5 passos para identificar uma boa oportunidade de negócio
Reconhecer uma lacuna não solucionada no mercado pode ser o início de um empreendimento de sucesso.
Reconhecer uma lacuna não solucionada no mercado pode ser o início de um empreendimento de sucesso (Foto: Divulgação)
Abrir o próprio negócio, nos próximos três anos, é o sonho de 51 milhões de brasileiros, segundo dados da edição de 2022 da Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).
O primeiro passo para tornar este sonho em realidade consiste no reconhecimento de boas oportunidades de negócios, o que exige atenção a diversos aspectos que, à primeira vista, são desafiadores. Com o objetivo de auxiliar potenciais empreendedores a identificarem essas chances, Fernanda Konradt de Campos, especialista da Fundação CERTI e consultora do Programa Centelha - um dos maiores programas do Governo Federal de fomento ao empreendedorismo inovador no Brasil - lista as principais dicas para nortear o início desta trajetória.
Fique de olho nas oportunidades
O primeiro passo é estar ciente das possibilidades que a área de interesse envolve, sejam elas necessidades não solucionadas no mercado, tendências emergentes, mudanças comportamentais, sociais e tecnológicas. Acompanhar notícias especializadas, em diferentes formatos, além de insights de especialistas do setor, auxiliam neste processo.
Identifique problemas sem solução
Reconhecer uma lacuna não solucionada no mercado pode ser uma ótima oportunidade de começar um negócio. E essa brecha não necessariamente precisa ser grandiosa e muito desafiadora. Mesmo sendo algo simples, é importante que a solução resolva ou proponha uma nova forma para lidar com essa dor do mercado.
Observe quem já está no mercado
Acompanhar empreendimentos da área em que você deseja começar um negócio é muito importante, pois permite o reconhecimento de possibilidades não exploradas. Identifique essas chances nos produtos e serviços oferecidos, sempre tendo em mente como a sua solução pode aprimorar o que já está no mercado.
Escute seus potenciais clientes
Seja por meio de pesquisas de mercado ou solicitação de feedback sobre as ideias, mantenha sempre um canal de comunicação com os potenciais clientes do seu negócio. Assim, você terá uma visão mais ampla do que o mercado necessita, demandas de ajustes, além de descobrir possíveis novas áreas de entrada para a sua empresa.
Invista em networking e colaborações
Participar de eventos, conferências e grupos de networking da área de interesse também pode ser muito útil na trajetória empreendedora. Por meio desses canais é possível encontrar sócios, investidores e parceiros de negócio, que estarão dispostos a colaborar com a ideia junto com você.
Identificar boas oportunidades exige curiosidade, pesquisa e muita dedicação, além de um olhar crítico e adaptável, aberto a novas possibilidades. Estar ciente dessas dicas é o primeiro passo para descobrir boas chances de empreender.