Paulo Roseiro: Grupo Boticário amplia investimentos no HairCare, categoria que deve crescer mais de 16% até 2026 no Brasil
Estreia em divisão profissional, com aquisição de Truss, integra estratégia de negócios pensada para reforçar a presença das marcas na rotina de cuidados capilares dos brasileiros .
Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Categoria Beauty do Grupo Boticário. (Foto: Divulgação/Linkedin)
O mercado de hair care vive momento de expansão no Brasil que prevê crescimento de 16,9% até 2025, segundo a Euromonitor. Em 2022, o segmento foi responsável pela movimentação de $78 bilhões de dólares no Brasil, que ocupa o quarto lugar no ranking global de vendas de produtos para cabelos. O Grupo Boticário -- que engloba marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e a recém-chegada Truss -- que está entre os cinco mais representativos no ranking nacional da categoria, aposta nos cuidados com os fios e segue expandindo e investindo em tecnologia com foco nos cabelos dos seus consumidores.
Esta é uma das categorias que mais impulsionou o crescimento da companhia no último ano. “Se comparado a 2021, praticamente todas as nossas marcas apontam um incremento de receita significativo no segmento capilar, na faixa de dois dígitos”, afirma Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Categoria Beauty do Grupo Boticário. Com o propósito de avançar ainda mais em HairCare e direcionar entregas específicas e exclusivas para suprir as necessidades dos fios e dos consumidores do país, as marcas do Grupo Boticário trazem como parte integrante de sua estratégia de negócios o olhar segmentado, construindo uma proposta de valor assertiva e individualizada para os diferentes perfis dentro de cada unidade de negócios, assim como visando explorar diferentes ocasiões de consumo.
A recente aquisição de TRUSS pelo Grupo Boticário marca o início de uma trajetória voltada para o tratamento em salões de beleza e amplia significativamente sua presença na categoria de cabelos, criando um portfólio robusto para entregar soluções cada vez mais completas ao consumidor e reforça a atuação com profissionais de beleza, tendo como diferencial o desenvolvimento de produtos de qualidade reconhecida, matérias-primas e ativos de alta performance e tecnologia. “A compra de uma marca capilar forte como Truss é uma etapa estratégica da companhia no fortalecimento constante do nosso ecossistema de beleza, que expande a presença do Grupo Boticário para novos mercados”, diz o executivo.
Mas este não é o primeiro passo quando o assunto é atuação profissional no Grupo, tendo em vista que a loja conceito do Boticário, em Pinheiros, São Paulo, conta com o House of Beauty, salão de cabeleireiros exclusivo conduzido por um expert do segmento e que traz uma série de serviços exclusivos, com análise profunda da saúde dos fios e tratamentos elaborados sob medida.
Tecnologia e ciência como diferenciação no mercado
Embora o conglomerado de marcas já esteja entre os mais desejados do mercado nacional quando o assunto é o tratamento capilar, há uma necessidade de busca constante por novidades e atualizações, tendo em vista que há grande engajamento dos consumidores com a categoria, buscando conhecimento sobre temas capilares, desde ativos, composição da formulação, tendências e o que atenderá melhor às necessidades de cada cabelo.
Apontando para essa frente de pesquisa e desenvolvimento, as marcas do Grupo Boticário contam com o “Mapa de Futuro”, por meio do qual direcionam tecnologia e inovação, desde a criação das soluções até a experiência do consumidor na ponta, aliado às tendências mapeadas pelo futuro da beleza. “É preciso estar constantemente atualizado para acompanhar a contínua evolução do mercado e se colocar à frente como protagonista. Por isso, atenção, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia são os propulsores que possibilitam aliar as tendências mapeadas pelo futuro da beleza para entregar valor às marcas, desenvolver produtos premiados e criar soluções que encantem os nossos consumidores”, explica Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
O que torna cada marca única
A combinação de ciência e tecnologia faz com que as marcas do Grupo Boticário estejam entre as referências em produtos para cabelos no mercado nacional.
Em Eudora, tecnologia de ponta com resultado imediato desde a primeira aplicação com o uso de ativos sofisticados, que permite que os produtos continuem agindo nos fios mesmo após o enxágue, à utilização de inteligência artificial para desenvolvimento de produtos exclusivos, como na linha Eudora Siàge Hair-Plastia, que mapeou as principais necessidades capilares das brasileiras e combinou milhares de dados para entregar ativos como o Bio-Hialurônico e a exclusiva Biotecnologia Afinitté 4D, que eliminam a porosidade e devolvem a densidade dos fios, criando o efeito de plástica capilar.
Já Match, a marca especialista e de alta performance do Boticário conta com fórmulas específicas a cada tipo de cabelo da consumidora, além de ser pautada na ciência e que recria em laboratório os ativos mais conhecidos e potentes para o tratamento dos cabelos, transformando-os em ativos 2.0, ou seja, com maior poder de tratamento, por isso, usa elementos científicos capazes de tratar até danos mais específicos dos fios para atender às necessidades dos consumidores, que tendem a ser mais preocupados com a estética e a saúde dos cabelos, portanto, que busca tratamentos potentes e com resultados imediatos. Além de Match, o Boticário também conta com produtos capilares nas linhas Nativa SPA e Cuide-se Bem.
Quem Disse, Berenice?, que estreou sua linha capilar recentemente, traz cuidado para os tipos de cabelo em uma combinação de ingredientes em produtos que estimulam a GenZ a criar a sua própria forma de cuidar dos seus cabelos do seu jeito. São mulheres indisciplinadas, que têm o dia a dia repleto de movimento, mudança e busca por identificação, por isso, precisam de um produto com resultados visíveis rapidamente, rotina fácil e completa de cuidado e tratamento para o cabelo. “A consumidora da “GenZ” se tornou nosso foco em Quem Disse, Berenice? por buscar tendências e inovações, além de conseguir se relacionar com os benefícios democráticos dos produtos. Nossa expectativa é levar a qualidade dos produtos já conhecida em outras categorias, trazendo como proposta, a linguagem disruptiva conectada com o posicionamento da marca”, comenta Marcela.
“Nos orgulhamos em dizer que somos o maior conglomerado de beleza do país. No entanto, essa, além de ser nossa força, é um desafio importante. Afinal, temos uma pluralidade de territórios considerável, o que nos faz, constantemente, pensar na identificação e diferenciação de público, posicionamento, preço, canais, para estabelecer uma comunicação direta e precisa com o nosso consumidor. Estamos extremamente empolgados com a chegada de Truss, o crescimento da categoria e prontos para trazer novas soluções para os fios dos nossos consumidores, abrangendo cada vez mais, uma maior variedade de tipos de cabelos e ineditismos para o mercado”, finaliza a diretora.