Por dentro da maior boutique da Tiffany & Co. na Ásia
A loja Tokyo Ginza é um amplo espaço de 26.372 pés projetado pelo arquiteto japonês Jun Aoki.
A loja Tokyo Ginza é um amplo espaço de 26.372 pés projetado pelo arquiteto japonês Jun Aoki.
Quando a Tiffany & Co. inaugurou sua icônica flagship em Nova York, renovada, em 2023, foi uma das maiores extravagâncias de butiques que a Quinta Avenida viu em décadas. Projetada por Peter Marino, a loja Landmark, com aproximadamente 9.000 metros quadrados , foi o sucesso de manchetes que a LVMH buscava após a compra da Tiffany em 2019 por US$ 16,2 bilhões. Agora, a joalheria americana de capital francês inaugurou sua segunda loja de destaque no bairro de Ginza , em Tóquio (Ginza 6-chome, Chuo-ku) e, assim como sua antecessora, não é pouca coisa.
Loja principal da Tiffany & Co. em Tóquio, em Ginza.
"Há mais de 50 anos, a Tiffany & Co. abriu sua primeira loja no Japão e hoje, a Maison dá o próximo passo neste rico legado com a abertura de nossa maior flagship na Ásia, a Tiffany Ginza", disse Anthony Ledru , presidente e CEO da Tiffany & Co., ao Robb Report . "Com uma fachada cativante projetada pelo renomado arquiteto japonês Jun Aoki e interiores projetados pelo lendário arquiteto Peter Marino, o local é um centro cultural com uma coleção de arquivos requintada, instalações de arte e o primeiro Blue Box Café oficial do mercado, criado por uma das chefs mais renomadas do Japão, Natsuko Shoji." Para o exterior do espaço de 26.372 pés quadrados que atinge quase 217 pés de altura, Aoki disse ter se inspirado nas lâmpadas de glicínia de Louis Comfort Tiffany, embora poucos vejam a conexão entre o item de decoração do início do século XX e a impressionante e ultramoderna fachada azul Tiffany do arquiteto, que mais parece uma cachoeira ou onda. Um dos objetivos da LVMH é criar momentos dignos de Instagram com as fachadas de suas lojas. Veja, por exemplo, a loja Louis Vuitton do conglomerado de luxo na Quinta Avenida, que desde o ano passado está envolta em baús enormes, impressos em 3D, enquanto esconde a reforma em andamento. A fachada, que já está em alta, conta com vitrines da artista japonesa Kimiko Fujimura, conhecida por suas vibrantes pinturas abstratas, que pretendem criar uma história visual em torno das joias.
O segundo andar da Tiffany & Co. Ginza abriga seus ícones do cotidiano, como T e HardWear.
A loja Tiffany & Co. Ginza certamente fará os pedestres pararem, mas, é claro, também há muitos momentos que chamam a atenção em seu interior. A arte dentro da boutique é extensa o suficiente para praticamente transformar a joalheria em uma espécie de museu. Mais de 50 obras de artistas como Julian Schnabel, Damin Hirst e Richard Prince, Donald Judd, Vik Muniz e Susumu Kamijo estarão em exposição. Além disso, você encontrará 65 obras-primas do arquivo da Tiffany, metade das quais nunca foi exibida no Japão. No subsolo, você encontrará diamantes expostos sob um teto de origami em papel washi japonês. No segundo andar — onde ícones cotidianos da joalheria, como T, Lock, HardWear e Knot, estão expostos — uma vitrine presta homenagem ao kabuki japonês, enquanto um design circular no teto, da Kanazawa Rimmed Gold Leaf Manufacturing, cria um ponto focal deslumbrante visto de cima. Vá até o terceiro andar para conferir os designs da Schlumberger e dê uma olhada em uma instalação pop-up contrastante de papel alumínio de Sachiko Abe e Gen Sasaki. Em agosto, o quarto andar inaugurará um Blue Box Café, comandado pela chef japonesa Natsuko Shoji, que também oferecerá jantar privativo e um terraço com uma instalação de flores de Azuma Makoto.
Tiffany & Co. Blue Box Café em Ginza.
O andar mais alto, é claro, será o espaço VIP, projetado para que os clientes passem mais de uma ou duas horas no local. "Peter Marino é conhecido por seus espaços residenciais icônicos, e isso fica evidente no exclusivo décimo segundo andar do Tiffany Ginza, onde diversas salas privativas, incluindo sala de estar, sala de jantar, biblioteca, sala de estar e salão, estão discretamente integradas aos andares comerciais ao redor", diz Ledru. "Oferecendo uma atmosfera imersiva que vai além do varejo tradicional, o Tiffany Ginza celebra nossos profundos laços com o Japão e reafirma nosso compromisso inabalável com a clientela local."
Uma sala VIP na boutique Tiffany & Co. Ginza.
Assim como sua equivalente em Nova York, a nova loja Tiffany & Co. em Ginza será uma atração turística instantânea. Mas não se esqueça do principal atrativo: as joias. Para celebrar a inauguração, a loja venderá diversas peças de edição limitada, como um pingente Lock by Tiffany em ouro rosa com um único diamante e uma pulseira Lock by Tiffany em água-marinha em ouro branco com diamantes, um relógio Bird on a Flying Tourbillon com um motivo Tiffany no mostrador e um relógio em água-marinha Carat 128 inspirado no diamante Tiffany.
Reportagem original: Inside Tiffany & Co.’s Largest Boutique in Asia