Sheyla Resende, CEO da Gafisa: 'Empresa socialmente responsável é aquela que consegue ouvir os interesses de todos'
'Com a Política Gafisa ESG, nós atuamos com melhorias constantes e desenvolvimento e implantação aprofundada de iniciativas que corroboram para um planeta ainda mais sustentável para as próximas.' gerações.
Sheyla Resende, CEO da Gafisa. (Foto: Divulgação)
Primeira mulher a liderar uma empresa do setor, Sheyla Resende é engenheira civil, mãe, e agora espera o seu segundo bebê. Com uma trajetória de ascensão de 13 anos na Gafisa, em 2019, a executiva passou a dirigir a área Gestão & RH, responsável pelo desenvolvimento e implantação de uma nova Cultura Organizacional, Programa de Metas, Reposicionamento de Marca.
Como liderança feminina e mãe, como você lida com a responsabilidade e de conduzir uma empresa que se preocupa com todos os temas que compõem o ESG?
Maternidade é desenvolvimento e evolução, é uma excelente oportunidade de olharmos para a nossa trajetória e nos dedicarmos ainda mais para os planos presentes e para o que buscamos no futuro. Olhando sob uma perspectiva entre a minha responsabilidade frente a uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, e o papel de mãe, com certeza o ESG é o caminho em que eu acredito ser extremamente relevante para ambos os aspectos, seja ele pessoal ou profissional. Com a Política Gafisa ESG, nós atuamos com melhorias constantes e desenvolvimento e implantação aprofundada de iniciativas que corroboram para um planeta ainda mais sustentável para as próximas gerações.
Quais as principais ações da companhia no campo do reuso de materiais e economia circular nos canteiros?
A companhia possui ações de redução de consumo de água, energia e geração de resíduos em canteiros, empreendimentos e escritórios. Com o objetivo de crescer de forma sustentável, promovendo a inovação e aprimorando seus processos, a empresa está intensificando os estudos para substituição de materiais de grande impacto por outros de menor impacto ambiental, desmaterialização, desenvolvimento de novos produtos visando a redução de carbono. Além disso, temos iniciativas de ampliação de logística reversa em nossos canteiros e desenvolvimento de um programa de práticas sustentáveis com toda a cadeia de fornecedores da empresa.
Na questão da equidade de gênero e diversidade, como a Gafisa tem atuado?
A Gafisa atua com a equidade de gênero e valoriza essa temática, possuindo iniciativas de desenvolvimento e recrutamento que olham com bastante atenção para esta questão. Além disso, atualmente a alta liderança da empresa é composta, em sua maioria, por mulheres. Quando falamos em diversidade, estamos criando um Comitê de Diversidade, formado por representantes que serão porta-vozes frente aos diferentes temas de diversidade. A capacitação de todos os colaboradores nessa temática também é uma das iniciativas do plano de 2023.
Em 2022, a Gafisa ingressou na 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. 1Também passou a integrar o Índice IGPTW da B3, que considera as empresas reconhecidas como as melhores empresas para se trabalhar pela Great Place to Work. As duas conquistas refletem o compromisso da empresa com as práticas ESG.
De que maneira a tecnologia tem sido usada em prol da sustentabilidade?
A tecnologia ambiental é uma grande aliada e tem apresentado inovações que diminuem os impactos no meio ambiente. Na Gafisa, além de minimizar os problemas da emissão de resíduos poluidores, permite a ecoeficiência – produzir mais com menos -, por meio de sistemas de gestão ambiental. Na construção civil, o avanço da tecnologia tem contribuído para a otimização de recursos, controle e digitalização dos processos nos canteiros.
Como é feita a gestão de fornecedores e prestadores de serviço no que tange ao controle das condições de trabalho dos profissionais?
Na relação com seus stakeholders, a Gafisa entende que uma empresa socialmente responsável é aquela que possui capacidade de ouvir os interesses das diversas partes envolvidas no negócio. Temos como prática o monitoramento constante das condições dos locais de trabalho, treinamentos para colaboradores internos e terceiros, canal de denúncias e Código de Conduta do Fornecedor, visando a eliminação de riscos e bem estar dos profissionais.
Em 2023, a Gafisa implantou um novo processo e sistema de gestão e homologação de fornecedores, com a inclusão de critérios ESG. Introduzimos um sistema de avaliação de nossos fornecedores, prezando pela melhor qualidade na prestação do serviço. Nesse ano, temos uma iniciativa de implantar um programa de incentivo e desenvolvimento destes profissionais terceiros.