Cleber Morais: 'Em longo prazo, a AWS quer fazer de cada empresa uma empresa de IA'

Em entrevista exclusiva, Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina, fala sobre o empenho e investimentos da empresa em IA.

030723 CleberMorais_AWS 18 (3)Cleber Morais, o diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina. (Foto: Divulgação/AWS)

Em 2023, a Amazon Web Services (AWS), unidade de nuvem da Amazon, registrou um aumento de 13% em suas vendas em relação ao ano anterior, totalizando US$ 90,8 bilhões. Para este ano, o cenário segue acelerado e o motivo para esse bom e rápido desempenho, segundo a companhia, é a democratização do acesso à Inteligência Artificial generativa – tecnologia que desponta também nos negócios no Brasil.

Em entrevista exclusiva ao LÍDER.INC, Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina, detalha os investimentos e perspectivas da companhia em fazer de cada empresa uma empresa de inteligência artificial.

Vários setores estão aderindo cada vez mais ao uso da Inteligência Artificial. Como tem sido esse momento para a AWS?

O momento não poderia ser melhor. Assim como a AWS democratizou o acesso aos serviços de computação em nuvem, estamos democratizando o acesso à construção e ao uso da IA generativa. Em longo prazo, a AWS quer fazer de cada empresa uma empresa de inteligência artificial. Temos mais de 100 mil clientes em todo o mundo usando soluções de IA da AWS. No Brasil, podemos citar, no setor financeiro, Itaú, C6 Bank, PagBank; no setor de educação, SOMOS Educação e YDUQS; na saúde, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas; no setor automotivo, Localiza-Mobi7; e no varejo, Arezzo&Co e Gimba.

Os clientes corporativos estão escolhendo a AWS porque estamos investindo para fornecer o conjunto mais abrangente de recursos em três camadas da pilha de IA generativa: a infraestrutura mais segura e aceleradores de IA personalizados para treinar e executar cargas de trabalho de IA na camada inferior; ferramentas e modelos de base pré-treinados para construir e dimensionar aplicações baseadas em IA na camada intermediária; e aplicações com IA generativa integrada que não exigem nenhum conhecimento específico em aprendizado de máquina na camada superior.

É quase inevitável o domínio da IA generativa no mundo corporativo e não podemos nem mesmo imaginar os novos produtos e soluções que surgirão nos próximos anos. Já tivemos um vislumbre da economia de tempo e gastos, somados ao aumento na produtividade e à imensidão de possibilidades de criações e tarefas que a inteligência artificial pode realizar.

Quais investimentos estão fazendo em IA? Quais são as perspectivas para os próximos anos em relação a essa tecnologia?

A AWS acredita que a IA generativa é uma das tecnologias mais transformacionais da nossa geração, abordando alguns dos problemas mais desafiadores da humanidade, aumentando o desempenho humano e maximizando a produtividade. Cada experiência do cliente será reinventada com essa tecnologia.

Com isso em mente, a AWS investe constantemente bilhões de dólares tanto em sua infraestrutura ao redor do mundo quanto em empresas de IA. No Brasil, a AWS investiu cerca de R$19,2 bilhões para construir, conectar, operar e manter seus data centers na região da América do Sul (São Paulo) desde sua chegada ao país, em 2011. O resultado disso foi um impacto de R$24,1 bilhões na economia brasileira, uma vez que o investimento teve um efeito cascata positivo em várias indústrias, principalmente por meio de empresas locais.

Olhando especificamente para a IA, lançamos em 2023 o Amazon Q e o Amazon Bedrock. Totalmente gerenciado, o Amazon Bedrock oferece recursos poderosos para construir e escalar aplicações de IA generativa e torna mais fácil para os clientes encontrar e acessar modelos fundacionais de alto desempenho para um caso de uso específico. Ele inclusive já está disponível no Brasil, possibilitando a clientes de setores regulamentados inovarem com uma gama de opções para executar e armazenar suas aplicações de IA generativa. A plataforma oferece acesso a modelos líderes como o Claude 3 da Anthropic (o modelo de melhor desempenho do planeta no momento), Llama 3 da Meta, Mistral, Cohere e os novos modelos Amazon Titan originais.

Já o Amazon Q consiste em um novo tipo de assistente alimentado por IA generativa que tem como base os elementos prioritários da AWS: segurança e privacidade. Ele foi criado especificamente para o universo do trabalho e construído sob medida para os negócios de nossos clientes. Os funcionários podem obter respostas rápidas e relevantes para perguntas urgentes, gerar conteúdo e tomar decisões, tudo a partir dos dados proprietários.

No caso dos investimentos em empresas, a AWS recentemente concluiu o aporte de mais de US$ 4 bilhões na Anthropic, que é uma das principais e mais promissoras startups de IA no mundo, para fornecer a ela poder de computação para criar futuros modelos de IA e, em seguida, encontrar e ajudar a vender as ofertas para dezenas de milhares de clientes de nuvem. A AWS e NVIDIA, por sua vez, estão colaborando no Projeto Ceiba para projetar o supercomputador de IA alimentado por GPU mais rápido e pioneiro do mundo, para pesquisa e desenvolvimento de IA. E tem mais: a AWS já investiu mais de US$ 100 milhões na criação de um Centro de Inovação em IA Generativa e US$ 230 milhões para acelerar a criação de aplicações de IA, focado em startups.

