Hotel Eden apresenta ‘Echoes Through Time’ em parceria com a Galleria Russo

Exposição transforma espaços do hotel em Roma em uma jornada artística sobre tempo e memória, reunindo obras de quatro artistas contemporâneos.

hotel-eden-rome-echoes-through-time-chiara-sorgatoChiara Sorgato. 

O Hotel Eden, membro da Dorchester Collection em Roma, tem o prazer de apresentar a Echoes Through Time, uma nova exposição de arte em parceria com a Galleria Russo, uma das mais antigas galerias de arte da Itália, fundada em 1898. Os hóspedes serão levados a uma jornada pelo hotel – da La Libreria e Sala Borghese até o sexto andar – enquanto esses espaços são transformados em lugares de reflexão e inspiração.

A exposição apresentará obras de Manuel Felisi, Giorgio Tentolini, Chiara Sorgato e Enrico Benetta – quatro artistas contemporâneos conectados por sua exploração do tempo e da memória. Suas criações refletem como esses temas podem inspirar beleza, provocar reflexão e criar conexões significativas. Echoes Through Time é dividida em quatro exposições que refletirão a interpretação individual de cada artista sobre o tema.

hotel-eden-rome-echoes-through-time-giorgio-tentoliniGiorgio Tentolini. 

A exposição de abertura destacará o trabalho poético e emotivo de Manuel Felisi, cuja arte é inspirada pelo conceito de tempo. Suas criações – resultado de um complexo processo de camadas – vão desde instalações pós-modernas até pinturas que apresentam fotografias digitalmente retrabalhadas transformadas em silhuetas solarizadas. Felisi imprime em telas pré-tratadas com pigmentos emborrachados, gravuras em fundos decorativos, respingos de cor e tecidos vintage de todo o mundo. Entre as obras em destaque estarão Vertigine (2017), Vertigine (2020), Vertigine (2024), Lupo (2025) e Alberi (2025).

hotel-eden-rome-echoes-through-time-mauel-felisiManuel Felisi. (Foto: Emma Felisi)

Estas estarão em exibição em todo o hotel até 20 de novembro de 2025.

Em seguida, a segunda exposição será lançada na primavera de 2026 e apresentará obras de Giorgio Tentolini, que explora os temas de tempo, memória e identidade. Usando materiais como tule, malha de arame, papel e PVC, ele cria peças delicadas, em camadas, com um acabamento luminoso.

No verão de 2026, as obras de Chiara Sorgato, uma artista reconhecida internacionalmente e figura de destaque na cena da arte contemporânea italiana, serão o foco. Seu trabalho é conhecido por seus fortes temas sociais e antropológicos, explorando a interseção entre ciência e arte. As pinturas de Sorgato oferecem um retrato do presente – um olhar crítico sobre a sociedade, bem como uma reflexão estética sobre a realidade.

Concluindo a série, no inverno de 2026, estará Enrico Benetta, cujo trabalho combina arte e tipografia, através do uso original da fonte Bodoni e de materiais como o aço Cort-Ten. A arte de Benetta abrange pintura, escultura e instalação, criando uma representação visual do tema central do tempo.

enricoEnrico Benetta.

Sobre a exposição, o gerente geral do Hotel Eden, Mirko Cattini, diz:

“Esta colaboração entre a Galleria Russo e o Hotel Eden nasce do encontro de duas entidades históricas, ambas profundamente entrelaçadas no tecido cultural e empresarial de Roma. Ao combinar a excelência em hospitalidade de luxo com um século de experiência no mundo da arte, quisemos oferecer um projeto que vá além de apenas uma exposição. Trata-se, na verdade, de um diálogo vivo entre passado e presente, e entre arte e hospitalidade, que enriquecerá a experiência do hóspede. Estamos honrados em colaborar com a Galleria Russo e sediar uma emocionante jornada artística dedicada a quatro artistas contemporâneos, unidos por uma visão comum de tempo e memória.”

O lançamento desta exposição reafirma o compromisso do Hotel Eden em unir arte e luxo, mantendo-se fiel à elegância atemporal que define sua identidade. Também reflete a visão mais ampla da Dorchester Collection de construir relacionamentos fortes e duradouros em todos os seus destinos.