Ignácio Marini, Nespresso: 'Temos uma ótima oportunidade de transformar a nossa indústria para um modelo que proporciona fontes diversificadas de renda aos agricultores'
Maior produtor de cafés da marca, Brasil desempenha papel estratégico nas metas globais da Nespresso para sustentabilidade.
Ignacio Marini, Business?Executive?Chief (BEO)?da?Nespresso?Brasil. (Foto: Divulgação)
Pioneira mundial em cafés porcionados, a Nespresso há 20 anos deu início ao projeto Nespresso AAA de Qualidade Sustentável que, em parceria com a Rainforest Alliance, já enxergava a importância da sustentabilidade na manutenção do futuro do café de alta qualidade. Em 2003, ano do início do programa, eram 300 fazendeiros participantes na Costa Rica, duas décadas depois, esse número saltou para 150.000 fazendas em 18 regiões ao redor do mundo, representando 330 mil hectares.
O Brasil faz parte desta ação e conta com 1.300 fazendas e o posto de maior fornecedor de cafés e protagonista na jornada da companhia em se tornar Net Zero até 2035. Neste gigante cenário, a estratégia para manter o objetivo inicial é o relacionamento com os cafeicultores. Segundo a empresa, é com esta parceria que conseguem auxiliar na proteção da natureza e biodiversidade nos espaços de cultivo, ao mesmo tempo em que se fortalece a resiliência ambiental e econômica das comunidades.
Ignacio Marini, Business?Executive?Chief (BEO)?da?Nespresso?Brasil, detalha esse caminho que a empresa percorre para ser sustentável. Desde 2019 como líder da operação, foi responsável por consolidar?o eixo sul-americano?como importante mercado consumidor, reportando os?melhores índices de crescimento?em vendas.?Marini?segue com a prioridade em aliar a qualidade única do café?Nespresso?às iniciativas de sustentabilidade da marca, desde a produção até o pós-venda.
Como os novos hábitos de consumo, trabalho e responsabilidade ambiental tem impactado a Nespresso em sua tomada de decisão?
O café é uma paixão dos brasileiros e está presente em mais de 90% dos lares do País, atualmente o maior mercado da América Latina e o segundo que mais consome café no mundo. Nos últimos anos observamos uma mudança importante no comportamento do consumidor, com uma busca cada vez maior por experiências sensoriais e aromáticas mais complexas. Esse aprimoramento levou a um forte crescimento no setor de cafés como um todo, atrelado ao consumo consciente e um olhar atento às marcas com programas robustos de sustentabilidade, que veem no café uma força para o bem das pessoas e do nosso planeta.
Essas constatações dão destaque para Nespresso, que está presente no Brasil desde 2006, é pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável e sempre atenta ao comportamento do mercado e aos novos hábitos de consumo, principalmente aqueles que surgiram depois da pandemia.
Um bom exemplo é a retomada do trabalho presencial nas empresas, que impacta diretamente em Nespresso Professional, segmento voltado aos nossos clientes B2B. Uma pesquisa exclusiva da Kantar para marca, feita com 400 empresas brasileiras de diversos portes, mostrou uma volta gradual ao trabalho presencial. Constatou-se que, entre junho de 2022 e janeiro de 2023, 67% dos trabalhadores já estavam indo todos os dias para o escritório e 32% no modelo híbrido. Esse movimento tem influenciado as empresas a investirem em espaços acolhedores onde a “hora do café” se tornou um importante ponto de encontro para equipes trocarem ideias, falarem de projetos e socializarem com os colegas.
Em 2022, o segmento cresceu 79% em relação ao ano anterior. Quem está no modelo híbrido ou 100% no trabalho remoto, criou um “cantinho do café” em sua casa para fazer pausas estratégicas com qualidade. Nesse contexto, percebemos muita procura por nossas máquinas focadas no consumidor final, com destaque para Vertuo Pop, último lançamento da marca no Brasil, em 2021, com tecnologia capaz de ler o código da cápsula e calibrar a quantidade exata de água e energia para a extração do café, evitando o desperdício.
Produzida a partir de 35% de materiais reciclados, ela vem com uma embalagem concebida com 95% de compostos reutilizáveis, desliga automaticamente após dois minutos se não estiver em uso, reduzindo o consumo de energia e o impacto ambiental. Até 2050, a meta da Nespresso é que 50% das máquinas no Brasil sejam do sistema Vertuo.
A Nespresso é bastante conhecida por praticar a economia circular. Quais são as principais ações e resultados positivos dessas iniciativas?
A Nespresso possui iniciativas voltadas para economia circular em várias etapas da sua cadeia de valor. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e, olhando para o cenário social, muito mais inclusiva.
No início da cadeia, temos o Programa AAA de Qualidade Sustentável, desenvolvido pela Nespresso em parceria com a Rainforest Alliance, que estimula a adoção de boas práticas nas fazendas de café parceiras por meio de três pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade. Hoje, 100% do café fornecido para a Nespresso vem de fazendas cadastradas no programa, que leva em consideração parâmetros sociais, ambientais e econômicos como critério de seleção. Atualmente, 150 mil fazendas são parte do Programa AAA de Qualidade Sustentável no mundo, sendo mais de 1300 fazendas apenas no Brasil. Por meio do projeto, a marca oferece assistência técnica aos cafeicultores, como incentivo à produção de cafés sustentáveis. A iniciativa conta com o conhecimento aprofundado em sustentabilidade dos agrônomos da Nespresso, da Rainforest Alliance e do Imaflora para a implantação de ferramentas com foco em proteger o futuro do café e das fazendas que o cultivam. O sucesso só é viável com o engajamento dos produtores de café, que se comprometem com uma produtividade mais sustentável, em harmonia com questões sociais e ambientais.
