'É fundamental evitar a algoritmização da sociedade', diz ministro Flávio Dino
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro participaram do Almoço-Debate com mais de 280 empresários, em São Paulo.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no Almoço-Debate LIDE. (Foto: Fred Uehara/ LIDE)
A regulamentação dos conteúdos produzidos na web conduziu a fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no Almoço-Debate LIDE, realizado nesta segunda (22), em São Paulo. O pauta, que envolve a manipulação de informações falsas, o impacto nas decisões de votos da sociedade e o risco à segurança nacional, é visto, pelo gestor polúblico, como fator indispensável para a manutenção da democracia.
“Sem a regulamentação não haverá democracia”, afirmou.
A preocupação do ministro reforça com a relevância dos parâmetros da rotina digital, colhendo dados dos usários de maneira arbitrária.
No entanto, esse olhar falha em pontos importantes, como a veiculação de conteúdos criminosos, como lembra Dino.
“É fundamental evitar a algoritmização da sociedade”, comentou.
Como exemplo, citou a ineficiência deste sistema em detectar materiais de pornografia infantil que circulam não só em ambientes como deep web ou dark web, mas também em espaços de acesso popular.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reforça a importância da democracia em seu discurso. (Foto: Fred Uehara/ LIDE)
A pauta democracia esteve presente ainda em outros momentos da sua exposição, principalmente quando enfatiza os objetivos de seu ministério, que segundo ele, são a busca da "paz" e revitalização do regime para que haja "segurança" e "previsibilidade".
“Estamos no momento em que o Brasil busca paz, que é o centro da nossa atuação hoje. Se o Estado não serve para prover paz, ele serve muito pouco”.
Para ter essa garantia, Dino explica que em sua gestão, o diálogo e operação integrada são regra.
Como ação bem-sucedida, na visão do ministro, ele cita a articulação feita no combate à violência registrada nas escolas brasileiras. Para combater essa ameaça, o ministro lembrou das operações integradas.
“Só foi vencida com a uma operação articulada, conjunta entre forças policiais e armadas”, reforçou. Ainda em sua participação no evento, anunciou um novo projeto que vai garantir a participação da iniciativa privada. “Unindo o Brasil para impulsioná-lo na direção que desejamos”
Defesa e desenvolvimento econômico juntos
Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no segundo Almoço-Debate do ano. (Foto: Fred Uehara/ LIDE)
O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enfatizou a relação entre o governo e o setor produtivo, que, segundo ele, representa a pungência deste país. “O Ministério da Defesa manifesta o respeito e confiança no setor empresarial que representa a pungência deste país”. Nesta linha, lembrou do quanto o setor é essencial na defesa do país, gerando empregos nesta área.
Além da economia nacional deste segmento, Múcio afirmou que anseia seguir com o diálogo com parceiros e indústrias internacionais para garantir a soberania do Brasil e o respeito como nação.
“Defesa e desenvolvimento econômico caminham juntos e geram oportunidades de inovação e crescimento”, disse. “Precisamos investir mais no setor pensando no nicho internacional”, complementou.