Louis Vuitton apresenta “The Louis“, um projeto que abrange retail, café e um conceito de exposição em Shanghai

Um espaço imersivo que une herança marítima, savoir-faire, lifestyle e inovação — onde o varejo encontra arte, viagem e cultura em pleno coração de Shanghai.

LV - CopiaEspaço imersivo une herança marítima, savoir-faire, lifestyle e inovação, e o varejo encontra arte, viagem e cultura em pleno coração de Shanghai.

Louis Vuitton anuncia a chegada de um incrível novo espaço em Shanghai que combina retail, Le Café Louis Vuitton e a exposição Louis Vuitton Visionary Journeys dentro da fachada de um navio. Como um tribute à origem da viagem, “The Louis” é inspirado pela histórica produção de baús para viagens transoceânicas da Louis Vuitton durante o século XIX, enquanto reflete sobre a cultura de porto de Shanghai como “Porta de Entrada para o Oriente”.

Situada na Wujiang Road, no centro empresarial da cidade, esta estrutura excepcional se destaca cercada por edifícios - in the city’s central business district, this exceptional structure stands out amidst surrounding buildings – desde a proa elegante e o casco adornados com Monograma metálico, até o convés e os níveis superiores que lembram baús históricos. Além de sua aparência marcante, “The Louis” convida os visitantes a descobrir como a Maison continua a construir seu universo experiencial. Enquanto o Café propõe um menu ao mesmo tempo casual e luxuoso, a exposição Visionary Journeys guia os visitantes numa viagem inspirada no savoir-faire da Maison que liga passado e futuro, cultura e imaginação.

Shanghai, um porto próspero através do tempo “The Louis“ está ancorado em Shanghai com seu rico legado marítimo, ao mesmo tempo que se alinha com a própria história de viagens da Louis Vuitton. Já nas dinastias Sui e Tang, a partir do século VI, portos comerciais como o Porto de Huating e o Porto de Qinglong formaram a paisagem portuária mais antiga de Shanghai, com o Rio Wusong como principal rota de navegação. Desde a sua abertura como porto do tratado em 1843, Xangai emergiu rapidamente como um dos primeiros e mais prósperos centros marítimos e comerciais internacionais da China. No final do século XIX, as margens do rio Huangpu testemunharam o aumento simultâneo da urbanização e da globalização da China. A partir da década de 1930, o estabelecimento de rotas transoceânicas solidificou a sua condição de uma das grandes cidades portuárias do mundo. Fundada em meados do século XIX, durante a era do vapor, a Louis Vuitton evoca agora esta herança com a reconstrução de um “navio mítico” nas margens do rio Huangpu, convidando cada visitante a mergulhar nas muitas dimensões da viagem. Desta forma, a inauguração de “The Louis” em Shanghai cria um eco espiritual através dos séculos, ligando o porto histórico a um espaço cultural contemporâneo.

Onde visão encontra experiência

A estrutura semelhante a um barco responde ao espírito de Shanghai de “abranger todos os rios” e à sua identidade inovadora e cosmopolita. Reafirmando o papel da Louis Vuitton como Maison da Cultura, este conceito transforma o varejo numa interface cultural, um veículo para o espírito urbano e uma plataforma para o diálogo público. É um marco para futuros viajantes e uma conexão com a cultura local.

Dentro de um design extraordinário

Os arquivos da Maison revelam baús especialmente concebidos para viagens marítimas. O baú revestido de zinco exibido pela Louis Vuitton em Le Havre em 1868 para a Exposição Marítima Internacional abordou questões como umidade e calor durante o transporte marítimo. Em 1934, vários arquitetos modernos, incluindo René Herbst, foram contratados para projetar cabines “modernas” para transatlânticos. Nesta ocasião, utilizaram os baús da Louis Vuitton, refletindo a ligação da Maison com a União dos Artistas Modernos (UAM). Com “The Louis”, a fachada é ao mesmo tempo a de um navio em tamanho real e uma configuração surreal de baús gigantescos empilhados. Para os visitantes, um terraço exterior com mesas ao ar livre transmite um ambiente elevado à beira-mar. Localizado no terceiro andar, o Le Café Louis Vuitton pode acomodar pessoas entre o bar, assentos casuais e mesas. Alusões sutis a transatlânticos do passado são expressas através da refinada área de jantar, onde a iluminação suave realça as superfícies de madeira quentes e livros de arte alinham-se nas prateleiras.

