Eve Air Mobility e Embraer anunciam primeira fábrica de carro voador no Brasil
Unidade será instalada em Taubaté e contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio da InvestSP.
Primeira fábrica será localizada na cidade de Taubaté. (Foto: Divulgação)
A Eve Air Mobility ("Eve") e a Embraer anunciaram hoje que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) no Brasil será localizada na cidade de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. O processo contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio da InvestSP, a agência paulista de promoção de investimentos, que avaliou opções de locais para apontar o mais indicado para receber o empreendimento. A planta industrial será situada em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita à aprovação final das autoridades.
O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.
O Governo de SP tem empenhado esforços no sentido de desburocratizar, reduzir a carga tributária e melhorar o ambiente de negócios, com o objetivo de favorecer a atividade produtiva no estado. Desde o início do ano, o governo estadual publicou 11 decretos que reduzem a carga tributária de uma série de setores produtivos até 31 de dezembro de 2024, marcando novo ciclo para a economia paulista.
Dessa forma, o Estado de São Paulo registrou entre janeiro e junho deste ano saldo de 89 mil empresas abertas, o melhor resultado em 26 anos, segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.