Ypê amplia atuação na região Nordeste
Marca inaugura nova fábrica e Centro de Distribuição no município de Itapissuma, em Pernambuco, segunda unidade na região.
Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. (Foto: Reprodução)
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, inaugura hoje (26/04) nova fábrica e Centro de Distribuição no município de Itapissuma, em Pernambuco. Novo complexo fabril fortalece a presença da marca na região, que já conta com uma fábrica em Simões Filho (BA), e reflete o plano de aproximação da empresa com o consumidor nordestino.
“Essa inauguração faz parte da nossa estratégia de crescimento e é um importante marco na história da companhia, que neste ano completa 73 anos, repleta de conquistas, de muitas responsabilidades e desafios”, conta Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. “Mantendo o nosso ideal de continuar acreditando e investindo no Brasil, este projeto reflete que seguimos apoiando o desenvolvimento econômico e social da região, considerada estratégica para o crescimento do País”, ressalta Junior.
Com o novo complexo, foram gerados 250 empregos diretos em Pernambuco, com potencial de expansão e geração de até 800 postos de trabalho diretos. A unidade produzirá diversos itens que compõem o portfólio de produtos da marca, como lava-louças, amaciantes, lava-roupas, água sanitária e a esponja de aço Assolan, atendendo os mercados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
A planta ocupa um terreno de 400.000 m2, com mais de 52.000m2 de área construída, entre área fabril, prédios de apoio e CD. E a distribuição dos produtos será feita por meio de um CD robusto, que conta com quatro docas trilaterais, e cerca de 15 mil posições porta paletes.
Investimento sustentável
Com investimento de R$ 420 milhões, parte sendo financiada pelo banco do Nordeste, a planta foi construída do zero, reafirmando a preocupação da Ypê com ações e práticas que reduzam o impacto no meio ambiente. Toda água utilizada na operação será proveniente de poços artesianos, opção menos agressiva à natureza quando comparada à captação superficial, enquanto as caldeiras serão abastecidas com gás natural encanado, combustível mais limpo e eficiente que outras fontes de origem fóssil.
O cuidado com a redução do impacto ambiental se estende à iluminação 100% em LED, bem como a rede principal de irrigação e vasos sanitários alimentada por água de reuso e empilhadeiras elétricas movidas a baterias de lítio. Por estar próxima ao mercado consumidor da região Nordeste, serão reduzidas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) geradas pelas atividades de logística.
No evento de inauguração e descerramento da placa, em Itapissuma, estiveram presentes autoridades políticas como a governadora, Raquel Lyra; e o prefeito de Itapissuma, José Tenório Bezerra Filho; e também os membros da diretoria e do conselho da Ypê.
A cerimônia de abertura foi conduzida por Ana Maria Veroneze Beira, sócia e conselheira da Ypê; Eduardo Beira, diretor de Engenharia e Manutenção da companhia, e por Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. Na ocasião, os convidados também fizeram uma visita para conhecer as novas instalações.