A cenografia do espaço de exposição, desenhado por Shohei Shigematsu-OMA, começa no primeiro andar e continua até o segundo andar, que leva à loja de presentes e segue para a loja em si, onde os visitantes encontrarão uma seleção de artigos de couro feminino e masculino, pequenos artigos de couro, acessórios, sapatos e itens de viagem. Com a renovação do hot stamping, os clientes podem personalizar seus itens com selos da cidade, barco e estilo de vida de Shanghai, criando uma lembrança memorável de sua experiência.

Uma viagem pelo sabor no Le Café Louis Vuitton

À medida que a Louis Vuitton Hospitality expande a sua oferta de conceitos culinários únicos em todo o mundo, o Le Café Louis Vuitton em Shanghai apresenta o melhor do Oriente e do Ocidente, o “estilo de Shanghai” que reconhece a convergência de influências europeias e chinesas. Os chefs Leonardo Zambrino e a confeiteira Zoe Zhou, os talentos por trás do mais novo Le Café Louis Vuitton, enriquecem a Louis Vuitton Culinary Community com sua experiência, apresentando um menu equilibrado de seleções salgadas e doces. As suas criações, nascidas da orientação dos renomados chefs Arnaud Donckele e Maxime Frédéric e das suas experiências de formação em Paris e St Tropez, refletem as assinaturas da Maison através de expressões culinárias inovadoras. O menu apresenta uma variedade de pratos familiares a outros locais e exclusivos desta abertura.

Entre os destaques estão os icônicos “Monogram Raviolis” elaborados como Jiaozis e a “Cesar Salad Eclipse” combinada com um molho Shanghai Yuja. Certos pratos como o “5th Avenue lobster roll”; o “Club Pont Neuf”; junto com os entremets de Chocolate, Avelã e Baunilha que se tornaram assinaturas em outros Cafés Louis Vuitton, viajaram até aqui para uma viagem extraordinária pelo sabor. Os pratos culturais exemplificam e interpretam o que há de melhor da culinária de Shanghai, incluindo o “Louis Hao”, um carpaccio de dourada realçado com um sabayon de bergamota e vegetais da horta, um “Mandarin Croque” de coxa de pato confitada com repolho de verão e até mesmo “The Hall Treasure”, prato exclusivo do chef Zambrino do restaurante Louis Vuitton The Hall, com estrela Michelin, em Chengdu. Para encerrar a refeição com uma nota doce, uma seleção de sobremesas indulgentes, como Peach Charlotte com chá de jasmim e uma Pavlova de frutas exóticas vêm com delicadas flores Louis Vuitton.

A exposição: Louis Vuitton Visionary Journeys

Com Visionary Journeys, a Louis Vuitton estreia sua mais recente exposição, que explora a herança multifacetada da Maison através de temas fundamentais como viagens, artesanato, moda e inovação. Em meio a um grande design cenográfico concebido por Shohei Shigematsu-OMA, a experiência se desenrola como uma viagem através do tempo e da criatividade onde ícones do passado e do presente se fundem através de uma narrativa visual envolvente. Apresentado em dois andares dentro do vasto formato do casco do “The Louis”. a exposição propõe uma sequência de salas temáticas onde os visitantes podem redescobrir o impulso da Louis Vuitton desde o seu início até os dias atuais.

Logo após a entrada, a exposição Visionary Journeys revela sua instalação icônica, Trunkscape, projetada por Shohei Shigematsu-OMA. Anteriormente apresentada no LV the Place Bangkok e no Museu de Arte Nakanoshima, em Osaka, esta estrutura imersiva funciona como um arco sobrenatural composto por baús em Monogram que destacam a engenhosidade e o artesanato da peça inicial. Aparentemente pairando em um cenário em constante mudança de cenas da natureza, o Trunkscape transporta os espectadores através de um portal cativante para a exposição.

