Estudante come obra de arte de banana de Maurizio Cattelan na parede de um museu
O frequentador da galeria de Seul disse que achava que comer a banana 'também poderia ser [interpretado como] obra de arte'.
Aparentemente, a arte de um homem é a fonte diária de potássio de outra pessoa. Na última quinta-feira, um estudante da Universidade Nacional de Seul que visitava o Leeum Museum of Art, na Coreia do Sul , tirou da parede a instalação do artista italiano Maurizio Cattelan e começou a comê-la como lanche. Não se preocupe, o trabalho em questão, intitulado Comediante , é essencialmente apenas uma banana que foi colada na parede com fita adesiva. O aluno, que desde então foi identificado como Noh Huyn-soo, pegou a fruta e a comeu antes de colocar a casca de volta onde a encontrou. Ele disse ao museu que “comeu porque estava com fome”, informou a CNN.
A banana de Cattelan foi substituída por uma fresca pouco tempo depois. De acordo com as instruções do artista, a fruta é normalmente trocada a cada dois ou três dias. De acordo com a NPR , quando Cattelan soube do incidente, ele disse: "Não há problema algum". O museu disse à mídia que não tomará nenhuma ação legal contra o aluno.
Ao falar com a emissora coreana KBS , Noh disse que achava que "danificar uma obra de arte moderna também poderia ser [interpretado como] obra de arte". Ele acrescentou: “Achei que seria interessante... não está gravado lá para ser comido?”
A exposição conquistou o mundo quando estreou na Art Basel Miami Beach em 2019. Na época, causou um grande rebuliço nas mídias sociais quando foi vendida por US $ 120.000 . Porém, não é a primeira vez que alguém retira a fruta amarela da parede para consumi-la. O artista performático David Datuna participou de uma façanha semelhante no mesmo ano e ingeriu a banana que Cattelan usou em sua parcela.
O trabalho está atualmente em exibição no Leeum Museum of Art como parte da exposição individual de Cattelan, WE , que acontecerá até 16 de julho.
O rapaz ainda acrescentou: “Achei que seria interessante... não está gravado lá para ser comido?”