneo, no Parque Natural Montgó, no ambiente marinho e nas tradições valencianas como base de sua criatividade. Dacosta trata a gastronomia como uma expressão artística, oferecendo aos seus convidados uma experiência projetada para estimular todos os sentidos.
Amaury Bouhours trabalha ao lado de Alain Ducasse há quase vinte anos e incorpora totalmente sua filosofia: respeito pelo produto e importância de criar memórias. Refletindo o salão do restaurante, redesenhado por Philippe Starck, a cozinha de Bouhours equilibra precisão entre modernidade e influências clássicas. Seus pratos frequentemente parecem simples, mas são projetados para surpreender, unindo tradição e inovação.
Valores compartilhados
Embora a abordagem de um chef seja mais artística e a do outro mais emocional, ambos compartilham o valor de expressar a essência do seu terroir através da culinária. Eles utilizam técnicas avançadas para destacar os ingredientes, criando pratos contemporâneos com sabores inesperados e receitas inovadoras. O jantar no Le Meurice refletirá um encontro entre a gastronomia francesa e espanhola, moldado por textura e caráter com vinhos Dom Pérignon.
A Dom Pérignon baseia sua abordagem à alta gastronomia em cinco ideias-chave: mineralidade, toque, complexidade, intensidade e precisão. A cada ano, uma delas é explorada em relação às safras. Em 2025, o foco está em como o vinho se comporta na boca – sua textura, fluidez, suavidade, arestas e se é macio ou áspero – trazendo o toque para a experiência juntamente ao paladar.
O serviço dos jantares será conduzido por Olivier Bikao, com harmonizações pelo head sommelier Gabriel Veissaire. Os detalhes completos do menu serão divulgados em breve.
Os convidados poderão experimentar a cozinha de Quique Dacosta no restaurante Le Meurice Alain Ducasse nos dias 13 e 14 de novembro de 2025. O menu exclusivo custa €650 por pessoa e inclui harmonização com Dom Pérignon.