Arezzo&Co apresenta recorde de receita bruta e totaliza 6,1 bilhões em 2023, aumento de 16,4%
Em mais um ano sólido, companhia atinge 54,5% de margem bruta e um lucro líquido superior em 8,7%, ambos ante 2022.
Alexandre Birman, CEO e CCO da Arezzo&Co. (Foto: Divulgação)
A Arezzo&Co, grupo responsável pela Arezzo, Schutz, Anacapri Grupo Reserva, entre outras, apresentou em mais um trimestre resultados sólidos, acima do esperado pelo mercado. No 4T23, a companhia reportou um crescimento de 11,3% de receita bruta, totalizando R$ 1,8 bilhão na comparação com o mesmo período do ano passado. Outro destaque deste trimestre foi a Margem Bruta Recorrente, que totalizou 56,2%, o que representa 2,4 p.p de elevação na comparação com 4T22 e chancela eficiência financeira da Arezzo&Co.
No último trimestre do ano passado, a margem EBITDA Recorrente totalizou 15,5%, o que corresponde a um aumento de 0,9 p.p. (90 bps), além de uma redução de 130 bps dos custos fixos sobre a receita líquida. O EBITDA Recorrente, que desconsidera efeitos não recorrentes, totalizou R$ 221,4 milhões, crescimento de 16% contra o mesmo trimestre do ano passado.
Os resultados consolidados do ano de 2023 também reforçam a força dos negócios da Arezzo&Co. O EBITDA Recorrente totalizou R$ 801,4 milhões, aumento de 22% ante o ano de 2022. O lucro líquido no ano cresceu 8,7% ante 2022 e totaliza R$ 419,9 milhões. No ano, a Arezzo&Co registrou receita bruta e mais uma vez recorde de mais de R$ 6 bilhões, um crescimento de 16,4% na comparação com o ano anterior.
“A Arezzo&Co em 2023 demonstrou agilidade e capacidade de adaptação ao cenário externo, além de uma estratégia eficaz na gestão portfólio de marcas. Atingimos um novo recorde histórico, mesmo contra uma forte base de resultados em 2022, fruto da habilidade de execução e entrega do nosso time, alinhados à nossa cultura como maior house of brands de moda do Brasil”, afirma Alexandre Birman, CEO e CCO da companhia.
Quando observado, a linha de sell out DTC, que contempla franquias, web commerce e lojas próprias, já soma R$ 1,6 bilhão no 4T23, incremento de 14,9% vs igual período do ano passado. Mesmo com a forte base de comparação, o indicador encerrou o ano com R$ 4,8 bilhões, um crescimento de 15,9% ante 2022 e com uma forte base de crescimento de 38,1% superior em relação a 2021. O e-commerce, que já representa 25% da receita bruta da companhia, totalizou em 2023 com uma receita bruta de cerca de R$ 1,4 bilhão, o que representa um crescimento de 66,3% em relação a 2021 (R$ 816,2 milhões) e 24,7% de crescimento em relação a 2022 (R$ 1 bilhão).
Resultados recordes nos canais de venda
Em mais um trimestre, a estratégia multicanal se chancela como uma fortaleza do grupo. Os canais físicos monomarcas cresceram 10,8% na comparação com 4T22, a frente de franquias elevou sua receita em 5,7% também ante o mesmo período, com um faturamento de R$ 361 milhões, ambos comparados com o mesmo período do ano passado. O segmento de lojas próprias expandiu sua receita em 15,1%, totalizando um faturamento de R$ 462 milhões. Atualmente, o grupo já conta com 5,6 milhões de clientes ativos na base no 4T23, ou seja, que compraram nos últimos 12 meses, uma expansão de 7,1% em relação a 4T22.
“No Brasil, nós seguimos crescendo bem acima do mercado e expandindo o nosso market share, o que demonstra a eficácia das nossas estratégias. Atualmente, temos 38,4% de market share no segmento de calçados e bolsas, o que, segundo as nossas expectativas, representa um crescimento de 3,5 p.p. em relação a 2022, um grande motivo de comemoração, e seguiremos neste próximo focados nesta avenida de crescimento”, conclui Rafael Sachete, CFO da Arezzo&CO.