O jato particular de Elvis Presley está à venda e os assentos originais de veludo vermelho ainda estão lá
O Lockheed JetStar foi a aeronave executiva escolhida nos anos 60 e 70. O rei possuía dois, um com o indicativo Hound Dog 2.
Lockheed JetStar foi a aeronave executiva escolhida.
Um pedaço da história do rock 'n' roll, esperando para ser espanado no deserto do Novo México, pode ser seu no próximo mês. O Lockheed 1329 JetStar 1962 de Elvis Presley vai a leilão no início de janeiro. Presley comprou o JetStar vermelho e prateado - então considerado o jato preferido de celebridades e CEOs - em 1976 por $ 840.000, ou cerca de $ 4,4 milhões em dólares de hoje.
O jato, com capacidade para nove passageiros e três tripulantes, tinha quatro motores montados em duas cápsulas na parte traseira da fuselagem. Ele tinha uma velocidade máxima de 565 mph com um alcance de cerca de 2.500 milhas. Além do rei, o jato teria sido uma casa aérea para o coronel Tom Parker, a banda TCB e outros grupos de apoio, bem como os amigos de Presley, conhecidos como a “Máfia de Memphis”.
Presley possuía uma frota de aeronaves particulares, incluindo um Convair 880 personalizado chamado “Lisa Marie”.
O interior tem painéis de madeira, mas é principalmente estofamento de veludo vermelho com acabamento dourado e tapete vermelho. O assento inclui seis cadeiras giratórias e um sofá. O gabinete de mídia possui uma televisão, toca-fitas e um videocassete RCA. A cozinha consiste em um micro-ondas Kenmore e dispensador de bebidas.
O Lockheed era apenas uma aeronave da frota particular de Presley. Ele possuía um Convair 880 personalizado chamado “Lisa Marie”, que atendia pelo indicativo de Hound Dog 1, junto com um segundo JetStar identificado por seu indicativo, Hound Dog 2. um momento de observação. Dois jatos de Elvis estão atualmente em exibição na casa de Presley, Graceland, em Memphis.
O interior de veludo vermelho.
A Lockheed apresentou o JetStar em 1957, o mesmo ano em que Elvis lançou “Jailhouse Rock” e acabou construindo 203 aeronaves em suas instalações em Marietta, na Geórgia. Elvis vendeu o jato depois de possuí-lo por pouco mais de um ano e acabou com uma empresa da Arábia Saudita. Ele acabou sendo transferido para o Roswell International Air Center em Roswell, Novo México, onde foi armazenado por décadas.
Infelizmente, não será apenas ligar os motores e sair voando. Os motores e a maior parte do equipamento da cabine foram removidos. A lista de leilões da Mecum em Kissimmee diz que o JetStar exigirá desmontagem para ser enviado. A empresa tem grandes esperanças de que alguém o restaure como uma “exposição única de Elvis para o mundo apreciar”. Um leilão anterior em agosto passado não conseguiu encontrar um comprador para o jato, que tinha um lance inicial mínimo de US$ 100.000.
Os motores e a maior parte do equipamento da cabine foram removidos.
Elvis vendeu o jato depois de possuí-lo por pouco mais de um ano e acabou com uma empresa da Arábia Saudita.
O jato, com capacidade para nove passageiros e três tripulantes, tinha quatro motores montados em duas cápsulas na parte traseira da fuselagem.