Do Sertão a Hollywood: o livro sobre a trajetória da estilista Martha Medeiros
A jornalista Eliane Trindade assina a biografia sobre a empresária alagoana que apostou na renda nordestina como alto luxo e hoje veste celebridades, de Ivete Sangalo a Sofia Vergara.
Empresária alagoana apostou na renda nordestina como alto luxo e hoje veste celebridades, de Ivete Sangalo a Sofia Vergara.
O desenho singelo da flor do mandacaru, feito artesanalmente em renda, se multiplica. Das mãos das rendeiras de Alagoas, com a orientação dela, surgem belezas na forma de alta costura. Vestidos fizeram história em red carpets, shows e até no encerramento da Copa do Mundo de 2014, no figurino de Ivete Sangalo.
A trajetória começou bem antes, com as roupas para suas bonecas, mas se expandiu como a força do Sertão que vira mar. Fundadora de uma marca de luxo 100% brasileira, a estilista Martha Medeiros é um ícone da indústria da moda, exemplo de empreendedorismo e impulsionadora do mercado brasileiro de renda artesanal. Na biografia Do Sertão a Hollywood (Ed. Matrix, 224 págs) a jornalista Eliane Trindade, editora e colunista da Folha de S.Paulo, narra os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou Martha e transformou a vida de rendeiras nordestinas.
O livro, que será lançado nesta terça (5), em São Paulo, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, narra a trajetória da empresária alagoana que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras. Suas criações brilham em tapetes vermelhos e levam ao mundo uma marca genuinamente nacional. Com maestria, a autora apresenta uma jornada movida a grandes sonhos e fundamentada pela coragem. Além de reunir depoimentos de famosos, colaboradores e familiares, o livro conta com um caderno de fotografias, criando mais uma camada à experiência de leitura.
Antes de ingressar no mundo da moda, Martha Medeiros vendeu artesanato, foi bancária e sacoleira. Dona de um espírito empreendedor, decidiu empoderar mulheres e levar a arte brasileira para fora do país. Ainda na infância, a garota nordestina fazia roupas de bonecas com sobras de tecido e o auxílio de costureiras da avó. Mais tarde, ajudou a criar uma feira de artesanato em Alagoas, bordava peças prontas para vender e investiu o dinheiro que não tinha para começar a produção de roupas e criar a própria marca.
A cada capítulo, Eliane Trindade revela uma Martha Medeiros obstinada, que não se abateu por dificuldades financeiras, doença ou os muitos “nãos” recebidos. Em “Deus é sócio, e o papa, garoto-propaganda”, episódio engraçado e repleto de reviravoltas, o Papa Francisco acabou posando para fotos a custo zero para a linha home da marca, depois de receber um enxoval completo. Outra prova de que a fé inabalável e o enorme faro para negócios são aliados da estilista em todos os momentos.
Biografia será lançado nesta terça-feira, em São Paulo.
Enquanto planeja os próximos passos, continua fazendo história com o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um precioso conhecimento ancestral chamado por ela de o verdadeiro luxo do Brasil. A atriz Sofía Vergara, que ajudou a estilista brasileira nos primeiros passos do sertão a Holywood, a considera “multitalentosa”. Vergara resume a trajetória revelada no livro: “Martha é mais do que uma designer extraordinária, ela é uma artista revolucionária”.