Mais da metade dos brasileiros compra pelas redes sociais e influenciadores redefinem a jornada até o carrinho

Relatório mostra que influenciadores (51%) e trends (37%) impactam diretamente nas decisões de compra dos brasileiros.

hands-working-laptop-holding-card-floorEntre brasileiros que realizam transações nas redes sociais, 39% deles gastam até R$ 300 por compra. (Foto: Freepik)

O Brasil é um dos países mais conectados às redes sociais no mundo, e de acordo com o Relatório do Varejo 2025, da Adyen, principal provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas do país, mais da metade dos brasileiros (55%) já utiliza as redes sociais como canal de compras. O estudo também destaca a relevância dos influenciadores e trends nas decisões de consumo, já que 51% dos entrevistados são mais propensos a comprar ao ver amigos, influenciadores ou celebridades utilizando ou recomendando produtos.

Os dados mostram que para 37% dos consumidores, a probabilidade de adquirir um produto aumenta se ele estiver em alta nas redes sociais. A conexão com tendências globais também é evidente: 51% dos consumidores via redes sociais estão dispostos a adquirir produtos de outros países, sendo influenciados por movimentos globais como a beleza coreana e a moda japonesa.

“Estamos vivendo a era da influência no consumo. As redes sociais transformaram o ‘descobrir’ em ‘comprar’ e funcionam como vitrines digitais. Isso exige que as marcas repensem suas estratégias de conteúdo e conversão, promovendo experiências intuitivas e fluídas desde o primeiro clique até o checkout”, analisa Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil. “Isso envolve a oferta de jornadas fluidas e integradas para uma experiência personalizada para o consumidor”, complementa.

A pesquisa foi realizada globalmente com mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas, em 28 países. No Brasil, participaram 2 mil consumidores e 500 empresas. Os dados também mostraram que, entre os brasileiros que compram nas redes sociais, 70% realizam até cinco compras por mês e 39% gastam até R$ 300 em cada transação.

Os dados também indicam que essa tendência de compras ultrapassa barreiras geracionais, especialmente para Millennials e Geração X, que juntos representam 65% dos consumidores via redes sociais e 71% deles fazem até cinco compras no mês. Enquanto isso, a Geração Z representa 24%, entre eles 67% realizam até cinco compras por mês. Já os Baby Boomers, que correspondem a 10% dos que compram pelas redes sociais, apresentam uma taxa de recorrência ainda maior, com 82% fazendo até cinco compras por mês.

Para além dos dados do Relatório do Varejo 2025, na prática, as plataformas já estão oferecendo ferramentas que impulsionam a tendência. O TikTok, por exemplo, lançou recentemente o TikTok Shop no Brasil, que permite comprar diretamente no aplicativo. Apesar da crescente popularidade, apenas 23% das empresas brasileiras pretendem investir em social commerce para crescimento de receita neste ano. “Unificar entretenimento e compras já é uma realidade e o consumidor está cada vez mais aberto à descoberta digital. Empresas que souberem integrar conteúdo, influência, tecnologia e experiência estarão mais preparadas para capturar essa nova demanda e transformar um ‘scroll’ em um uma venda”, finaliza Renato.