Grupo Panvel tem crescimento de quase 18% em sua marca própria e aposta em lançamentos para seguir o ritmo
Companhia reforça a estratégia de crescimento e deve fechar o ano com 350 lançamentos.
Companhia deve fechar o ano com 350 lançamentos. (Foto: Divulgação)
Um dos grandes ativos do Grupo Panvel, a marca própria apresentou um bom crescimento no segundo trimestre de 2023, com aumento de 17,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e participação de 6,9% no total das vendas do varejo. Os produtos Panvel ganham ainda mais destaque no recorte mix Higiene e Beleza: 17,7% de participação nas vendas e um aumento de 28,7% se excluídos os itens relacionados à covid, como máscaras, que sazonalmente responderam por boa parte das vendas em 2022.
E no ano em que a rede de farmácias completa 50 anos, a companhia quer ver esses números crescerem ainda mais, por isso reforça a estratégia e deve fechar o ano com 350 lançamentos, que incluem produtos de hidratação e perfumação corporal, higiene bucal infantil e maquiagem. Para o corpo, a aposta é o reforço da linha Panvel Instantes, com novas fragrâncias – amêndoa, leite de cabra e oliva verbena. E para as crianças, itens como enxaguatório bucal e escova de dentes licenciados do Show da Luna.
Estudo da Nielsen encomendado pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), em 2022, mostra crescimento de valor de marca própria na média global de 3,5%. Na América Latina, esse número sobe para 27,4%. A combinação inflação e produtos com preço até 30% menos – 36% no segmento farma – é uma das razões. No entanto, não é só isso. O levantamento aponta qualidade, disponibilidade e recomendação como drivers dessa compra.
“Quando a gente fala de Panvel, percebemos essa relação de confiança com a marca. Quebramos o paradigma de que marca própria é apenas marca alternativa e nossos clientes sabem disso. Temos muitos estudos para desenvolver produtos e também um time de loja atento às demandas dos consumidores que podem, em algum momento, serem traduzidas em novos produtos da nossa marca”, explica o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.
Se no período da pandemia os itens para a casa foram protagonistas, agora a fase é do autocuidado, com produtos para o corpo, skincare e maquiagem. “Tivemos crescimento de 20% na venda de maquiagem, uma categoria movida pela tendência e pela inovação. Neste ano, serão pelo menos 35 novos produtos, como primer iluminador, novas paletas de sombras com diferentes cores e apresentações, em edições limitadas”, afirma.
No primeiro trimestre, a marca Panvel Make Up apresentou crescimento de 26,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando-se na liderança de categoria. Panvel Faces também foi destaque, com alta de 21% no período A marca Panvel Baby, linha de produtos para cuidados de bebês e uma das principais marcas do grupo, apresentou crescimento robusto de 37,7%.
A Nielsen estima que as marcas próprias estão presentes em 40% dos lares brasileiros. O executivo acredita que os produtos Panvel representam uma boa fatia desse bolo nos locais em que a companhia está presente. “Temos mais de 1.000 unidades de produto ativos, somos referência em marca própria e estamos constantemente buscando tendências, fornecedores e novas oportunidades para atendes nossos clientes.”