Ricardo Bloj, CEO da Lenovo: 'Estamos investindo em Inteligência Artificial para transformar a experiência do usuário'
Companhia anunciou que atingiu uma receita anual recorde de infraestrutura de IA de mais de US$ 2 bilhões.
Ricardo Bloj, presidente da Lenovo. (Foto: Reprodução)
O investimento em Inteligência Artificial é a principal aposta entre os próximos lançamentos da Lenovo, líder no segmento de computadores no Brasil. Recentemente, a empresa atingiu a receita anual recorde de infraestrutura de IA de mais de US$ 2 bilhões.
Seguindo a próxima fase da estratégia de crescimento, haverá um investimento adicional de mais de US$ 1 bilhão ao longo do próximo triênio para acelerar a implementação da IA para empresas de todo o mundo.
O objetivo é expandir ainda mais o portfólio de dispositivos inteligentes, as soluções de infraestrutura e serviços para ajudar a acelerar a inovação. Para o LÍDER.INC, Ricardo Bloj, CEO da companhia no Brasil, contou sobre os planos da Lenovo.
Quais são as novidades e novos produtos esperados para este e para o próximo ano?
Ricardo Bloj: No ano passado, trouxemos o primeiro notebook com tela flexível do mercado, assim como a Motorola lançou também uma nova versão dobrável. Estamos sempre trazendo novidades, especialmente com foco em jogos: computadores para gamers, máquinas com as últimas tecnologias. Cada vez mais estamos focando em Inteligência Artificial embarcada, muito para a manutenção preditiva do computador, além de telas cada vez maiores e computadores mais leves.
A IA tem sido uma aliada da Lenovo?
Ricardo Bloj: Sem dúvidas, ela não só ajuda na parte preditiva, como já vem embarcada em alguns produtos que estamos comercializando. O notebook vai aprendendo como a pessoa opera, então, se é um jogador, o computador consegue adequar a performance, o consumo de bateria, o armazenamento necessário, tudo vai se adaptando. Então a Inteligência Artificial está lá dentro, a gente não vê, mas isso vai fazendo a experiência do usuário cada vez melhor.
Qual é a visão da Lenovo em relação à nova geração que está chegando no mercado?
Ricardo Bloj: É uma geração nativa digital, exigente, ou seja, muito mais ligada nas novas tendências. Eles exigem tecnologia de ponta, então, cada vez mais nos baseamos nessa nova geração para desenvolver novos produtos para o mercado.