Líderes consideram que pontos de virada são inevitáveis para transformação nas empresas
Ponto de virada pode resultar na melhora do desempenho em processo ou projeto específico, fazendo com que os profissionais prosperem nos seus objetivos.
Praticamente todas as transformações (96%) passaram por pelo menos um ponto de virada. (Foto: Unsplash)
Amaioria dos líderes (79%) considera que os pontos de virada são inevitáveis para a transformação nas empresas. Porcentagem semelhante (72%) concorda que é fácil perder os sinais de que algo está saindo errado em um programa de transformação. Já 61% dizem que é difícil saber quando intervir ou manter o curso durante uma transformação. Os dados são de estudo da EY com a Saïd Business School da Universidade de Oxford. Para chegar a eles, foram entrevistados, entre junho e julho do ano passado, 846 líderes seniores e 840 funcionários provenientes de empresas com mais de US$ 1 bilhão em receitas anuais em 16 setores industriais e 23 países nas Américas, Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio, Índia e África.
Praticamente todas as transformações (96%) passaram por pelo menos um ponto de virada, que representa momentos decisivos para o sucesso ou fracasso das mudanças nas organizações. O ponto de virada pode resultar na melhora do desempenho em processo ou projeto específico, fazendo com que os profissionais prosperem nos seus objetivos, ou ocasionar a falha do programa de transformação.
Em ambos os casos, há reflexos na experiência emocional dos colaboradores. Os pontos de virada bem-sucedidos têm 1,9 vez mais probabilidade de fazer com que o programa de transformação supere os KPIs traçados. Além disso, a probabilidade é quase o dobro de melhorar a preparação e a motivação da força de trabalho para a próxima transformação, o que contribui para fazer com que a organização abrace um estado de mudança contínua, cenário desejável no ambiente atual de intensa modificação.
Por outro lado, os pontos de virada malsucedidos não melhoram o desempenho dos processos ou projetos, piorando a situação deles. Eles têm 1,6 vez mais probabilidade de levar toda a transformação a um desempenho inferior e 3,4 vezes mais chances de despertar nos colaboradores emoções negativas, como tristeza e ansiedade, trazendo assim prejuízos para o bem-estar da força de trabalho e para a organização em geral.
Atenção para o início do projeto de transformação
Ainda que os pontos de virada possam ocorrer a qualquer momento durante o programa de transformação, três quartos deles acontecem nas fases de planejamento e de implementação inicial, ainda de acordo com o estudo. Por isso, abraçar, começando pelo engajamento da liderança, esses primeiros pontos de virada coloca o programa em uma trajetória ascendente.
Há basicamente dois fatores que desencadeiam pontos de virada. O primeiro são as ameaças externas, como pandemias, guerras ou choques econômicos. Essas situações costumam estar interligadas, já que pandemias ou guerras geram inevitavelmente crises econômicas. O segundo reúne as questões e os desafios internos das próprias empresas, que precisam entregar resultados consistentes de negócio. As organizações que lançam um programa de transformação estão se movendo para um novo estágio.
Até a chegada a essa etapa, há um estado de desalinhamento, também conhecido como espaço intermediário, que cria um desequilíbrio tanto no lado racional, em aspectos como tecnologia, modelo operacional, incentivos e capacidade, quanto no emocional, como propriedade da solução, dinâmica de poder e comportamentos dos colaboradores. A falta de clareza sobre como proceder para obter sucesso na transformação faz a diferença entre o sucesso e o fracasso. Quanto mais estiver claro o caminho a ser percorrido, com a adoção dos instrumentos adequados, melhor para o resultado final.
Para obter essas constatações, o estudo considerou entrevistados envolvidos em uma grande transformação na sua organização atual nos últimos cinco anos, centrando-se em um único ponto de virada, que foi definido como o momento em que a liderança acredita que uma transformação saiu ou sairá do rumo e intervém com a intenção de melhorar seu desempenho ou seus resultados.