Bourbon tem o maior faturamento de sua história

Rede hoteleira teve recorde de faturamento em 2022 e já cresceu 54% em receita bruta no primeiro trimestre de 2023.

bourbon
A rede fechou o ano de 2022 com o maior faturamento de sua história. (Foto: Divulgação)

A Rede Bourbon Hotéis e Resorts fechou o ano de 2022 com o maior faturamento de sua história, registrando crescimento de 39% e superando todas as expectativas. O balanço altamente positivo retrata a eficiência das operações hoteleiras do grupo implementadas nas unidades da rede que se conectaram com as novas tendências ligadas aos novos hábitos dos clientes, além da ampliação do uso de ferramentas digitais e de serviços de excelência, fatores primordiais para maior e melhor experiência dos hóspedes.

Alguns índices evidenciam essa ascensão da Bourbon Hotéis & Resorts, como o EBITDA, indicativo importante para refinar a análise do caixa operacional de uma empresa, que aponta crescimento de 153% em 2022. A rede também obteve alta de 25% no RevPAR, outra métrica usada no segmento hoteleiro para medir desempenho. As marcas alcançadas se tornam mais expressivas levando-se em consideração que o crescimento ocorreu após o período agudo da pandemia, que impactou profundamente todo o segmento.

“O sucesso da Bourbon está na nossa cultura, focamos na excelência do produto, no cuidado com as pessoas e na comunicação eficiente. Tivemos mudanças sociais e comportamentais importantes nos últimos anos. O brasileiro redescobriu o turismo interno, desfrutando dessa experiência com a família, e muitas vezes conciliando com o trabalho, por conta das atividades remotas”, explicou Alceu Vezozzo Filho, presidente da Rede Bourbon Hotéis & Resorts.

Além de encerrar 2022 com números importantes, a rede hoteleira já iniciou 2023 com outras marcas expressivas. O primeiro trimestre deste ano foi altamente positivo, com aumento de 54% da receita bruta. Além disso, o TRevPAR, que avalia a renda total que um hotel gera por quarto disponível, teve crescimento de 49%, assim como a ocupação diária que subiu 15%.

“Soubemos superar as adversidades e acompanhar todas as mudanças. A relação dos hotéis com os hóspedes e com os eventos corporativos se transformaram e hoje alcançamos resultados melhores que nos anos anteriores”, disse Alceu Vezozzo Filho.

A receita gerada tem como uma das consequências proporcionar mais investimentos nas unidades da rede. Sendo assim, inicialmente as áreas de lazer dos resorts da Bourbon foram contempladas. Recentemente, o grupo hoteleiro anunciou aporte de R$ 16 milhões no Bourbon Atibaia Resort, que terá um parque aquático indoor, com previsão de inauguração para julho de 2023, e ainda realizou o retrofit em 200 apartamentos. O próximo a receber investimentos de grande porte será o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort.

“Conquistamos números excelentes e isso só retrata o crescimento contínuo da Bourbon Hotéis & Resorts. Apresentamos um forte desempenho financeiro, o que colabora para podermos investir ainda mais nas unidades e sempre oferecer o melhor para os nossos hóspedes”, comentou Edilson Rodrigues, CFO da Rede Bourbon Hotéis & Resorts.

Foco na Excelência de Serviços e Experiência dos Clientes

Em 2023, a Bourbon Hotéis & Resorts completa 60 anos de fundação e se consolida ainda mais como uma das principais redes hoteleiras do país e prepara diversas novidades com foco em hospitalidade e gastronomia. Atualmente, a Bourbon conta com 24 unidades, espalhadas pelo Brasil, Argentina e Paraguai. São aproximadamente 5.000 acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes do Brasil.

Os resultados financeiros positivos do Bourbon são consequências de práticas bem-sucedidas, direcionadas ao conforto e à melhor experiência dos seus hóspedes. Em 2022, por exemplo, 10 unidades da rede conquistaram o selo do Tripadvisor Traveller’s Choice e 22 unidades na Certificação da Booking, duas das plataformas mais relevantes em turismo e viagens do mundo. Tais reconhecimentos validam a excelência da Bourbon, pois o prêmio é concedido mediante a avaliação dos viajantes que frequentaram seus hotéis e resorts.

“A excelência nos serviços e produtos entregues aos clientes continua sendo o objetivo prioritário da Bourbon. O grupo tem a premissa de fazer investimentos contínuos nos empreendimentos hoteleiros incluindo modernização de quartos, áreas sociais e a ampliação de espaços e novas atrações para lazer”, com o foco na experiência do hóspede/cliente”, complementa Nilton Camillo, CCO da Rede Bourbon Hotéis & Resorts.

Neste ano, o Gran Bourbon Asunción Hotel, uma das unidades internacionais da rede, localizada no Paraguai, conquistou a certificação cinco estrelas da Secretaria Nacional de Turismo do país. O hotel é o único da capital Assunção e um dos únicos do Paraguai a ser inserido nessa categoria.

Clube de férias

Implantado no Bourbon em 2019, o programa Time Share cresceu de forma exponencial com a retomada do lazer. Atualmente, o Bourbon Destination Club, espécie de clube de férias com sistema de pontuação que pode ser convertido em hospedagens, conta com mais de 3.500 contratos ativos e uma carteira de recebíveis superior a R$ 70 milhões. Em 2022, houve um crescimento de 64% no faturamento em relação ao ano de 2021.