Nestlé: Garoto terá investimento de R$ 430 milhões em operações e lançamentos
Sucesso nos negócios vai além da expansão das atividades e esbarra em uma cultura de gestão focada no bem-estar dos seus colaboradores e familiares.
Izabel Azevedo, diretora de cultura e talento da Nestlé Brasil. (Foto: Divulgação)
Há um século no Brasil, a Nestlé, em 2023, reforçou o posicionamento no mercado nacional com a aquisição da Garoto e, recentemente, da marca detentora da Kopenhagen. O sucesso nos negócios vai além da expansão das atividades e esbarra em uma cultura de gestão focada no bem-estar dos seus colaboradores, que refletem no título de uma das empresas mais desejadas para trabalhar no país.
Para seguir nesta crescente de conquista de espaço, somente entre esse ano e 2024, os Chocolates Garoto vão receber investimento de R$ 430 milhões em suas operações e produção para lançamentos em novas categoria. Em entrevista exclusiva, a diretora de cultura e talento da Nestlé Brasil, Izabel Azevedo e a head de Marketing de Chocolates da Nestlé Brasil, Mariana Marcussi, revelam os caminhos de gestão e futuro da empresa.
A Nestlé foi considerada uma das empresas mais desejadas para trabalhar no Brasil? Como a gestão olha para as demandas dos funcionários?
Pelo 22º ano seguido, a Nestlé foi reconhecida como uma das 10 empresas dos sonhos de jovens, média gestão e alta liderança no ranking “Empresas dos Sonhos”, pesquisa Carreira dos Sonhos realizada pela Cia de Talentos. Esse reconhecimento reflete como o cuidado com as pessoas faz parte da cultura da Nestlé. Nossa área de Gestão de Pessoas desempenha um papel fundamental ao proporcionar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento das pessoas colaboradoras. Também trabalhamos em iniciativas para levar saúde e bem-estar ao público interno e seus familiares. Esses investimentos nos fazem colher os benefícios de uma equipe engajada, qualificada e comprometida com o negócio.
O quanto é importante também ampliar o benefício e os projetos à família?
Na Nestlé, o cuidado com as pessoas, sejam as colaboradoras ou familiares, é cultural. Por isso, desenvolvemos internamente iniciativas voltadas à saúde e bem-estar. No ano passado, por exemplo, implantamos o Programa Giro Bem-Estar em todas as unidades de negócio espalhadas pelo Brasil, que se tornou um ponto de partida para o começo de uma jornada de atividades e saudabilidade. O objetivo da iniciativa é conscientizar a mudança de estilo de vida e, até mesmo, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Em quatro meses, a ação impactou mais de duas mil pessoas por meio de serviços online de terapia, nutrição, meditação e treinos físicos (representa 6% do quadro da força de trabalho da empresa).
Mariana Marcussi, head de Chocolates da Nestlé Brasil. (Foto: Divulgação)
Garoto e KitKat tiveram grande peso no bom desempenho da empresa. Como a Nestlé enxerga essas duas marcas daqui para frente?
Chocolates Garoto, que recentemente completou 94 anos no Brasil, anunciou um investimento de R$ 430 milhões em suas operações entre 2023 e 2024, com foco na modernização e na ampliação da unidade de Vila Velha (ES) e da instalação de linhas de produção para lançamentos em novas categorias. O valor contempla a indústria 4.0, com automação e robotização que garante maior eficiência e inteligência operacional, tornando a fábrica ainda mais digital e conectada. Vale ressaltar que nos dois últimos anos, a fábrica investiu mais de R$270 milhões para a modernização e a expansão de linhas de produção, além de processos mais sustentáveis.
Ao falarmos de Kit Kat, podemos mencionar o investimento na linha de produção na unidade de Caçapava, interior de São Paulo, que possibilitou otimizar a operação, ampliar as possibilidades de produção, como formatos, sabores e quantidades do produto, além de alcançar altos índices de produtividade e eficiência. Nessa planta, instalamos uma central privativa 5G que proporciona a utilização de uma rede com conectividade segura e de alta velocidade que impulsiona a transformação digital dentro da fábrica. Trata-se de uma rede 100% dedicada e que opera completamente separada da rede móvel pública.
Paralelamente, também possui outras tecnologias, como os óculos de realidade aumentada que permitem manutenção e acompanhamento remoto em tempo real da produção.
Este ano, Kitkat realizou o patrocínio do festival de música The Town 2023. Trata-se de um dos maiores investimentos da marca no país até agora, podendo considerar dezenas de milhões de reais. A parceria inclui promoção, plano de mídia, ação com artistas e influenciadores, eventos, distribuição de brindes e investimentos no ponto de venda.
Em agosto, Garoto celebrou 94 anos de existência. A utilização de cacau 100% brasileiro em seus produtos, assim como o reconhecimento de ter a caixa de bombom mais vendida do país, segundo levantamento da Nielsen Retail Index, são algumas das principais conquistas da marca durante essa trajetória.
Na divulgação de resultados do primeiro semestre, a Nestlé apresentou um bom crescimento no Brasil. Quais são as perspectivas de crescimento para os próximos meses?
As vendas no Brasil cresceram à forte taxa de dois dígitos, lideradas por confectionery, nutrição infantil e produtos lácteos. Em âmbito da América Latina, registou-se forte crescimento sustentado em todas as regiões geográficas e categorias de produtos apoiado pela precificação, forte desempenho operacional e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em pet food, nutrição infantil e produtos culinários. A Nestlé segue direcionando, cada vez mais, o crescimento das vendas orgânicas para uma faixa de 7% a 8% de forma global. Portanto, espera-se que a margem de lucro operacional subjacente permaneça entre 17,0% e 17,5% e que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.