Quem precisa de um piloto? Novo táxi aéreo autônomo pode transportar passageiros por centenas de quilômetros

O VT35 da EHang é o maior modelo irmão do já certificado EH-216-S. Em breve, será construído em larga escala na China.

WhatsApp Image 2025-09-03 at 10.54.35O VT35 da EHang é o maior modelo irmão do já certificado EH-216-S. Em breve, será construído em larga escala na China.

O táxi aéreo elétrico mais rápido a chegar ao mercado é provavelmente um nome que você nunca ouviu antes. Em 2023, a empresa chinesa de aviação elétrica EHang certificou seu EH216-S , com capacidade para duas pessoas e pilotado de forma autônoma, na China, abrindo caminho para seu uso como veículo de voo baixo, usado principalmente para turismo local. Seis meses após a certificação, recebeu permissão para iniciar a produção em massa. Em abril passado, começou a realizar voos turísticos limitados em Guangzhou e Hefei. De acordo com um relatório recente, a China planeja ter mais de 100.000 táxis aéreos elétricos e drones de carga voando em sua "economia de baixa altitude" até 2030.

Para a EHang, a aeronave para duas pessoas EH-216-S é apenas o começo. A empresa anunciou uma parceria com o governo local de Hefei para lançar seu VT35, um táxi aéreo autônomo de longo alcance para duas pessoas, baseado no protótipo VT30.

WhatsApp Image 2025-09-03 at 10.54.38O VT35 da Ehang é uma versão mais potente do protótipo VT30 mostrado acima. A Ehang assinou um acordo com o governo de Hefei para desenvolver e fabricar o novo táxi aéreo de longa distância.

O novo eVTOL marca a entrada da EHang no segmento de táxis aéreos de longo alcance, superando concorrentes como Archer, Joby e Vertical Aerospace . As empresas de capital aberto Archer e Joby afirmaram que ambas esperam ter seus veículos certificados e em uso comercial limitado até o final de 2025 em Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A China planeja ter mais de 100.000 táxis aéreos em operação até 2030.

A EHang, embora sediada na China, tem se dedicado ao mercado internacional, tendo demonstrado o EH216-S em voos de teste que incluíram o Príncipe Pieter Christiaan, da Holanda, parcerias com aeroclubes locais em São Paulo, Brasil, além de voos de teste no Japão, Indonésia e na Feira de Eletrônicos de Consumo de 2023, em Las Vegas. Em fevereiro de 2024, a EHang anunciou um preço de varejo sugerido para o EH216-S de US$ 410.000 para mercados internacionais. A empresa ainda não estabeleceu operações comerciais fora da China.

O VT35 pode ser uma maneira de entrar nesses novos mercados. A empresa não divulgou dados de alcance e velocidade da nova aeronave, mas o protótipo VT30 tem um alcance relatado de até 300 quilômetros (186 milhas) e tempo de voo de até 100 minutos. O VT35 terá um alcance de "várias centenas de milhas", de acordo com um comunicado, e incorporará o sistema de voo autônomo e comando e controle proprietário da empresa em suas operações. A empresa possui centros de comando e controle separados para suas diferentes unidades na China.

WhatsApp Image 2025-09-03 at 10.54.43O fabricante chinês também começou a trabalhar em uma série de vertiports.

Em fevereiro de 2025, a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) aceitou o pedido de certificado de tipo (TC) da EHang para a nova geração do VT35. O acordo com o governo de Hefei inclui um investimento compartilhado de US$ 140,2 milhões para o desenvolvimento do VT35. A aeronave será desenvolvida e construída em uma fábrica em Hefei, com uma cadeia de suprimentos completa, incluindo baterias de lítio de estado sólido. O objetivo da EHang e do governo local é expandir o transporte comercial e intermunicipal de passageiros para a região leste da China.

A EHang foi fundada em 2014 por Huazhi Hu, seu presidente e CEO, e Yifang (Derrick) Xiong, diretor de marketing. A empresa também é especializada em drones multirrotores de médio porte e drones pequenos para logística. A EHang anunciou que apresentará publicamente o VT35 até o final deste ano.

Reportagem original: Who Needs a Pilot? This New Autonomous Air Taxi Can Fly Passengers Hundreds of Miles