Os preços dos Rolex usados dispararam 550% em 15 anos — veja o que está por trás desse aumento

Novo estudo mostra que relógios Rolex usados ultrapassaram o S&P 500 e o mercado imobiliário dos EUA desde 2010.

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Preços dos Rolex aumentaram mais de 550% em 15 anos. 

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Qualquer pessoa que já comprou ou pensou em comprar um relógio Rolex de segunda mão, aqui vai uma reflexão: se você tivesse comprado um Submariner ou um GMT-Master II usado por US$ 2.000 em 2010, ele valeria cerca de US$ 12.000 hoje.

Essa é uma das conclusões de uma análise baseada em dados sobre as vendas de Rolex usados, publicada pela revendedora online Bob's Watches no início deste mês, em seu 15º aniversário. O estudo constatou que, com base em transações de vendas reais, os preços dos Rolex aumentaram mais de 550%, passando, em média, de aproximadamente US$ 2.000 em 2010 para US$ 13.426 em 2025.

"É praticamente uma validação de toda a conversa que tem circulado no setor nos últimos dois a cinco anos", disse Paul Altieri, fundador e CEO da Bob's Watches, ao Robb Report. "A Rolex superou o mercado imobiliário, superou o mercado de ações, tudo isso."

Entre as descobertas mais reveladoras do estudo: o GMT-Master II liderou com uma valorização de 506% desde 2010, refletindo a demanda pelos modelos vintage "Pepsi" e modernos "Batman". O Daytona valorizou 358%, com um preço máximo de US$ 53.911, o mais alto do banco de dados. O Datejust foi o modelo Rolex mais negociado; apresentou crescimento constante e menor volatilidade, com uma valorização total de 639%.

Os números foram tão expressivos que até Altieri foi pego de surpresa. "Eu teria imaginado o Daytona, talvez o Submariner", diz ele sobre qual modelo esperava liderar o grupo. "Mas o GMT e o Datejust tiveram os maiores ganhos no geral. Só para ver o quanto os preços médios de varejo subiram: 550%. Essas são as principais conclusões."

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A análise constatou que quatro fases distintas caracterizaram o mercado de usados nos últimos 15 anos. De 2010 a 2015, os preços subiram 250%, estabelecendo a base do mercado moderno de usados. Nos cinco anos seguintes, o mercado amadureceu e os preços registraram ganhos mais moderados, de 24%. Em seguida, ocorreu um pico sem precedentes durante os primeiros anos da pandemia — entre 2020 e 2022, os preços subiram mais 93%, atingindo um pico médio de US$ 17.206. Desde 2022, o mercado caiu 31%, marcando uma correção seguida de estabilização.

“Durante a pandemia, o mercado de relógios em geral realmente acelerou”, diz Altieri. “Os preços quase dobraram em um período de 1 a 2 anos. Agora, eles se estabilizaram em relação a esses picos.”

Curiosamente, o Submariner provou ser o modelo mais resiliente da Rolex — os preços caíram apenas 8% em relação ao seu pico de US$ 18.889 em 2022. No geral, as referências com melhor desempenho, em termos de valorização de preço, foram o Submariner 116610 (+329%), o GMT-Master II 16710 (+302%), o Datejust 16013 (+205%), o Submariner 16613 (+203%) e o Submariner 16610 (+201%).

O mercado evoluiu muito desde que Altieri comprou o nome de domínio de Bob de seu proprietário original, Bob Thompson, um dos primeiros empreendedores da internet que fundou o site como vendedor de relógios americanos e suíços baratos de marcas como Elgin, Bulova e Tissot.

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Antes de adquirir o site na primavera de 2010, Altieri havia considerado outras categorias. "Moda, perfumes, chocolates, joias e até biquínis", diz ele. "Mas eu continuava voltando para relógios. Sentia que eles ofereciam uma oportunidade melhor."

Na época, o mercado de relógios usados era "o velho oeste", diz Altieri. "Não havia confiança, honestidade, transparência, ninguém sabia sobre preços. Demorou muito para ganhar força. Tivemos que construir essa confiança desde o primeiro dia."

Em 10 de julho de 2010, Altieri relançou a Bob's Watches com foco na Rolex, mas manteve o nome de domínio histórico para garantir a continuidade. A transparência nos preços foi uma marca registrada desde o primeiro dia.

“Quando lançamos, um relógio usado típico que vendíamos custava cerca de 30% menos do que um relógio novo”, diz ele. “Se um Rolex novo custasse US$ 3.500, estaríamos em US$ 2.500. Hoje, os valores de revenda dos Rolex são maiores do que se você pudesse encontrar os relógios novos. Mas isso não aconteceu da noite para o dia.

“Nos últimos cinco a dez anos, houve muita conversa sobre o quão bons investimentos os relógios têm sido — principalmente Rolex —, mas agora que podemos ver os números por trás deles, temos provas”, acrescenta Altieri. “Não gostamos de dizer: 'Compre um relógio como investimento'. Mas acho que as pessoas vão olhar para este relatório e dizer: 'Nossa, essas coisas se saíram melhor que o mercado de ações e eu posso usá-las e aproveitá-las.'”