Poesia, rosas e espinhos inspiram o verão 2024 da Balmain
Coleção chega às lojas da marca no Shopping Cidade Jardim e no Shops Jardins em março do ano que vem.
Coleção chega às lojas da marca no Shopping Cidade Jardim e no Shops Jardins em março do ano que vem
A coleção de primavera-verão 2024 de Balmain celebra o legado de monsieur Pierre Balmain, desta vez por meio de uma grande amiga do estilista e fundador da maison, a escritora e poetisa Gertrude Stein, autora dos versos “Uma rosa é uma rosa é uma rosa”, muitas vezes interpretados como “as coisas são o que elas são”.
Com base nos incríveis designs e esboços dos arquivos da maison, o time mergulhou nos elementos mais fortes de sua alta costura desde o final da década de 1940 e início da década de 1950. Canalizando o domínio arquitetônico de Pierre Balmain em formas escultóricas e alfaiataria precisa, combinados curvas sinuosas das jaquetas e saias transformadas em crinolina. Assim como aconteceu nas coleções de meados do século de Pierre Balmain, uma assinatura da casa, o petit pois, se entrelaça nessas estampas, contando com uma grande variedade de tamanhos, cores e materiais. E, mais notavelmente, esta coleção faz de tudo para celebrar o amor de toda a vida do fundador pela rosa, uma flor que sempre ocupou um lugar especial nos muitos projetos de jardim e alta costura.
Formas e flores dão o toque da nova coleção que chega às lojas em 2024
Olivier Rousteing diretor criativo da Balmain e toda sua equipe fizeram todos os esforços para que a flor fosse interpretada em múltiplas formas, de adornos de um único botão até estampas coloridas preenchidas como um jardim de rosas. Muitas delas tridimensionais, elas são feitas de uma ampla variedade de materiais, incluindo couro envernizado, borracha, látex, porcelana e até garrafas plásticas recicladas. É claro que é o espírito da rosa – a alegria, a beleza e o amor associados a essa flor – impulsionam a coleção. Porque todos nós precisamos de muito mais alegria, beleza e amor hoje.
Porém, o time da marca tenta evitar a suposição fácil de que uma oferta de flores para a primavera que celebra o amor, a beleza e a alegria devem, por definição, ser superficiais. O amor é complexo – afinal, toda rosa vem com seus espinhos. E esta complexidade foi abraçada com todo coração, com espinhos aparecendo em vários tamanhos e formas.
O gosto pela dualidade e seus opostos é uma marca registrada de Olivier, que adora expandir a fascinante tensão causada por opostos adjacentes. Esta é uma coleção repleta de cores vibrantes, além de tons rígidos e monótonos, onde suavidade, fluidez e curvas sensuais são emparelhadas com a alfaiataria parisiense mais elegante.
Balmain promove uma celebração de caules, flores, folhas, treliças e espinhos
Como diz o ditado, você pode reclamar que os caules das rosas têm espinhos ou pode comemorar o fato que os arbustos espinhosos produzem rosas. A marca francesa escolhe o último. Uma celebração que vê caules, flores, folhas, treliças - e, sim, espinhos - decorando uma grande variedade de looks de passarela e vários acessórios, incluindo bolsas de couro inspiradas em buquês, saltos cobertos de pétalas e óculos geométricos, molduras presas por caules sinuosos cobertos de espinhos e adornadas por miniflores. “Sim, nós vemos aqueles espinhos, mas estamos nos concentrando nas rosas, enquanto celebramos o amor, a alegria e a beleza” afirma Olivier.