59% dos líderes brasileiros apontam a gestão de pessoas, processos e cultura como o principal desafio de 2024
Percepção foi captada pelo G4 Educação, em pesquisa realizada com 6.401 gestores e líderes de empresas brasileiras, entre agosto e dezembro de 2023.
Melhorar a gestão de pessoas, processos e a cultura da companhia é o item número 1 da lista “a fazer”. (Foto: Unsplash)
“Arrumar a casa” é o principal desafio dos negócios para os gestores neste ano. Melhorar a gestão de pessoas, processos e a cultura da companhia é o item número 1 da lista “a fazer” dos empresários em 2024, ficando atrás de desafios relacionados ao crescimento da empresa. Em 28% dos casos, a ambição se manifestou por meio de diferentes dores como estratégias de vendas e eficiência dos canais de aquisição. E para 41,9% dos profissionais ouvidos, as estratégias de vendas estão entre os principais desafios dos negócios em 2024.
Essas três áreas foram apontadas por grande parte dos 6401 gestores entrevistados para compor o estudo Relatório Visão 2024: Negócios no Brasil, produzido pelo G4 Educação. O mapeamento captou os principais desafios, ouvindo executivos atuantes em 15 segmentos da economia: 22,2% deles estão ligados ao comércio e varejo, 15,1% está no setor de serviços e 10,3%, em construção e infraestrutura.
“Partindo do cenário desafiador que marcou o ambiente empreendedor em 2023 - quando uma quantidade assombrosa de negócios fecharam, mais de 2 milhões, número 25% maior que no ano anterior - nosso objetivo foi desenvolver uma análise inédita sobre as dores dos empresários brasileiro e apontar tendências que vão impactar os negócios neste ano”, destaca o presidente e fundador do G4 Educação, Tallis Gomes.
Os desafios mapeados e sua representatividade
|