De Lisboa a Chicago: os destinos que mais despertam bem-estar em viajantes

Pesquisa de Harvard revela onde turistas têm maiores chances de voltar com boas memórias e sorrisos duradouros.

louis-droege-8Nd3GY8z-iU-unsplash
Ranking com 47 cidades ao redor do mundo revela os destinos que mais contribuem para o bem-estar.

Viajar pode ser mais do que conhecer novos lugares: pode ser uma receita de felicidade. Uma pesquisa conduzida por Natalie Dattilo-Ryan, psicóloga da Universidade de Harvard, analisou 47 cidades ao redor do mundo e criou o Holiday Happiness Index, um ranking encomendado pela BookRetreats que revela os destinos que mais contribuem para o bem-estar dos turistas.

Cinco fatores foram levados em conta: exposição ao sol, qualidade do sono, alimentação saudável, contato com a natureza e atividade física. “Quando falamos sobre se sentir bem, na verdade, estamos nos referindo aos químicos do cérebro: serotonina, dopamina, endorfinas, ocitocina. Os gatilhos — luz solar, movimento, comida nutritiva, descanso profundo — são exatamente o que umas férias inteligentes devem proporcionar”, explicou a pesquisadora.

No topo da lista está Lisboa, que impressiona pela gastronomia, pelo clima ensolarado (com 2.828 horas de sol ao ano) e pela abundância de áreas verdes, quase quatro vezes maior do que em Madri. Compacta e fácil de explorar a pé, a capital portuguesa combina história, sabores e cenários que estimulam bem-estar.

Em seguida aparece Helsinque, onde os parques se entrelaçam à cidade como “veias verdes”, equilibrando vida urbana e a serenidade nórdica. Orlando surge em terceiro lugar, indo além da fama da Disney com trilhas, lagos e jardins botânicos — sem esquecer as 2.930 horas anuais de sol que fazem da Flórida um convite ao lazer.

Atenas ocupa a quarta posição, considerada a cidade mais “navegável a pé” do ranking, enquanto Edimburgo se destaca com 144 parques e espaços verdes que cobrem quase metade de sua área.

O ranking segue com outras joias europeias, como Madri, Viena e Budapeste, mas também traz destinos fora do óbvio, como Doha, Vilnius e Sydney, mostrando que a felicidade pode estar em diferentes latitudes.

As 20 cidades mais felizes para turistar:

  1. Lisboa, Portugal
  2. Helsinque, Finlândia
  3. Orlando, Estados Unidos
  4. Atenas, Grécia
  5. Edimburgo, Escócia
  6. Madri, Espanha
  7. Viena, Áustria
  8. Budapeste, Hungria
  9. Oslo, Noruega
  10. Vilnius, Lituânia
  11. Copenhague, Dinamarca
  12. Roma, Itália
  13. Zurique, Suíça
  14. Zagrebe, Croácia
  15. Doha, Catar
  16. Estocolmo, Suécia
  17. Amsterdã, Holanda
  18. Sydney, Austrália
  19. Munique, Alemanha
  20. Chicago, Estados Unidos