Qual é a importância da IA generativa para a companhia?

A Amazon tem investido pesadamente no desenvolvimento e na implantação de IA e aprendizado de máquina (ML) há mais de 25 anos, tanto para serviços voltados para o cliente quanto para operações internas, desde os mecanismos de recomendação que personalizam a experiência de compra na Amazon.com até os robôs alimentados por IA que otimizam o atendimento de pedidos em nossos armazéns. A AWS já ajudou mais de 100.000 clientes de todos os tamanhos e setores a inovar usando ML e IA com recursos líderes do setor.
A IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras de nossa geração, abordando alguns dos problemas mais desafiadores da humanidade, aumentando o desempenho humano e maximizando a produtividade. Cada experiência e aplicativo do cliente será reinventado com a IA generativa.

Por isso, investimos na expansão de nossa infraestrutura global, em inovação e em democratizar o acesso à IA generativa, o que tem levado essa frente de negócios a um rápido crescimento. Somos focados nos clientes, e o que vemos hoje são clientes em todo o mundo bastante entusiasmados com a modernização de sua infraestrutura e com o uso da AI generativa para transformar as experiências e os seus negócios.

Como existem vários modelos de linguagem, cada um com seus próprios pontos fortes e características exclusivas, sabemos que os clientes precisam ter liberdade de escolha para usar a IA generativa com sucesso. É por isso que oferecemos opções a vários modelos de ponta: Amazon Titan, AI21 Labs, Llama, Anthropic e Stability AI. Também permitimos que os clientes personalizem esses modelos com seus dados para obter um desempenho muito melhor e criem aplicativos de IA generativa diferenciados de maneira fácil e segura com a amplitude e a profundidade dos controles e serviços de segurança da AWS.

Falando um pouco sobre investimentos recentes, a AWS está investindo R$ 15 milhões para capacitar profissionais em nuvem. Por quê? Como percebem o mercado e qual é o principal 'gap' existente?

Educação e capacitação são temas que olhamos constantemente na AWS por acreditarmos no poder transformador da tecnologia. Portanto, os investimentos recentes em treinamentos e capacitação refletem a visão da AWS acerca do impacto da nuvem e da IA no mercado de trabalho e da necessidade de formar profissionais com essas habilidades, uma vez que entendemos que há um gap no mercado quando se trata de profissionais qualificados em IA – e é isso que queremos mudar.

Para estudar o mercado e fazer descobertas sobre o assunto, a AWS encomendou uma pesquisa junto à Access Partnership, com 1.600 funcionários e 500 organizações no Brasil, de todos os setores. O estudo demonstrou que a IA já está transformando o local de trabalho – desde a forma como as empresas operam até a maneira como o trabalho é realizado. A tecnologia pode dar um grande impulso na economia brasileira e ser uma forte alavanca de apoio para uma parte considerável das tarefas profissionais, mas há o desafio da falta de talentos qualificados para aproveitar plenamente esse potencial.

As principais descobertas revelam que 97% dos empregadores pesquisados esperam usar soluções baseadas em IA até 2028 e 98% dos empregadores e 97% dos funcionários entrevistados conseguem identificar pelo menos um benefício da IA generativa, mesmo que não planejem usá-la. Além disso, os empregadores pesquisados no Brasil valorizam os funcionários com habilidades em IA e estão dispostos a pagar pelo menos 46% a mais para contratá-los, combinando com o forte desejo sinalizado pelos funcionários entrevistados de adquirir competências em IA para progredir nas suas carreiras.

No caso dos investimentos recentes em treinamentos e capacitação, investimos R$ 15 milhões na Escola da Nuvem, que é uma organização não governamental que prepara estudantes para carreiras na Nuvem e os conecta com potenciais empregadores. A partir de seus treinamentos online e presenciais gratuitos voltados principalmente para pessoas vulneráveis e grupos sub-representados no mercado de tecnologia em todo o Brasil, até o final de 2025, a Escola da Nuvem espera ter cerca de 6 mil pessoas capacitadas, 3 mil com certificações AWS e mais de 2 mil encaminhadas para vagas de emprego. Também lançamos o programa AI Ready na AWS, que oferece um conjunto de cursos e capacitações gratuitas em IA e IA generativa, pensando na necessidade de formar profissionais com essas habilidades.

A AWS teve a maior expansão em um ano com demanda por serviços de IA. O que estão prevendo para o próximo ano nesse sentido?

Em 2023, as vendas do segmento AWS aumentaram 13% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 90,8 bilhões. A aceleração segue em 2024: o crescimento da receita ano após ano cresceu 17,2% no primeiro trimestre de 2024. Investimos na expansão de nossa infraestrutura global, em inovação e em democratizar o acesso à IA generativa, o que tem levado essa frente de negócios a um rápido crescimento.

Os esforços da AWS, em 2024, não mudaram: seguimos investindo em IA generativa responsável e em como ela pode ajudar nossos milhares de clientes ao redor do mundo. Os clientes estão escolhendo a AWS para todas as cargas de trabalho, incluindo IA generativa, devido ao nosso foco na excelência operacional, segurança, confiabilidade, amplitude e profundidade de nossos serviços.