Fernando Riva, da Iteris: 'Os investimentos em governança e cibersegurança foram essenciais para o amadurecimento'
Co-CEOs da Iteris falam sobre crescimento acelerado, cultura empresarial para retenção de clientes e perspectivas de futuro.
Marcelo dos Santos e Fernando Riva, co-CEOs da Iteris. (Foto: Divulgalção)
Com 10 anos de mercado, a Iteris, multinacional de consultoria em serviços de tecnologia, vive um momento de crescimento exponencial. Desde a pandemia e o aumento da busca por soluções tecnológicas, a empresa viu seu faturamento decolar, ultrapassando os R$ 222 milhões em 2023 e alcançando crescimento médio de 40%.
A Iteris possui escritórios no Brasil e nos Estados Unidos e, acompanhando seu crescimento, passou a avançar na Agenda ESG, aderindo ao pacto Global da ONU.
Você pode falar um pouco mais sobre a Iteris?
Marcelo dos Santos: A Iteris é uma multinacional de consultoria em serviços de tecnologia, especialista no desenvolvimento de soluções digitais e inteligência artificial.
Com mais de uma década de operação e escritórios em Atlanta, nos EUA, em Barueri (SP) e em São Paulo, apoiamos mais de 100 clientes de segmentos como agro, finanças e meios de pagamento, varejo, saúde, educação e entretenimento, e marcas como Globo, Nutrien, C&A e PagBank a implementarem projetos de transformação digital em diferentes níveis. Atuamos desde a concepção de produtos digitais customizados para a realidade de cada cliente, passando pela arquitetura, programação, teste, implantação e suporte, cobrindo todo o ciclo de digitalização do nosso cliente.
Desde 2023, temos atuado no modelo de studios, que são grupos de especialistas de áreas que se complementam. O studio de Product, Design & Management, por exemplo, atua na entrega completa de projetos de planejamento, design e gestão de produtos digitais. Já o nosso studio de Engineering possui uma equipe multidisciplinar com profissionais especializados em diferentes frentes, como Modern Apps, Solution Architeture, Cloud & DevOps, Quality Assurance, e Low-code Apps, e que exercem um papel consultivo e estratégico para os clientes.
Por fim, o nosso studio de Data & AI desenvolve projetos que vão desde a engenharia de dados e machine learning, passando pela visualização de dados e business intelligence até soluções baseadas em inteligência artificial, atuando de ponta a ponta nas demandas dos nossos clientes.
Além disso, desenvolvemos um software chamado CAP Platform, uma plataforma de automação e gestão de processos All-in-One, ou seja, que pode ser aplicada a todas as áreas de negócios da empresa, e que utiliza a inteligência artificial generativa para garantir a centralidade das informações e a fluência em processos que dependem de mais de um departamento. O CAP possui hoje mais de 130 mil usuários ativos em 10 países diferentes, como Brasil, Chile, Peru, Colômbia e EUA.
E um ponto que sempre gosto de reforçar e que considero fundamental em toda a trajetória da Iteris até aqui é o compromisso que temos em construir laços reais e duradouros com nossos clientes, colaboradores e parceiros. Grande parte dos nossos clientes, inclusive, estão conosco há mais de 5 anos, e isso é reflexo da cultura que temos construído a cada dia.
Qual é o faturamento anual da empresa? Há expectativa de crescimento para o próximo ano?
Fernando Riva: Em 2022 registramos um faturamento de R$ 222 milhões e um crescimento médio de 40% na nossa operação brasileira e 57% na Briteris, nossa subsidiária norte-americana.
Esse crescimento exponencial vem ocorrendo desde 2020 como um reflexo do aquecimento do setor de tecnologia a partir da necessidade urgente de adequar as empresas à realidade da pandemia e do mundo pós-pandemia. Para o triênio 2023/2025, a expectativa é retornarmos à nossa média de crescimento padrão, em torno de 25% ao ano, tanto no Brasil quanto nos EUA, mas ainda mantendo os nossos investimentos em pesquisa e implementação de novas tecnologias e no crescimento e desenvolvimento dos nossos colaboradores.
Já na nossa frente de produto, o CAP Platform, que foi um dos nossos focos neste ano e continuará sendo no próximo ano, a expectativa é fechar 2023 com um crescimento de 100% de ARR (Annual Recurring Revenue).
Qual é o momento atual da empresa?
Fernando Riva: Como tivemos um ano bastante desafiador em 2023, aproveitamos para olhar para dentro e evoluir alguns temas importantes, sobretudo os relacionados à governança, cibersegurança e proteção de dados, com foco na segurança da informação e na proteção de dados da Iteris e de nossos clientes.
Também aproveitamos para avançar na Agenda ESG e nos tornamos signatários do Pacto Global, da ONU. Ao aderir ao movimento, unimos forças com clientes, parceiros, fornecedores e outras empresas e organizações para enfrentar os desafios sociais e econômicos atuais e reafirmamos nossa missão em apoiar a construção de um mundo melhor para todos e todas.
Marcelo dos Santos: Recentemente também adotamos uma nova estrutura organizacional, com o objetivo de adequar o modelo de governança corporativa ao já praticado pelo mercado, com mais de um executivo à frente do negócio. O Fernando Riva e eu atuávamos como VPs da companhia, assim como o terceiro fundador da Iteris, Sérgio Ferreira. Com as mudanças, Riva e eu assumimos como co-CEOs e o Sérgio passou a liderar a nossa operação americana, a Briteris, como CEO.
Um outro ponto que deve ser mencionado é a nossa evolução tecnológica neste ano. Aprimoramos a nossa área de P&D e temos direcionado cada vez mais os nossos esforços para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas a inteligência artificial. Temos um grupo de profissionais especialistas no tema que têm atuado junto ao time de engenharia, liderado pelo nosso CTO, Ivan Kurt, na busca por aplicações da tecnologia internamente e para nossos clientes.
Também anunciamos recentemente a contratação de Cláudio Pinheiro, ex-IBM, como Head de Data & AI para atuar nessa frente.
Quais são os principais alvos de investimento da companhia e quais são as perspectivas em termos de evolução negócios e ofertas?
Fernando Riva: Os investimentos em governança, cibersegurança e proteção de dados que fizemos neste ano foram essenciais para o amadurecimento do Grupo Iteris de forma global, impactando nossa operação no Brasil e nos EUA, e fortalecendo a nossa estratégia de expansão no mercado internacional.
Marcelo dos Santos: Também continuaremos direcionando esforços para nossa área de P&D para mantermos a Iteris e seus clientes sempre na vanguarda da inovação tecnológica. A inteligência artificial, um dos focos do time de pesquisa, já é um diferencial do CAP Platform, nossa solução All-In-One para automação e gestão de processos de negócios e fluxos de trabalho, além de apoiar na aceleração dos nossos projetos da consultoria.
Quais são as projeções e os próximos passos da companhia?
Marcelo dos Santos: Estamos bem focados na expansão da nossa operação internacional por meio da Briteris, nossa subsidiária norte-americana. Além disso, na frente de consulting services, temos direcionado nossos esforços para o mercado de banking as a service e payments, buscando colocar nossos clientes na vanguarda das inovações do setor. Já na frente de produto, vamos continuar focados em escalar o CAP Platform e desenvolver novas features a partir da inteligência artificial.