De Asnières para o mar

A exposição abre com uma linha do tempo dupla traçando as origens da Louis Vuitton. Um caminho segue as raízes da Maison em Asnières, onde a oficina original – fundada em 1859 ao longo do Sena – tornou-se um berço de artesanato e legado familiar. A segunda viagem mostra a profunda conexão da Louis Vuitton com o mundo marítimo, desde baús projetados para viagens transatlânticas até seu papel em regatas históricas como a Louis Vuitton Cup. Juntas, essas linhas do tempo expressam uma visão impulsionada pela arte e pelo chamado de horizontes distantes. Depois de passar pelo Trunkscape, os visitantes entram no Origins, uma sala dedicada a peças históricas reinventadas através de lentes inovadoras, celebrando baús e artigos de couro no coração da Arte de Viajar. Do revolucionário canvas Gris Trianon aos baús com o brasão Monogram feitos sob medida para guarda-roupas de alta-costura, o legado de design da Maison está ancorado na funcionalidade e no talento. A cada evolução – incluindo steamer bags, vanity cases - a Louis Vuitton antecipou novos modos de mobilidade.

O espírito de viagem

Uma sala intitulada Voyage explora as dimensões poéticas, pessoais e lúdicas de patentes históricas de viagens, formatos extravagantes de bolsas e anúncios do arquivo evocam uma casa onde cada viagem é uma história e cada peça, uma companheira. Viajantes e intelectuais lendários aparecem ao lado de ícones como Keepall e Neverfull, transformados pela personalização.

Exploração Olfativa

A sala Perfume relembra como a beleza sempre viajou com a Casa. Do kit de higiene pessoal em crocodilo e cristal ao elegante renascimento do perfume em 2016 pelo mestre perfumista Jacques Cavallier-Belletrud, as fragrâncias da Louis Vuitton expressam memória, lugar e emoção. Frascos históricos e o moderno Malle Découverte são exibidos como recipientes de perfume e imaginação. A essência olfativa é fundamental para a herança da Maison, ilustrada pelos primeiros frascos do perfume Louis Vuitton “Heures d’absence” imaginados em 1927.

Livros e Bibliofilia

Em Livros, os visitantes encontram a linhagem literária da família Vuitton. Uma rara coleção de escritos, esboços e anotações de viagem de Gaston-Louis Vuitton dá o tom para uma narrativa onde baús se tornam bibliotecas e a leitura é uma forma de viagem. O renomado escritor Ernest Hemingway era dono de um baú de biblioteca personalizado da Louis Vuitton e era um cliente valioso da Maison. Uma homenagem a ele aparece através de um exemplar de A Moveable Feast, fazendo referência à história na abertura do livro, onde um manuscrito perdido teria sido encontrado dentro de um baú da Louis Vuitton.

A arte do esporte

Sport presta homenagem à afinidade de longa data da Louis Vuitton com o movimento e a competição, abrangendo baús para troféus feitos em Asnières para a Fórmula 1®, FIFA e as Olimpíadas, entre outros. Estojos de arquivo para equipamentos de esqui, raquetes e até roadsters dão forma a como a Maison abraça desempenho e estilo de vida.

Moda em movimento

A seção Moda e Artigos de Couro descreve um processo de reinvenção criativa. Bolsas icônicas como Alma, Speedy, Noé, Keepall, Petite Malle evoluíram sob a liderança artística dos sucessivos Diretores Artísticos e Criativos da Maison, Marc Jacobs, Nicolas Ghesquière, Kim Jones, Virgil Abloh e Pharrell Williams – todos refletindo a convergência de herança e visão de design singular.

Dentro do Workshop

Por fim, os espaços de Workshop e Teste revelam como cada peça da Louis Vuitton é feita para durar. Do ateliê em Asnières aos locais especializados em toda a França e além, a precisão e a paixão estão no centro da produção. Instrumentos carinhosamente chamados de Louise e Louisette garantem que cada bolsa atenda aos padrões mais exigentes – prova de que a durabilidade é uma marca registrada da elegância. Os motivos e elementos de Asnières criam uma autêntica oficina e laboratório para receber demonstrações ao vivo de artesãos e instrumentos, destacando o artesanato atemporal e o “making of” do savoir-faire da Louis Vuitton.

A exposição Louis Vuitton Visionary Journeys em Xangai convida os visitantes a vivenciar as maravilhas históricas da Louis Vuitton, onde cada baú, fragrância, desenho e ponto reflete um amor duradouro pelo feito à mão e pela descoberta.

The Louis
Segunda a domingo
10:00-22:00
HKRI Taikoo Hui, No. 789 West Nanjing Road,
Shanghai, China
Entrada gratuita e visitantes podem registrar seu interesse pelo mini programa “My LV” no WeChat