A Nike acaba de revelar um par de tênis robóticos para ajudar você a correr mais rápido e mais longe
Atletas dizem que o Projeto Amplify faz com que caminhar ou correr em subidas pareça estar se movendo em terreno plano.
Atletas dizem que o Projeto Amplify faz com que caminhar ou correr em subidas pareça estar se movendo em terreno plano.
Sua próxima maratona pode ser moleza. A Nike acaba de revelar o que afirma ser o primeiro sistema de calçados motorizados do mundo para corrida, corrida leve e caminhada. O apropriadamente chamado Projeto Amplify foi criado para ajudar praticantes casuais de exercícios a irem mais rápido e mais longe com menos esforço.
Criado em parceria com a marca de calçados e roupas biônicas Dephy , o design de última geração foi desenvolvido para potencializar o movimento natural da parte inferior da perna e do tornozelo, proporcionando potência extra para os exercícios diários. Como diz a Nike, é como um segundo conjunto de músculos da panturrilha.
Os tênis de corrida revestidos em fibra de carbono são equipados com um sistema robótico composto por um motor leve, porém potente, uma correia de transmissão e uma braçadeira com bateria recarregável. Desenvolvido com base em algoritmos de movimento concebidos no Nike Sport Research Lab (NSRL), o sistema visa dar mais potência à sua passada. O gigante dos calçados assemelha o design a uma bicicleta elétrica, facilitando percorrer mais quilômetros com mais frequência. Os tênis também podem ser usados com ou sem a robótica, o que os torna ainda mais versáteis.
“O Projeto Amplify começou com uma única pergunta: e se pudéssemos encontrar uma maneira de ajudar os atletas a se moverem mais rápido e mais longe com menos energia e muito mais diversão?”, disse Michael Donaghu, vice-presidente de criação do futuro, esportes emergentes e inovação, em um comunicado . “Em sua essência, o Projeto Amplify visa adicionar um pouco mais de potência à sua passada, de forma integrada.”
Fundamentalmente, a Nike afirma que o Projeto Amplify é voltado para atletas comuns, e não para corredores competitivos. Não se trata de reduzir segundos do seu tempo, mas sim de percorrer distâncias maiores e se exercitar com mais frequência. Voltado especificamente para quem corre entre 10 e 12 minutos por milha, o sistema foi criado para ajudar você a correr um ou dois quilômetros a mais e tornar a caminhada, o trote e a corrida mais divertidas.
“A diversão vem de perceber que você pode fazer mais do que imaginava, seja lá o que for que 'mais' signifique para você”, acrescenta Donaghu.
A NSRL testou o Projeto Amplify com mais de 400 atletas de todos os níveis. Mais de nove versões diferentes do hardware foram testadas na pista de aproximadamente 200 metros do laboratório, com os corredores percorrendo mais de 2,4 milhões de passos (ou cerca de 12.000 voltas) enquanto a Nike refinava diferentes elementos do sistema. Os atletas teriam dito que o Projeto Amplify parecia parte de seus corpos e que fazia com que caminhar ou correr em subidas parecesse estar se movendo em terreno plano. Alguns também conseguiram reduzir a velocidade de 12 minutos por milha para 10 minutos por milha com a tecnologia.
O Projeto Amplify ainda está em fase de testes, mas a Nike espera lançá-lo no mercado nos próximos anos.
Reportagem original: Nike Just Unveiled a Pair of Bonkers Robotic Sneakers to Help You Run Faster and Farther