“Os brasileiros são chiques e têm joie de vivre, a alegria de viver”
Os encantos pelo Brasil, o novo hotel em Tóquio e as histórias de François Delahaye, o discreto COO por trás da sofisticação do Dorchester Collection e do Plaza Athénée em Paris.
François Delahaye, o discreto COO por trás da sofisticação do Dorchester Collection e do hotel Plaza Athénée em Paris.
No mundo da hotelaria de luxo, poucos nomes carregam a aura de elegância e discrição como François Delahaye. Chief Operating Officer da Dorchester Collection e diretor do icônico Plaza Athénée, em Paris, Delahaye é um francês apaixonado por detalhes, boas histórias e — talvez acima de tudo — pela arte de receber.
Por trás do refinamento cortês que define seu estilo, há um humor sagaz e uma personalidade genuinamente pé no chão. Em conversa exclusiva com a Robb Report Brasil, durante um reencontro no hotel Fasano, em São Paulo, ele rememorou com ternura suas raízes. Perguntado se o cuidado com os hóspedes viria da formação familiar — filho de um dentista e de uma assistente médica na indústria farmacêutica —, respondeu com um sorriso: “Você é perigosa”, brinca, antes de comentar: “Ah, essas mulheres que lembram de tudo...”.
Delahaye narra episódios pitorescos de suas mais de três décadas de carreira com naturalidade, sem jamais forçar o charme. Afinal, para quem começou servindo a Rainha Elizabeth II como mordomo da nobreza britânica, a vida pode ser extraordinária sem sobressaltos. Entre suas histórias, há desde a vez em que providenciou ratinhos para alimentar a cobra de um sheik árabe hospedado em um de seus hotéis até um curioso café da manhã com Tom Cruise em Los Angeles — sem reconhecê-lo. “Achei o rosto familiar, cumprimentei, pensei que fosse um agente de viagens ou o novo diretor financeiro do hotel. Só depois a atendente me contou: ‘Esse é o Tom Cruise’”, conta, rindo. “Foi melhor assim. Fui espontâneo.”
Plaza Athénée, em Paris.
Expansão além da Europa
Autenticidade é um traço que permeia sua trajetória — e também o crescimento da Dorchester Collection, rede que lidera com precisão. “Só temos dez hotéis. Mas possuímos cada parede, cada metro quadrado. Crescemos devagar, somos fiéis ao nosso DNA”, explica.
Entre os projetos mais ambiciosos, está a abertura do primeiro hotel da rede na Ásia, previsto para 2028: uma unidade no topo da Torch Tower, a torre mais alta do Japão, em Tóquio. A iniciativa, em parceria com a Mitsubishi Estate Co., Ltd. e a Tokyo Century Corporation, promete um conceito inédito, com jardim suspenso, spa Dior e restaurante japonês autoral, com vista para o Monte Fuji. “Será um hotel diferente de tudo”, afirma Delahaye. Já o CEO da Dorchester Collection, Christopher Cowdray, reforça: “Este hotel será referência para a nova paisagem hoteleira de ultraluxo no Japão”.
Encantos made in Brazil
Apesar do papel estratégico que ocupa, Delahaye mantém o gosto pelo simples: aprecia a informalidade sofisticada, o serviço com alma e demonstra um carinho genuíno pelos brasileiros. “Brasileiros são ‘chiques’. Há uma elegância natural, uma educação cultural, um interesse genuíno pela França. Não vão a Paris para comer hambúrguer e ver a Monalisa. Eles querem o queijo, o vinho, a história. Isso é raro.”
E vai além: “Os brasileiros têm algo que eu chamo de joie de vivre, a alegria de viver. É como os italianos, mas ainda mais genuíno. Eles estão felizes de estar na Terra.” Para ele, essa leveza torna a experiência com hóspedes do país ainda mais prazerosa.
Icônico Plaza Athénée, em Paris.
Histórias de Copacabana
Delahaye guarda memórias afetivas do Brasil. Uma delas é sua primeira visita à praia de Copacabana, no ano 2000. “Deixei as malas no hotel para ir ao Corcovado pela manhã e fui impactado pela Baía da Guanabara”, lembra. Teve sua primeira caipirinha em uma churrascaria e foi à praia, aconselhado a levar poucos pertences. “Foi uma experiência engraçada. Levei toalha e chinelos, mas só voltei de camiseta. A toalha e os chinelos sumiram, mas tudo bem. Foi tão autêntico. O calor, a alegria, as frutas, a praia, mulheres lindas… aquilo me marcou.”
Já em São Paulo, sua paixão passa pela alta gastronomia. “O nível dos restaurantes japoneses é incrível. É a primeira coisa que quero fazer quando chego.” E, claro, as compras para a família. “Desta vez, tive encomendas de 14 peças na Farm. Minhas filhas me deram a missão.”
Delahaye encarna o luxo com alma. Em tempos em que a ostentação cansa, ele representa uma sofisticação sem excessos — guiada por histórias, afetos e autenticidade.