Romeu Zema afirma que parceria com o setor privado é fator importante no boom de crescimento de Minas
Governador participou do primeiro painel do LIDE Brazil Conference Milan, evento que reúne empresários e autoridades brasileiras e italianas em Milão.
Romeu Zema, Governador de Minas Gerais, durante LIDE Brazil Conference Mila. (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
Durante o LIDE Brazil Conference Milan, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que em sua gestão o foco é simplificar a vida de quem trabalha no estado. A declaração foi feita durante o primeiro painel do evento, que trouxe ao debate o empreendedorismo como forma de impulsionar os negócios. Em sua exposição, o político reforçou que as ações com o setor privado refletem no boom de crescimento que a região está passando.
De acordo com Zema, Minas apresenta crescimento acima da média nacional, com 750 mil empregos já gerados e meta de superar a casa de um milhão de novos postos de trabalho. Outro dado trazido pelo governador foi o de investimento em seu governo, que já bate mais de 300 bilhões, com o objetivo de alcançar meio trilhão de reais. O lado empreendedor do político não foi deixado de lado e que, segundo ele, sempre foi um empresário indignado e talvez esteja neste posto por esse motivo.
Vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth. (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
A relação público-privada foi enfatizada com a ampliação do metrô da cidade de Belo Horizonte e a concessão com uma empresa italiana para o Rodoanel. Neste caminho, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, debatedor do mesmo painel, mostrou que o estado de São Paulo aposta em privatizações como forma de gestão, como a Sabesp, que segundo ele, deve antecipar a universalização do serviço e elevar a qualidade à população.
Atenção na Reforma Tributária
O vice-governador de São Paulo aproveitou o seu discurso e a atenção da plateia, composta por empresários e autoridades brasileiras e italianas, para expor a preocupação do governo com o andamento da Reforma Tributária no Senado. Ramuth foi enfático ao confirmar que a gestão seguirá contribuindo com os estados, municípios e governo federal na simplificação do processo, mas é preciso alerta quanto ao risco do projeto se tornar uma reforma das leis complementares e das exceções, sem que se crie o maior IVA do mundo.
Brasil e Itália
LIDE Brazil Conference Milan reúne empresários e autoridades do Brasil e Itália; (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
Neste primeiro momento do evento, empresários italianos marcaram presença com um discurso alinhado da importância da bilateralidade para os negócios e as semelhanças culturais dos dois países. O presidente do Gruppo Esponenti Italiani (GEI), Valentino Rizzioli, reiterou que essa similaridade permite resultados positivos, que de acordo com ele, podem ser explorados principalmente no âmbito tecnológico. Assim como Rizzioli, o presidente da Galstaff, Paolo Tancini, compartilhou a experiência positiva da empresa no Brasil, destacando que a proximidade econômica foi a chave para o sucesso desta relação.
O LIDE Brazil Conference Milan tem patrocínio master da Pirelli e patrocínio da CEDAE, Enel, IEL-CNI, Inovetech, Invest Rio, Paper Excellence, Prefeitura de Macaé e TIM. O evento conta ainda com apoio da Estre e Febraban. Como mídia partner da Editora Abril – Veja.