Além de todas essas iniciativas no início da cadeia, a Nespresso possui ações em todos os estágios da economia circular. Somos parceiros da iniciativa SP+B, que visa a aceleração de soluções sustentáveis para a cidade de São Paulo. Também temos um programa de logística reversa, garantindo que 100% dos consumidores brasileiros tenham acesso a pontos de coleta de cápsulas, enviadas para o centro de reciclagem da marca e o programa Nespresso Hortas, onde o pó de café é usado para a compostagem e se transforma em adubo para plantações. Ainda, o projeto re-love que nos ajuda a dar uma segunda vida para as máquinas de café.
São inúmeras iniciativas em prática que tem possibilitado à Nespresso apresentar resultados robustos em economia circular. Prova disso é que obteve a pontuação, há um ano, para a conquista da certificação como Empresa B, comprovando o alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca.
De que maneira a companhia atua para aumentar a resiliência dos agricultores contra as mudanças climáticas e favorecer ações neutras em carbono?
Durante 20 anos, o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável tem construído um relacionamento com cafeicultores ao redor do mundo para proteger a natureza, as paisagens onde o café é cultivado e fortalecer a resiliência das comunidades.
À medida que nos aproximamos de uma década decisiva, temos uma ótima oportunidade de transformar a nossa indústria para um modelo que apoia os serviços ecossistêmicos, sequestro de carbono e proporciona fontes diversificadas de renda aos agricultores. Chamamos isso de agricultura cafeeira regenerativa, uma visão baseada no aproveitamento da natureza e de sua diversidade como um ativo.
Na prática, ela promove soluções baseadas na natureza para a prevenção e controle de pragas e doenças, bem como a utilização eficiente da água e uma melhor gestão das águas residuais. Pretende também aumentar a biodiversidade tanto nas fazendas cafeeiras e nas regiões ao redor, por meio da diversificação dos sistemas de produção (consórcio e agroflorestamento) e de ações paisagísticas. A diversificação das culturas pode, por sua vez, contribuir com a segurança alimentar de agricultores, bem como proporcionar uma fonte de renda extra. Consequentemente, a agricultura regenerativa ajuda a melhorar a resiliência das terras agrícolas ao impacto das alterações climáticas e colabora com os meios de subsistência dos agricultores.
Também incentivamos a participação dos agricultores por meio de demonstrações práticas dos benefícios. Pequenos grupos de cerca de 30 cafeicultores de comunidades locais reúnem-se em “parcelas de demonstração”, onde eles veem como a agricultura regenerativa funciona na prática, sem comprometer os seus rendimentos. Ao conferir de perto essas vantagens que eles colherão no futuro, garantimos a adesão ao Programa AAA.
Como a Nespresso mantém sua cultura organizacional e a busca por avanços em relação a diversidade e inclusão?
A empresa acredita que é possível obter um impacto real tendo a equipe mais diversificada possível, promovendo uma cultura inclusiva e agindo de acordo com ela tanto global quanto localmente, respeitando o cenário cultural e social de cada mercado local. No Brasil, 60% de funcionários são do sexo feminino (365 no total); 60% das nossas lideranças são mulheres e 95% de *shortlists* em processos de aquisição de talentos foram apresentadas com diversidade de gênero dos candidatos, com 60% deles contratados.
Como Nespresso faz parte da Nestlé, a empresa também participa de iniciativas transversais, como ser signatária do Princípios de Empoderamento de Mulheres do Pacto Global e ONU Mulheres; parte do Programa Aceleradoras de Carreira, programa específico para monitorar e acelerar o plano de carreira de funcionárias negras.
Quais são as estratégias para continuar crescendo no mercado brasileiro neste cenário e quais públicos a empresa mira nesse momento?
Atualmente, no país, há presença física em 12 estados e 19 cidades, por meio de 34 boutiques e quase 2 mil pontos de venda comerciais, bem como presença online com o [Nespresso.com](http://nespresso.com/) e 7 Marketplaces. Queremos expandir ainda mais, com um olhar sempre atento à experiência dos nossos consumidores e clientes.
Dentro de B2C, continuaremos investindo no sistema Vertuo, que chegou como um marco de inovação para Nespresso e tem como foco uma nova geração de consumidores, mais antenados, que gostam de versatilidade, praticidade e se preocupam com a sustentabilidade. Investimos R$10.6 milhões em todo o território nacional para o seu lançamento. O ano de 2022 foi fechado com o novo sistema representando 7% do negócio, dentre linha original e profissional. Nosso objetivo é chegar até 2025 com ele representando 18%.
Atentos à retomada do trabalho presencial, também temos grandes ambições de expansão da linha Professional (B2B), com previsão de crescer pelo menos 30% até o final desse ano. Presente em todas as regiões do país, seja atuando diretamente ou por meio de operadores parceiros, o portfólio da marca é adequado para empresas de todos tamanhos e segmentos, como escritórios, clínicas, restaurantes e hotéis, já que para cada modelo de negócio fornecemos variedades de cafés e modelos de máquinas que vão ao encontro com a dinâmica de consumo do parceiro profissional.