Sheyla Resende, Gafisa: 'Um dos pontos importantes para o aumento da nossa renda é o plano estratégico de focar em alta padrão''
Desempenho operacional foi marcado por vendas brutas 50% maiores que em 2021.
Sheyla Resende, CEO da Gafisa. (Foto: Divulgação)
A Gafisa, uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, anunciou ao mercado seus resultados do 4º trimestre de 2022 e do ano de 2022, representados através da performance dos indicadores operacionais e financeiros. Com foco consolidado na alta renda, a empresa ultrapassou R$ 1,1 bilhão em vendas no ano - o que representa seu melhor desempenho comercial dos últimos 5 anos. As vendas brutas foram 50% maiores em relação a 2021.
As vendas líquidas cresceram 67%, somando R$ 971 milhões, com redução de 8,2% nos distratos. A velocidade de vendas também aumentou no último ano, atingindo 27,4% em 2022, superior aos 22,4% registrados no ano anterior. No período, também foram concluídas as construções de 8 empreendimentos, sendo 7 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro, com a entrega de 1.170 unidades e R$ 765 milhões em VGV.
A Gafisa encerrou 2022 com R$ 460 milhões em caixa e contas a receber, o melhor resultado desde 2018. Entre os destaques do ano estão o lançamento do Cidade Jockey, com VGV de R$ 340 milhões, o maior lançamento da empresa em VGV dos últimos 10 anos, e a entrega do empreendimento Atlântico, na praia de Copacabana, 100% vendido, totalizando VGV de R$ 126 milhões. O Atlântico está entre os 4 empreendimentos de frente para o mar que a Gafisa possui atualmente na cidade do Rio de Janeiro e foi o último lançamento na orla da praia mais famosa do Brasil, que há 40 anos não recebia novos projetos.
A estratégia da companhia de se consolidar no segmento imobiliário de alta renda se reflete nos parâmetros de venda. Ao apresentar os números, a CEO da Gafisa, Sheyla Resende, destacou os movimentos estratégicos, assim como as aquisições realizadas, alinhados ao posicionamento da companhia com foco em produtos com elevado valor agregado, em regiões nobres das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
“O ano de 2022 foi muito positivo para a Gafisa para consolidar o posicionamento da empresa. Todos os investimentos tiveram essa premissa, visando alcançar o público de alta renda. Estamos precisos no foco e na estratégia que traçamos, de acordo com parâmetros, critérios e indicadores muito bem estabelecidos”, ressaltou Sheyla Resende.
Em relação ao cenário econômico de 2022, o diretor financeiro (CFO) e de Relações com Investidores (DRI) da Gafisa, Edmar Neto, observou algumas movimentações que ocorreram como a alta taxa de juros, que demandaram ajustes internos com foco em custo, entrega e prazo - exercício de gestão necessário e que qualificou os indicadores financeiros da companhia.
“Quando a gente olha anos atrás nossa receita anual era de R$ 500 milhões, depois R$ 700 milhões e agora chegamos a R$ 1,1 bi. Resultados como esses reforçam a nossa opção por atuar no mercado de alta renda. Um dos pontos importantes é o plano estratégico da empresa de focar em alta renda, de ter um exercício de gestão e de execução com foco em custo, entrega e prazo muito fortes, o que qualifica nossos indicadores financeiros. A busca por eficiência é um mantra na companhia”, reforça o CFO.
O vice-presidente de Negócios, Luis Ortiz, comentou sobre o empreendimento Cidade Jockey, que contribuiu diretamente para o sucesso do portfólio da empresa. “Esse lançamento acelerou a locomotiva de vendas da empresa e movimentou bastante o mercado imobiliário em São Paulo. Tudo isso contribuiu para as vendas do nosso portfólio que teve um giro maior a partir dele. A estratégia de produto também fez muita diferença em 2022. Os produtos têm características diferentes, cada bairro de São Paulo e do Rio têm uma história específica”, destaca Ortiz.
“Foi importante descentralizar a estratégia e isso trouxe resultados muito positivos. Estamos buscando a melhor experiência na jornada do cliente Gafisa e, por essa razão, criamos uma área exclusiva para implementação do nosso plano. Contamos com uma consultoria especializada no luxo, para um trabalho de aculturamento interno, que aperfeiçoa nossa forma de atendimento em todos os pontos de contato com os clientes. Estamos bastante otimistas, buscando aquisições saudáveis, que não impactem nosso fluxo de caixa e que estejam de acordo com os indicadores que temos”, complementa a CEO, Sheyla Resende.