Natura Ventures investe em startup de logística que gera impacto social

Parceria com a startup WareClouds especializada em micro-hubs logísticos integra Consultoras de Beleza como ponto-chave da rede de entregas, ampliando eficiência e geração de renda.

Jose-Manuel-vice-presidente-de-Novos-Negocios-da-Natura-768x512José Manuel Silva, vice-presidente de Novos Negócios da Natura. (Foto: Divulgação)

O Natura Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Natura, anunciou um novo investimento estratégico, na Wareclouds. A startup, que transforma residências em micro-hubs logísticos, chega para otimizar as entregas e, ao mesmo tempo, potencializar a rede de Consultoras de Beleza da marca, oferecendo uma nova fonte de renda para a força de vendas.

Liderada pelo Natura Ventures, fundo gerido pela VOX Capital, a rodada pré-série A também atraiu investimentos da CLIN - Chile Global Ventures e da Driven, fundo de VC com atuação nas Américas.

A parceria vai além da inovação logística, unindo tecnologia e propósito. O modelo da Wareclouds permite que as Consultoras de Beleza se tornem proprietárias de um espaço para armazenamento, transformando suas casas em pontos de estoque e distribuição. Essa descentralização da cadeia logística não só promete entregas mais ágeis e eficientes, mas também cria um impacto social significativo ao gerar renda adicional para as consultoras. Inicialmente, a solução será testada nas cidades de Sorocaba (SP), Belém (PA) e também no Chile.

“Investir na Wareclouds é investir no futuro da logística na América Latina. Acreditamos que uma cadeia mais ágil, inteligente e digital é essencial para levar nossos produtos e propósito cada vez mais perto das pessoas. A parceria fortalece nossa visão de integrar inovação e impacto real, apoiando e incentivando as consultoras a serem polos de micro distribuição para os consumidores, com soluções que reduzem custos, aumentam eficiência e aceleram a transformação digital do setor. Para a Natura, não é apenas uma aposta tecnológica, é um compromisso com a regeneração de valor em toda a cadeia”, comenta José Manuel Silva, vice-presidente de Novos Negócios da Natura.

“A parceria com a Wareclouds nos permite revolucionar a nossa logística urbana, conectando tecnologia e pessoas para oferecer uma experiência de entrega mais rápida e eficiente. O modelo de micro hubs e crowdsourcing traz mais agilidade na última milha, beneficiando diretamente nossas Consultoras de Beleza e nossos consumidores do nosso e-commerce. Estamos animados com os resultados iniciais e com o potencial de escala desta colaboração”, explica Eduardo Sá, diretor de Supply Chain na Natura.

A Wareclouds, fundada no Chile e com operação no Brasil, se conecta a grandes varejistas, proprietários e parceiros de entrega, criando uma rede logística flexível e escalável.

“Nossa missão sempre foi habilitar uma logística rápida, flexível e eficiente através de uma economia colaborativa, apoiada pela comunidade. A parceria com a Natura nos permite dar um passo além, escalando uma solução que transforma a logística em um verdadeiro motor de impacto positivo. Hoje, cerca de 70% dos nossos parceiros nos micro hubs são mulheres e, junto com a Natura, poderemos ampliar ainda mais esse alcance, fortalecendo especialmente a rede de consultoras de beleza”, afirma Arturo Quiroz, CEO e cofundador da Wareclouds.

Este investimento reforça a estratégia da Natura Ventures de apoiar startups que fortaleçam o ecossistema de inovação da companhia, com capital inicial de R$ 50 milhões e meta de alcançar 15 startups no portfólio.