Hermès lidera a valorização de peças desejadas e confirma sua força entre colecionadores
Novo relatório revela a força da marca no universo da revenda, com modelos que ultrapassam o preço original e consolidam a Hermès entre os ativos mais disputados do ano.
Hermès superou todas as outras marcas de luxo no mercado secundário este ano.
A famosa bolsa Hermès valorizou-se 92% no mercado de segunda mão na última década, de acordo com um novo relatório da Rebag, varejista especializada em artigos de segunda mão. Isso representa mais que o dobro do aumento de preço registrado pela própria maison francesa no mesmo período, que foi de expressivos 43%, segundo a WWD.
De modo geral, a Hermès superou todas as outras marcas de luxo no mercado secundário este ano, com uma retenção média de valor de 138%, segundo dados do Relatório Clair 2025 da Rebag. Esse número impressionante representa um aumento de 38% em comparação com os dados de 2024. A alta demanda por bolsas Hermès e as novas restrições de compra impostas pela grife, como a limitação de duas bolsas por comprador por ano, contribuíram significativamente para esse aumento.
Ao longo de 2025, oito modelos da Hermès foram vendidos acima de seus preços de varejo, de acordo com a WWD. A Kelly Mini II, por exemplo, foi vendida por 282% acima do preço original, enquanto a Sellier Birkin foi arrematada por 183% do seu preço original. E com as notícias divulgadas no início deste ano de que a marca aumentará a produção de bolsas para atender à crescente demanda , com quatro novas fábricas em construção, isso pode ter um impacto ainda maior no mercado de revenda.
É claro que a Hermès não foi a única marca de luxo a se destacar em 2025. A The Row também foi uma das queridinhas do ano, alcançando o status de "unicórnio" pela primeira vez, segundo o relatório anual. As bolsas da marca tiveram uma taxa de retenção de 97% no mercado secundário. A Miu Miu, frequentemente a marca mais desejada do ano , também se destacou por sua taxa de retenção de 104% em vendas de produtos usados.
De modo geral, a nostalgia desempenhou um papel importante nas tendências de revenda deste ano, com o retorno da coleção Louis Vuitton x Takashi Murakami impulsionando o interesse por modelos antigos — resultando, por vezes, em um aumento de 143% nas vendas de peças usadas. Passando para a categoria de relógios e joias, a Rolex manteve-se firme com uma taxa de retenção de 104%, um aumento de 4% em relação a 2024. Já a Van Cleef & Arpels registrou uma taxa de retenção de 112%, fortemente impulsionada pela demanda por sua linha Sweet Alhambra.
Para seu estudo, a Rebag recorreu ao seu Índice Abrangente de Avaliação de Luxo para Revenda (também conhecido como Clair), que analisa as vendas dos últimos 12 meses em todas as categorias e marcas para verificar como os valores se alteram durante o período. De modo geral, 2025 foi um ano bastante movimentado para o mercado de revenda de luxo, segundo os dados. Talvez seja a hora de fazer algumas compras — ou melhor, investir?
Reportagem original: Birkin Bags Have Appreciated 92% on the Resale Market Over the Last Decade: Report