Haus, do Grupo Stefanini, investe em IA para impulsionar a transformação dos negócios e mira na internacionalização

Na Gauge, empresa que compõe a plataforma de marketing digital do grupo, soluções garantem aos clientes ganho de eficiência em escala, redução de prazos e custos.

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Na Gauge, empresa que compõe a plataforma de marketing digital do grupo, soluções garantem aos clientes ganho de eficiência em escala, redução de prazos e custos (Foto: Unsplash)

Em um mercado cada vez mais interessado em Inteligência Artificial (IA), especialmente com a chegada do ChatGPT, muitas empresas ainda estão buscando orientação sobre como dar os primeiros passos nessa jornada. De acordo com um relatório da Bloomberg Intelligence, estima-se que o mercado de IA atinja US$ 1,3 trilhão até 2032, com um movimento de US$ 40 bilhões somente no ano passado.

É nesse contexto que a Gauge, parte da Haus, ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini, se destaca como a parceira ideal para orientar e implementar soluções com resultados reais para os negócios de seus clientes. Além do amplo conhecimento em Marketing e Martech, a Gauge conta com a expertise do Grupo Stefanini, que há mais de 10 anos desenvolve soluções de IA.

Atualmente, a Gauge oferece ao mercado três soluções que trabalham com IA. A primeira delas é direcionada para empresas com alto volume de criação para redes sociais, principalmente aquelas que têm operação in house ou com agências parcerias. A solução proporciona ganho de eficiência com escala e baixo investimento, sem perder a qualidade. Por meio da IA, automatiza todo o processo de criação das peças de ponta a ponta com alta qualidade, sem precisar de uma equipe humana tão grande.

Ao receber o briefing ou até mesmo uma arte de modelo, a ferramenta mapeia os elementos e faz a construção da peça e seus desdobramentos de maneira completa: imagem, texto (para uso na imagem e legenda, incluindo hashtags para deficientes visuais, entre outros), criação de campanha (com sugestões de pautas, calendário de postagens e sugestão dos melhores dias para incluir nos perfis), responding, performance de mídia e relatoria. Tudo de acordo com a necessidade de cada cliente.

“Com base nesse desdobramento de peças, conseguimos ajudar empresas como franquias, por exemplo, que possuem um alto volume de postagens entre seus franqueados e que precisam manter o padrão sem perder a personalização de cada unidade. Por meio da nossa metodologia usando a IA, conseguimos criar posts com regionalização, incluindo até dialetos locais. Unimos o melhor da Inteligência Artificial e humana para otimizar o dia a dia dos negócios e gerar ganhos”, comenta Felipe Rodriguez, CEO da Gauge.

De acordo com dados do laboratório de inovação da Gauge, essa solução, mesclando IA com atividades elaboradas por humanos, reduziu em até 70% o tempo de criação do planejamento de pauta e desdobramento de peças – o que era feito em um mês, aproximadamente, agora é realizado em dois dias. Além disso, trouxe melhoria na qualidade dos entregáveis: mais de 60 variações e desdobramento de peças criativas por dia, adequadas aos guides de marca; até 85% de redução nos custos da equipe e escalabilidade das peças em poucos cliques (criação de enxoval de peças de mídia como banners, stories e e-mails marketing).

A segunda solução, por meio da IA, cria comandos automatizados que possibilitam a alteração em escala dos subsites, proporcionando crescimento rápido, sustentável e com ganho de agilidade, por atuar em fluxo com menos etapas. A ferramenta avalia a otimização para mecanismos de buscas a partir da análise de Scorecard dos 5 pilares de SEO, usando a IA para automatização de tarefas e aceleração dos entregáveis.

Com base nos clientes da Gauge que já usam a solução, houve redução de até 85% no tempo de recomendações técnicas, 63% no tempo de criação de conteúdo e 55% no prazo das implementações.

A terceira solução, com objetivo de observability, auxilia empresas com muitos dashboards a serem observados a garantirem a confiabilidade dos dados por meio da IA. Com o uso da plataforma, é possível controlar o crescimento no volume de dados e quais devem ser acompanhados, além de possibilitar a geração de insights automatizados.

“A vantagem dessa solução é que a entrega é mais assertiva, pois a detecção e correção de erros são mais rápidos. Além disso, a plataforma da Gauge tem como diferencial a personalização. Conseguimos entender cada detalhe do negócio para melhor atendê-lo”, afirma Felipe.

"Muitas empresas estão ansiosas para explorar as oportunidades oferecidas pela IA, mas frequentemente se veem sem orientação sobre como dar o primeiro passo. A Gauge preenche essa lacuna, compreendendo profundamente o negócio de nossos clientes e identificando as dores ou oportunidades que a IA pode trazer, seja no crescimento do negócio ou na melhoria da eficiência", complementa Guilherme Stefanini, CEO do ecossistema Haus.

Internacionalização

Atualmente, a Gauge está com cerca de 30 clientes ativos e pretende expandir sua atuação não só no Brasil, mas internacionalmente. Esse é um dos focos do ecossistema Haus, do qual a empresa faz parte.

Na América Latina, a Gauge já atua com estratégias de marketing digital para a GDO e Jet Smart. Recentemente, conquistou as contas da Chiquitas (Europa) e Pyxant (EUA).

“A abordagem centrada no cliente, o conhecimento multidisciplinar e as parcerias estratégicas posicionam o ecossistema Haus como um parceiro estratégico para o marketing das empresas. Já estamos com equipes formadas na América Latina e o objetivo é expandir para os demais continentes. Ao fornecer soluções inovadoras e mensuráveis, capacitamos as organizações a aproveitarem todo o potencial da IA e demais tecnologias e colherem benefícios tangíveis em um mundo empresarial cada vez mais orientado pelo universo digital”, finaliza Guilherme.