Iluminação pública modernizada contribui para a sustentabilidade e a eficiência energética
Instalação de sistemas com luminárias de lâmpadas LED pode trazer economia de até 60% no consumo de energia.
A troca de lâmpadas comuns e obsoletas pelas mais modernas e eficazes, que utilizam a tecnologia LED, pode representar uma boa economia na conta de energia e uma contribuição do cidadão para a preservação dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. Se em uma residência a substituição já faz diferença no bolso do consumidor, imagine o efeito positivo quando uma cidade inteira substitui o seu parque de iluminação pública por sistemas mais eficientes e modernos.
“A iluminação pública está passando por uma grande transformação no país. Muitas prefeituras colocaram em prática programas de concessão que estão substituindo os antigos parques de iluminação pública por LED”, explica o diretor executivo da área de Governo & Infraestrutura da EY, Gustavo Gusmão.
“Cada programa desse pode gerar, em média, 60% de economia no consumo de energia elétrica em relação a um sistema convencional com lâmpadas de vapor de sódio”, diz Gusmão. A médio e longo prazo, a modernização dos parques também pode contribuir para atenuar crises energéticas.
Segundo ele, o setor de iluminação pública é um dos que mais crescem no país em termos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). “Há um interesse enorme do mercado nessa área”, diz o consultor, destacando que o país conta hoje com cerca de 50 municípios com contratos em andamento para modernização da iluminação pública. Várias capitais brasileiras já adotaram esse modelo de PPP, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Teresina.
Outra maneira do setor público economizar energia elétrica durante a crise energética, segundo Gusmão, é reduzir o consumo em prédios e repartições públicas. “A eficiência na gestão energética em instalações públicas tem um potencial enorme de economia”, ressalta.