Setor do agronegócio aposta nos bons resultados da Expointer Digital
Em mais uma edição do LIDE Talks, o debate trouxe a necessidade da conexão em rede para o homem do campo e a expectativa dos empresários para a Expointer Digital.
A conectividade no campo e a expectativa de que os negócios no setor de máquinas e equipamentos da Expointer Digital supere os resultados da feira no ano passado, dominaram o debate da 16ª edição do LIDE Talks, na noite de quinta-feira (10). A transmissão online, promovida pelo LIDE RS, abordou o tema “Os desafios do agronegócio para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.
Durante a live, o presidente do Conselho do Grupo Verdes Vales, Dorildo Berger, referiu os bons resultados do agronegócio, dizendo que o produtor brasileiro passa por um momento “mágico”, mas recomenda aos pequenos e médios produtores que aproveitem para fortalecer seu caixa, que utilizem seus recursos para pagamento de dívidas e façam investimentos em sua propriedade, como na conexão em rede, por exemplo. Por outro lado, lembra que “as entidades devem incentivar e orientar os produtores a diversificar suas culturas”, pois, na sua opinião, “os pequenos produtores poderiam ver bons resultados com a produção de proteínas, animal ou vegetal, cuja rentabilidade é maior do que o cultivo de soja e trigo”.
Dorildo Berger também falou sobre a atuação da Verdes Vales, que conta com três concessionárias e 56 pontos de atendimento para venda dos produtos da John Deere do Brasil, no Rio Grande do Sul. Ele também aposta no crescimento da Expointer no ano que vem, quando deverá reunir os dois formatos, presencial e digital.
Setor do agronegócio aposta nos bons resultados da Expointer Digital. (Foto: Reprodução) |
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, embora ainda não consiga dimensionar a abrangência da Expointer Digital, aposta em grandes resultados, tendo em vista que 24 expositores acreditaram no novo modelo, que também despertou o interesse de 27 países. “A 43ª edição marcará a história e os 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil”, ressalta.
Na mesma linha, o engenheiro e consultor estratégico do Simers, Marco Ripoli, falou sobre a importância da realização da Expointer, em vista do peso do setor do agronegócio para a economia brasileira. Ao mesmo tempo, ressaltou que é preciso pensar na ampliação da conectividade do campo, uma vez que apenas 1,5% do meio rural no País está conectado. Ele citou pesquisa apontando que 96% dos produtores rurais tem interesse em ter conectividade. “Isto significa conforto, lazer e informação. O que as pessoas têm na cidade, teriam igualmente no campo”, observa.
O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, que atuou como mediador no debate, elogiou a iniciativa e os esforços do Simers para a realização da Expointer Digital. “O setor de máquinas e equipamentos, que historicamente impulsiona o crescimento do Estado, também impulsiona os negócios da Expointer a cada uma de suas edições. A Expointer Digital se reinventou e os resultados serão ainda maiores", conclui.
(Fonte: LIDE RS)