O Grand Prix de la Haute Joaillerie revela sua primeira edição

Evento inédito reunirá em Mônaco as maiores Maisons da alta joalheria mundial, com desfiles, exposição aberta ao público e premiação que celebra excelência, tradição e inovação no setor.

grand prix1Stéphane Valeri, Diretor-Geral do grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer (SBM) e cofundador do evento, e Jean-Philippe Braud, cofundador e Diretor do GPHJ.

Algumas semanas após o anúncio em Mônaco da criação do Grand Prix de la Haute Joaillerie (GPHJ), que acontecerá em 25 de outubro no Sporting Monte-Carlo, os cofundadores deste evento excepcional reuniram-se no Hôtel d’Evreux, no coração da emblemática Place Vendôme, para revelar os participantes e o programa da edição inaugural desta celebração inédita da arte da alta joalheria.

Stéphane Valeri, Diretor-Geral do grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer (SBM) e cofundador do evento, e Jean-Philippe Braud, cofundador e Diretor do GPHJ, revisitaram a ambição e a filosofia por trás da criação do Grand Prix de la Haute Joaillerie: uma homenagem à excelência da alta joalheria, concebida para honrar os savoir-faire mais notáveis e oferecer à alta joalheria um palco digno tanto de seu patrimônio cultural quanto de seu papel essencial no campo da criação contemporânea.

Esta apresentação serviu como lembrete de que este evento único reunirá, por uma noite extraordinária, na esplêndida e lendária Salle des Étoiles do Sporting Monte-Carlo, aqueles que animam e elevam a alta joalheria em todo o mundo: executivos das principais Maisons e suas musas, grandes dinastias de joalheiros que preservam tradições raras, mestres artesãos que salvaguardam um artesanato excepcional, representantes de países produtores de pedras preciosas da África à Ásia, assim como talentos emergentes, patronos e tomadores de decisão do setor de luxo. Eles se juntarão a admiradores apaixonados e grandes colecionadores, para quem o GPHJ está aberto mediante inscrição.

grand prixEvento inédito reunirá em Mônaco as maiores Maisons da alta joalheria mundial, com desfiles, exposição aberta ao público e premiação que celebra excelência, tradição e inovação no setor.

Grupos líderes e Maisons de alta joalheria confirmam sua participação

Até o momento, onze dos maiores nomes da alta joalheria já confirmaram sua participação nesta primeira edição: Anna Hu, Boucheron, Buccellati, Bulgari, Chanel, Chopard, Dior, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Messika e Tiffany & Co.

Este line-up excepcional reflete o alcance internacional e o espírito unificador do GPHJ, concebido como uma celebração universal da excelência em joalheria, no cruzamento entre patrimônio e inovação.

Uma exposição aberta e um Prêmio do Público

Nos três dias que antecedem a noite de gala, cada Maison participante exibirá uma ou duas peças de sua coleção de alta joalheria nas vitrines de seu endereço em Mônaco, convidando residentes e visitantes a uma jornada pela cidade repleta de descobertas, surpresas e encantamento. Ao mesmo tempo, o Café de la Rotonde, no Cassino, receberá uma exposição pública inédita apresentando peças excepcionais confiadas pelas Maisons.

Por meio do site e de um sistema de QR codes espalhados pela cidade, o público poderá votar em sua peça favorita. Na noite de 25 de outubro, a criação com o maior número de votos receberá o Prix du Public (Prêmio do Público).

Um júri prestigioso

Ao lado dos cofundadores do GPHJ, Fabienne Reybaud, renomada especialista no mundo da alta joalheria contemporânea, revelou os membros do júri que ela preside. Juntos, eles apresentarão oito prêmios (o Grand Prix, o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio de Design, o Prêmio de Patrimônio, o Prêmio de Savoir-Faire, o Prêmio de Gemas, o Prêmio de Talento Emergente e o Prêmio do Público), homenageando criações que melhor incorporam a vitalidade e a ressonância global da alta joalheria:

Tristan Auer, arquiteto e designer
Brune de Margerie, colecionadora e historiadora de arte. Editora-Chefe de Moda, ELLE
François Curiel, Presidente, Christie’s Europa & Ásia
Chayapa Chutrakul, Fundadora do Pink Lab e Diretora Executiva do Directions Group Thailand
Constance Assor, Vice-Editora-Chefe, Le Point
Evelyne Possémé, Curadora Honorária, Musée des Arts Décoratifs
Emmanuel Piat, especialista em gemas, CEO Maison PIAT
Philippe Scordia, gemólogo e colecionador
Stéphane Valeri, Diretor-Geral da Monte-Carlo Société des Bains de Mer e cofundador do GPHJ

Uma noite inesquecível

Na noite de 25 de outubro, o Sporting Monte-Carlo – a joia da coroa dos locais de eventos da SBM – sediará uma noite dedicada à emoção e à criação. Na lendária Salle des Étoiles, uma passarela de criações extraordinárias oferecerá aos convidados uma experiência atemporal, na presença de personalidades de destaque, embaixadores de marcas e musas, em uma atmosfera que mistura emoção, arte e prestígio.

O jantar de gala será seguido pela cerimônia de premiação, o ponto alto da noite, antes que as festividades continuem, no verdadeiro espírito do Principado... no icônico Jimmy’z Monte-Carlo.